Como limpar o triturador

Seja por libertar maus cheiros, ou por limpeza de rotina, limpar o triturador é essencial para o manter sem bactérias e a funcionar corretamente. Vejamos como, em baixo.
Como limpar o triturador

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Na Casa

Artigo pela Equipa Na Casa | Website

«A tua casa merece». Esta pequena frase representa bem a nossa missão. O objetivo principal do Na Casa é dar-te o conhecimento necessário para cuidares da tua casa, para que esta se torne mais tua – mais pessoal, mais próxima de ti e mais fácil de gerir.

No que toca à conveniência na casa, o triturador é quase igual à máquina de lavar quando falamos de equipamentos de cozinha super úteis que nos facilitam a vida. O facto de podermos deitar alguns restos de comida pelo cano abaixo, sem ter que a colocar sempre no caixote do lixo, acelera a velocidade das limpezas diárias, deixando-nos mais tempo para outras tarefas importantes.

No entanto, se colocas comida pelo cano abaixo na banca da cozinha, a certa altura terás que lidar com odores de comida acumulada no triturador da cozinha. Felizmente, é bastante fácil limpar o triturador na banca e aqui vamos-te mostrar como o fazeres.

Primeiro de tudo, muita atenção para nunca meteres a mão no triturador. Nem ligado (obviamente), nem desligado, pois as lâminas vão cortar-te na mesma.

Como limpar o triturador

Para limpares o triturador e removeres qualquer comida que esteja presa, segue estes passos:

  • Abre a água e deixa-a a correr
  • Liga o triturador
  • Com o triturador em funcionamento, deita vários cubos de gelo pelo cano abaixo. O processo de desfazer os cubos de gelo vai soltar qualquer pedaço de comida preso no triturador. Também ajudará a afiar as lâminas também.
  • Depois do gelo triturado, mantém o triturador a funcionar e deita uma tira de limão, 250ml de vinagre e cerca de 60g de sumo de limão pelo cano abaixo. Também poderás usar vinagre, bicarbonato de sódio e água quente.

Esta limpeza irá eliminar bactérias e manter o triturador sem cheiros maus durante algum tempo. Faz esta limpeza ao triturador uma vez por mês (ou quando sentires maus cheiros).

Um triturador limpo evita maus odores que são consequência da comida que se vai acumulando.
Um triturador limpo evita maus odores que são consequência da comida que se vai acumulando.

ANÚNCIO

Deixei cair uma faca pelo cano! E agora?

Objetos de metal podem danificar severamente o triturador. Novamente, não caias na tentação de meter a mão pelo cano abaixo. Se tiveres por casa um par de pinças longas, tenta chegar ao objeto com elas, depois de verificares com uma lanterna no cano se consegues ver o objeto. Se não, não uses mais o triturador, desliga-o da ficha e chama o picheleiro, para que ele possa verificar se é necessário desmontar o triturador (ou outro método para resolver o problema). Isto terá um custo associado mas caso não tenhas habilidade para arranjos deste género, irá sair-te mais barato do que teres que comprar um triturador novo porque estragaste o atual ao tentar arranjá-lo.

Dicas para usar o triturador corretamente

  • Não sobrecarregues o triturador. Tritura sempre pequenas porções de comida de cada vez.
  • Junta a limpeza do triturador às tuas tarefas mensais. Podes limpá-lo com um produto especializado ou com uma mistura de vinagre, bicarbonato de sódio e água quente.
  • Lembra-te de nunca colocar gorduras, cascas de ovo, grãos de café, comida farinhentas, plástico ou ossos grandes no triturador.
  • Evita também triturar vegetais muito fibrosos pois poderão entupir o triturador.

O triturador é um equipamento muito útil em qualquer cozinha. Ele ajuda-nos a mantê-la limpa e arrumada, enquanto nos facilita a vida. Com uma manutenção regular e bons hábitos de uso, vais poder utilizar o teu triturador durante muito tempo, sem teres problemas.

Este artigo foi útil?
SimNão

ANÚNCIOS

Últimos artigos

Partilha este artigo

📧 Subscreve a nossa newsletter

Uma gestão doméstica mais fácil com estas dicas gratuitas na tua caixa de e-mail. Sem spam!

ANÚNCIOS

Categorias:

Mais artigos

ANÚNCIOS