Como lavar a roupa: o que deves saber se é a primeira vez

A determinado ponto da nossa vida, a maior parte teve que aprender a lavar a roupa. Se esta é a tua primeira vez a lavar a roupa, então segue as dicas neste artigo sobre lavandaria.

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Na Casa

Artigo pela Equipa Na Casa | Website

«A tua casa merece». Esta pequena frase representa bem a nossa missão. O objetivo principal do Na Casa é dar-te o conhecimento necessário para cuidares da tua casa, para que esta se torne mais tua – mais pessoal, mais próxima de ti e mais fácil de gerir.

A determinado ponto da nossa vida, a maior parte teve que aprender a lavar a roupa. Se esta é a tua primeira vez a lavar a roupa, então segue as dicas neste artigo sobre lavandaria. Vai, sem dúvida, ajudar-te no que deves saber se é a tua primeira vez a tratar da lavandaria. Connosco, vais na direção certa e evitas o desastre.

As toalhitas anti colorantes ajudam mas não são solução 

As famosas toalhitas que se colocam na máquina de forma a absorver a cor até podem ajudar mas não são miraculosas. As máquinas são sempre separadas por tons escuros e claros. Na verdade, até pode parecer que as toalhitas estejam a resultar. Mas sem nos apercebermos, a nossa camisola branca passa a cinza claro. As mais famosas e económicas são as da Woolite: https://bit.ly/31I5IQB

Deixa nos comentários se tiveres outra opção que queiras partilhar. 

A roupa não se separa por cores, mas por tons 

O cinzento nem sempre é cor escura. Depende. E isto parece fácil mas é fundamental. É importante saber distinguir os tons para evitar surpresas e também para decidir a temperatura da água. 

Primeiro, as roupas brancas são lavadas separadamente. Por exemplo, as camisas de algodão, blusas, roupa interior, lençóis, entre outras peças, podem ser lavadas a água quente. Já a água fria mantém os tons escuros como novos e saturados. Assim como as cores escuras, a roupa clara é lavada separadamente – como o rosa, bege, amarelo, salmão, azul claro, verde claro e lilás.
Não obstante, todos os tons devem seguir a temperatura ideal da etiqueta. Aprende como ler as etiquetas da roupa para evitares erros!

Não existem detergentes milagrosos  

Roupas sujas ou com manchas requerem pré-lavagem à mão ou pelo menos que as deixemos de molho. O tempo correto para deixar a roupa de molho é de 30 minutos a 2 horas. Mais que isso e as bactérias do ambiente começam a fazer estragos, como mau cheiro na roupa. 

Há sempre alguma coisa no bolso das calças 

Em suma, certificar que não existe nada nos bolsos é meio caminho andado para não andarmos a secar notas. 

Maior segredo de como lavar a roupa: sim, as meias desaparecem 

Este é um mistério e o tormento de qualquer lavagem. Para o evitar, coloca todas as meias nos sacos de rede para máquinas.

Amaciador com moderação 

O amaciador parece o monstro mais fofo da lavagem da roupa. Primeiro, cheira bem. Segundo, deixa a roupa macia. Mas o amaciador é dos complementos a lavar a roupa com o qual deves ter mais moderação. Muitas vezes, este produto reduz a capacidade de absorção dos tecidos como o algodão. Por exemplo, toalhas de banho, panos da loiça e roupas de ginástica absorvem melhor, sem o uso de amaciador. Coloca o amaciador na gaveta específica para a máquina o lançar no momento certo. 

A máquina também tem que ser lavada 

De quando em vez, deves fazer a lavagem da máquina utilizando, por exemplo, água a ferver ou produtos específicos para o efeito.

Este artigo foi útil?
SimNão

ANÚNCIOS

Últimos artigos

Partilha este artigo

📧 Subscreve a nossa newsletter

Uma gestão doméstica mais fácil com estas dicas gratuitas na tua caixa de e-mail. Sem spam!

ANÚNCIOS

Categorias:

Mais artigos

ANÚNCIOS