📣 Novidade! Agora somos Pinhos Armazém Agrícola. Alguns artigos poderão ser reencaminhados para o novo website

Como lavar roupa escura sem desbotar

Manter a roupa escura com a vivacidade que nos apaixonou quando a vimos pela primeira vez é possível! Basta seguires as dicas que te indicamos.
lavar roupa escura na máquina

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Na Casa

Artigo pela Equipa Na Casa | Website

«A tua casa merece». Esta pequena frase representa bem a nossa missão. O objetivo principal do Na Casa é dar-te o conhecimento necessário para cuidares da tua casa, para que esta se torne mais tua – mais pessoal, mais próxima de ti e mais fácil de gerir.

Muitas vezes, lavamos a roupa em piloto automático e só nos apercebemos disso quando a roupa começa a ficar sem cor. Lavar a roupa é uma tarefa fácil, se respeitares as regras da lavandaria. Neste artigo, ensinamos-te como lavar roupa escura sem a desbotar.

Antes de mais, se é a tua primeira vez na lavandaria, lê o nosso artigo sobre como lavar roupa. É muito importante que saibas as bases para puderes praticar o restante.

Conservar a qualidade e a cor das tuas roupas pode ser mais fácil do que pensas. Deves dedicar algum tempo à tarefa, saber ler as etiquetas da roupa e pôr em prática todas as regras para evitar surpresas desagradáveis.

Regras ao lavar a roupa escura

A própria lavagem na máquina e a colisão da roupa uma com a outra danifica as fibras dos tecidos. Assim, é muito fácil a roupa ficar sem cor na máquina, se não tiveres os devidos cuidados.

Cesto com roupa para colocar na máquina de lavar
Separar as roupas por cores é o primeiro passo para evitar surpresas

1. Consulta a etiqueta

Este é um hábito que tens de adotar. Antes de começares a lavar a tua roupa, deves consultar a etiqueta de lavagem da mesma. Saber ler as etiquetas é fundamental para conheceres as condições ideais para a tua roupa não ficar arruinada. Consulta o nosso artigo sobre o significado de cada símbolo nas etiquetas.

2. Separa as roupas

Não só vais proteger as roupas escuras, como também vais evitar que as roupas brancas mudem de cor.

Além disso, deves separar por tipo de tecido, se possível. Por exemplo, deves separar roupa de lã e a mais delicada de outras como calças de ganga. Desta forma, evitas que a tua roupa escura herde pelos ou algodão das outras roupas.

3. Lavar no programa e temperatura correto

Se a tua máquina de lavar tiver um programa especial para roupa escura, usa. Caso contrário, opta por um programa de lavagem mais suave e num ciclo mais curto, se possível.

Tem em atenção a temperatura! A roupa escura não deve ser lavada a temperaturas elevadas. Ainda que o importante seja a temperatura indicada na etiqueta, por norma as roupas escuras não devem exceder os 30-40ºC.

Lavar roupa de cor na máquina
Lavar a roupa escura na máquina requer maior cuidado que a lavar à mão

4. Escolher o detergente ideal

Não é obrigatório mas ajuda. Sendo que não deves lavar as roupas escuras com temperaturas elevadas, muitas vezes, a sujidade e nódoas são mais difíceis de sair. Assim, se utilizares um detergente adequado, podes cumprir a tarefa de forma eficaz sem arruinares a roupa.

5. Prepara a roupa

Visto que a colisão das roupas na máquina contribui para as tornar mais frágeis, deves prepará-las antes de as lavares. Isto é, fecha os zippers, aperta os botões e coloca a roupa do avesso. Assim, evitas que os botões e outros acessórios ásperos danifiquem as fibras das peças de roupa.

Da mesma forma, se lavares a roupa do avesso minimizas os prejuízos da fricção durante a lavagem e a centrifugação.

6. Secar a roupa escura

Sempre que possível, seca a tua roupa ao ar livre. Mas longe da luz direta do sol. Isto é, deves secar as roupas escuras à sombra. Assim, o sol não desbota a cor e não remove o brilho. Caso contrário, se não for possível, seca as roupas do avesso e não as deixes no estendal por muito tempo.

Por outro lado, se for extremamente necessário secares a roupa na máquina de secar, utiliza a temperatura mais baixa possível. Além disso, retira a roupa assim que estiver pronta, ou mesmo antes. Desta forma, evitas que as tua peças de roupa encolham.

Manter as roupas escuras

Concluindo, não é difícil manter a cor das tuas peças de roupa escuras. Antes de mais, deves dedicar algum tempo a este assunto e perceber o porquê de cada ação.

Nós sabemos que no meio de tantas tarefas, às vezes, é difícil cumprir com as regras da lavandaria e só nos apetece misturar tudo. Mas não cedas à pressão! Cria uma rotina para lavares a tua roupa e vais ver que facilitas a tarefa.

Boas lavagens!

Este artigo foi útil?
SimNão

ANÚNCIOS

Últimos artigos

Partilha este artigo

📧 Subscreve a nossa newsletter

Uma gestão doméstica mais fácil com estas dicas gratuitas na tua caixa de e-mail. Sem spam!

ANÚNCIOS

Categorias:

Mais artigos

ANÚNCIOS