📣 Novidade! Agora somos Pinhos Armazém Agrícola. Alguns artigos poderão ser reencaminhados para o novo website

Sistemas de segurança: como escolher o certo para a casa

A segurança é uma questão fundamental nas nossas casas. Para evitares intrusos, a escolha do sistema de segurança certo é fundamental.
Escolher um sistema de segurança para a casa

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

António Pinho. António Ribeiro Pinho.

António Pinho

Na Casa | Website

Designer apaixonado pelo marketing digital. Copywriter aqui pelo Na Casa. O meu contributo passa pela criação de artigos nas várias categorias. O estudo rigoroso dos tópicos permite-me partilhar informação fidedigna nos artigos, sempre pronto a aprender mais.

Se não sabes por onde começar a analisar a melhor solução para a tua casa, estás no sítio certo. Com estas dicas, irás conseguir selecionar um sistema de segurança eletrónico perfeito para as tuas necessidades de segurança.

A importância de um bom sistema de alarme

Existem boas práticas que podes seguir de forma a que, mesmo sem um sistema eletrónico de segurança, consigas manter a tua casa protegida de intrusos. Mesmo assim, um sistema é uma adição que deves ponderar. É uma escolha certa. A maior parte dos assaltos de hoje em dia acontece por duas ou mais pessoas, que estudam o local e conhecem os hábitos/padrões da casa que pretendem assaltar. Assim sendo, mesmo que tenhas boas práticas de segurança (como fechar portas/janelas; desligar/ligar certas luzes; etc.), estarás mais protegido com a adição de um sistema de segurança eletrónico – sendo, por exemplo, mais importante ainda quando estás fora de casa.

Os sistemas de montagem fácil/instalação própria

Existem várias soluções que não requerem a intervenção de profissionais para a instalação do sistema. Aqui referimo-nos principalmente a alarmes de fácil montagem. Se escolheres uma destas opções, lembra-te que tens que saber bem onde vais colocar os dispositivos, sendo que só assim consegues garantir que a tua casa fica realmente protegida.

ANÚNCIO

À esquerda, câmara de vigilância Philips; à direita, kit de segurança Garza

Estes kits, por norma, são compostos pelos seguintes dispositivos/partes:

Sensor infravermelho

Também chamado sensor de movimento, faz exatamente o que o nome indica – capta movimento através de ondas infravermelhas e aciona o alarme.

Sensor de abertura portas/janelas

Estes sensores (por norma um ou dois por kit, sendo que poderás adquirir mais à parte) são, por norma, colados numa zona discreta da janela/porta. Quando sente movimento, dispara.

Central de alarme

O “cérebro” do sistema, sincronizado com os sensores e onde o alarme dispara.

Comando

Para controlo remoto, tipicamente possui um botão de ligar/desligar e outras opções conforme o modelo/marca.

Como instalar o sistema de montagem fácil?

Irás facilmente encontrar várias opções de marcas/modelos em lojas de bricolage e construção. A instalação varia conforme o número de dispositivos/peças do modelo que comprares, e do grau de sofisticação do alarme (características do produto). Mas, comumente, estes sistemas de fácil instalação funcionam emparelhados com uma aplicação no smartphone e os dispositivos são plug & play, ou seja, basta ligá-los e emparelhá-los, que ficarão instalados.

Recomendamos que visites o website da marca do aparelho que comprares, sendo que a maior parte das marcas hoje em dia possui instruções de instalação online. Também poderás pedir ajuda no momento da compra, encontrando assim esta informação ou pedindo uma explicação ao funcionário da loja (se comprares na loja física).

Algumas dicas importantes

  • Analisa a tua casa. Antes de comprares um destes sistemas, analisa a tua casa e procura os pontos mais importantes/sensíveis que queres proteger. Quantos sensores para janelas e portas vais precisar? Onde irás colocar a central?
  • Diferentes pisos. Usualmente, o primeiro piso é aquele que precisa de maior proteção. Se a tua casa possui vários pisos, procura uma solução que seja adequada à proteção multipiso. Deverá ser possível ativar/desativar a proteção por piso.
  • Manutenção. Este é um aspeto importante a ter em conta. Não basta adquirir o sistema e instalá-lo “para sempre”. É necessário ir prestando atenção e verificar se os dispositivos estão a funcionar corretamente, providenciando assim a segurança/cobertura necessária.
  • Elemento decorativo. Algumas peças, em principal a central, ficará visível (embora deva estar num local discreto). Se encontrares uma solução segura e que se enquadre com a decoração da tua casa, tanto melhor!

ANÚNCIO

Adquirir um sistema de segurança junto de uma empresa

Se a tarefa de análise, escolha e instalação de um sistema de alarme te parece demasiado difícil/complexa ou time-consuming, então adjudicar esta tarefa a uma empresa de segurança é o aconselhável.

Neste caso, pedir um orçamento é a melhor solução. Uma rápida pesquisa online faz com que encontres várias soluções de segurança instaladas por empresas privadas. Aqui contas com o benefício de uma instalação profissional, bem como um levantamento de necessidades prévio – ficas assim com uma solução “à medida”.

Existem várias vantagens ao adquirir uma solução profissional. A principal talvez seja o acesso a soluções de segurança mais avançadas e tecnologicamente mais complexas, que permitem uma segurança mais aprimorada. Isto é especialmente bom para vivendas de maior dimensão, juntas a grandes centros urbanos ou zonas de maior risco.

Podes comparar diferentes preços/opções em websites online que fazem esta comparação, e também poderás fazer simulações online no site das principais marcas.

Comprar um sistema de segurança a uma empresa tem as suas vantagens, mas um kit de instalação própria é mais acessível no preço

Sinalética de aviso

Acompanhando a instalação de um destes sistemas deverás ponderar, aqui em especial se viveres numa moradia, afixar sinais de aviso logo à entrada. Estes sinais só por si já funcionam como um “agente desmotivador”.

Este artigo foi útil?
SimNão

ANÚNCIOS

Últimos artigos

Partilha este artigo

📧 Subscreve a nossa newsletter

Uma gestão doméstica mais fácil com estas dicas gratuitas na tua caixa de e-mail. Sem spam!

ANÚNCIOS

Categorias:

Mais artigos

ANÚNCIOS