📣 Novidade! Agora somos Pinhos Armazém Agrícola. Alguns artigos poderão ser reencaminhados para o novo website

Limpar a cozinha: passo a passo

Entre limpar a cozinha rapidamente depois do jantar e uma limpeza completa que demora horas, este método permite-te assegurar níveis de limpeza mais profundos mais consistentes, com apenas cerca de uma hora por semana.
Como limpar a cozinha passo a passo

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Na Casa

Artigo pela Equipa Na Casa | Website

«A tua casa merece». Esta pequena frase representa bem a nossa missão. O objetivo principal do Na Casa é dar-te o conhecimento necessário para cuidares da tua casa, para que esta se torne mais tua – mais pessoal, mais próxima de ti e mais fácil de gerir.

Limpar a cozinha é uma tarefa muito importante na limpeza doméstica. A cozinha é um lugar de uso diário, onde passamos muito tempo com as nossas famílias. Podemos mesmo afirmar que a cozinha é o coração da casa. Assim, temos que garantir que esta se encontra limpa, higienizada, pronta para usar, tanto na preparação de refeições para aqueles que mais amamos como sítio onde convivemos e passamos algum tempo.

Diariamente, devemos fazer uma limpeza diária rápida da cozinha no fim de a usarmos. Podemos também fazer uma limpeza profunda mensal à cozinha. Hoje, vemos uma limpeza à cozinha que podes fazer com uma regularidade semanal (sendo que a frequência de limpeza depende sempre do volume de uso que dás a uma espaço).

Vamos rever passo a passo o que deves limpar, e como o podes fazer.

Mantém estas dicas em mente na hora de limpar a cozinha

Para evitares perder muito tempo e te conseguires focar naquilo que mais importante nesta limpeza, lembra-te destes aspetos.

Usa a “ferramenta” certa para o trabalho

Revê a lista de tarefas que te deixamos aqui e pensa que utensílios vais precisar para as executar. Assim, quando chegar à hora de limpar a cozinha, sabes que terás contigo tudo o que precisas. A preparação é chave e vai-te poupar tempo.

Não te foques em excesso num só equipamento ou utensílio

Podes cair na tentação de limpar o forno a fundo. Ou até mesmo de fazer uma limpeza completa à máquina de lavar loiça, e por aí fora. Evita estas tarefas para já – as limpezas a fundo. Nesta limpeza, vais focar-te em limpar a cozinha de forma geral e relativamente rápida, garantindo que nada essencial fica por fazer.

A cozinha é o coração da casa. Limpar a cozinha regularmente é uma tarefa essencial na gestão doméstica.
A cozinha é o coração da casa. Limpar a cozinha regularmente é uma tarefa essencial na gestão doméstica.

Limpar a cozinha passo a passo

Este método é indicado para uma limpeza com já alguma profundidade mas que pretende não te tirar mais que uma hora nesta tarefa, semanalmente. A regularidade está dependente da frequência e volume de uso da cozinha. Assumimos aqui um uso virtualmente normal, de preparação de cerca de duas refeições por dia, e já com uma pequena limpeza no final de cada refeição.

Lista de tarefas a seguir:

  1. Arrumar os balcões
  2. Limpar de cima para baixo
  3. Limpar os pequenos equipamentos
  4. Limpar a loiça que tiveres por limpar
  5. Limpar o exterior do fogão e do forno
  6. Limpar a banca
  7. Limpar e organizar o frigorífico (por alto)
  8. Limpar o exterior dos principais equipamentos
  9. Esvaziar e limpar o caixote do lixo
  10. Limpar o chão da cozinha
  11. Trocar os panos/toalhas

Arrumar os balcões

Aqui, a tarefa principal é deixar os balcões sem objetos que não pertençam lá. Ter os balcões limpos é importante para os poderes limpar devidamente.

Assim, não te preocupes para já em guardar os objetos um a um, no seu devido local. Simplesmente retira-os e coloca-os num canto que não te perturbem a limpeza, e só no final arrumas os objetos no lugar onde pertencem. Isto evita-te “perder” tempo logo no início da limpeza com algo que não é diretamente ligado à higienização da cozinha.

ANÚNCIO

Limpar de cima para baixo

O truque de limpar de cima para baixo resulta bem, pois a remoção de pó termina no chão. “De cima para baixo” significa começar a limpar do topo da cozinha, para baixo – ou seja, do tecto para o chão.

Seguir esta ordem ajuda-te a não deixares nada esquecido. Ao limpares a cozinha podes começar por remover o pó do topo do frigorífico, luzes, armários e prateleiras. Depois vais descendo, até chegares ao chão. A limpeza do chão farás num passo mais à frente.

Limpar os pequenos equipamentos

O próximo passo é limpar os equipamentos pequenos. Estamos a falar do microondas, cafeteira, torradeira, batedeira e por aí fora.

Não precisas perder imenso tempo a limpar os pequenos equipamentos a fundo.

Corre um ciclo de vinagre na cafeteira, e usa o método do limão para limpar o microondas.

Tira as migalhas e passa um pano pelo exterior, para remover gorduras e outra sujidade. Este pano pode ser um pano microfibras humedecido com uma solução de vinagre branco. Mas não uses o vinagre branco no aço inoxidável. Vê como limpar aço inoxidável neste artigo.

Limpar a loiça que tiveres por limpar

Para teres um local limpo onde colocar os pratos, limpa toda a loiça que tenhas por limpar na cozinha. Se a máquina de lavar loiça estiver quase cheia, corre um ciclo antes de continuares a limpar. Qualquer loiça mais pequena, ou se a quantidade for menor, lava à mão. 

Aproveita também para limpar tachos queimados que tenhas estado a adiar a limpeza.

Não ter pratos por limpar vai contribuir imenso para a sensação de limpeza na cozinha. Por norma adiamos a limpeza de um ou outro item, e assim garantimos que não existe loiça por lavar no final da nossa limpeza.

Limpar o exterior do fogão e do forno

Uma limpeza a fundo pode ficar para outra altura. No entanto, uma limpeza mais fácil pode ser feita neste momento, e irá contribuir para a higienização destes equipamentos e aumentar a sensação de limpeza na cozinha em geral.

Se tiveres um fogão a gás, remove a grelha (podes desengordurar) e limpa a superfície com um produto de limpeza multiusos.

A placa vitrocerâmica é ainda mais fácil de limpar, bastando um pano húmido com água misturada com lava loiça para cumprir a tarefa. Também podes seguir as dicas de limpeza que deixamos no artigo sobre como limpar a placa vitrocerâmica.

Depois da parte superior estar limpa, não te esqueças da frente do equipamento. Assim removes dedadas que deixam gordura e outras marcas.

ANÚNCIO

Limpar a banca

Primeiro, passa a banca toda por água. Depois, com uma esponja limpa e um pouco de lava-loiça, limpa a banca toda. Podes usar um escovilhão para chegar a todos os detalhes da banca. 

Limpar a banca também inclui limpar saboneteiras e outros acessórios que possas ter nela. Passa tudo por água no fim. 

Opcional: se necessitares de desinfetar a banca, enche-a com água quente e mistura com um pouco de lixívia. Deixa atuar por 10 minutos e depois despeja a água.

Passa a banca toda por água novamente.

Limpar o triturador também é uma boa tarefa a adicionar a este passo. Lê o nosso artigo sobre este tópico para veres alguns métodos de limpeza deste equipamento.

Limpar e organizar o frigorífico (por alto)

Tal como nos restantes passos, este passo não requer uma limpeza a fundo do frigorífico. Mas aproveita esta limpeza para deitar fora itens que estejam fora do prazo de validade, limpa alguma sujidade que esteja acumulada, algum derrame que tenha ocorrido, e coloca no seu devido lugar algum item que esteja fora do sítio.

Limpar o exterior dos principais equipamentos

Frigorífico e máquina de lavar loiça, principalmente. Limpa o exterior para remover sujidade, tal como dedadas ou outra sujidade causada por derrames. Tem atenção aos produtos que usas, tem em conta o material dos teus equipamentos (por exemplo, o aço inoxidável).

Ler mais: Como limpar aço inoxidável

Esvaziar e limpar o caixote do lixo

Ainda na ótica de uma higienização rápida, deixa a limpeza do caixote do lixo a fundo para outra altura. Nesta limpeza, despeja o lixo, remove migalhas que se tenham acumulado e limpa o caixote com toalhistas desinfetantes. Troca o saco do lixo, colocando um novo.

Ler mais: Como desodorizar o caixote do lixo

Limpar o chão da cozinha

Neste passo vamos: varrer, aspirar e passar a esfregona. 

Com a vassoura apanhamos a maior parte da sujidade e migalhas. Lembra-te de passar debaixo do frigorífico e forno. Depois, aspirar ajuda a apanhar a sujidade mais fina.

No final, passas a esfregona.

Ler mais: Limpar o chão da cozinha com vinagre

ANÚNCIO

Trocar os panos/toalhas

Como toque final, esta limpeza é uma boa ocasião para trocar os panos sujos e as toalhas da semana. É incrível a sensação de limpeza que panos e toalhas frescas trazem a uma cozinha! Pode ser também altura de trocar a esponja de cozinha. Uma esponja em boas condições é essencial para uma limpeza correta da loiça.

Para um aroma final, acende uma vela aromática! Et voilá!

O poder do menos

Ouvimos, em vários contextos, que menos é mai, e a cozinha é um dos lugares da casa onde isto se aplica. 

A sensação de limpeza também vem da sensação geral que o espaço nos traz, e no caso da cozinha, mantê-la organizada é importante para esta sensação. 

Com isto queremos dizer: manter os balcões livres de objetos desnecessários, e manter o interior dos armários da cozinha organizados, principalmente, é muito importante. A decoração também joga o seu papel, mas neste caso interessa mais a organização que dás ao espaço e se o manténs livre de objetos não necessários. Também podes guardar coisas como a torradeira, misturadora e fervedor quando não os estás a usar.

Boas limpezas!

Este artigo foi útil?
SimNão

ANÚNCIOS

Últimos artigos

Partilha este artigo

📧 Subscreve a nossa newsletter

Uma gestão doméstica mais fácil com estas dicas gratuitas na tua caixa de e-mail. Sem spam!

ANÚNCIOS

Categorias:

Mais artigos

ANÚNCIOS