📣 Novidade! Agora somos Pinhos Armazém Agrícola. Alguns artigos poderão ser reencaminhados para o novo website

Como limpar o ferro de engomar

Também já te aconteceu ficares com a camisola suja, enquanto a estás a engomar? A sujidade do ferro, fruto da acumulação de calcário, não só pode danificar a roupa como pode pôr em risco algumas funcionalidades do mesmo.

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Na Casa

Artigo pela Equipa Na Casa | Website

«A tua casa merece». Esta pequena frase representa bem a nossa missão. O objetivo principal do Na Casa é dar-te o conhecimento necessário para cuidares da tua casa, para que esta se torne mais tua – mais pessoal, mais próxima de ti e mais fácil de gerir.

Limpar o ferro de engomar é uma das tarefas mais importantes para prolongares a vida deste eletrodoméstico. Desta forma, evitas ter de trocar o ferro e possíveis danos que poderias causar na roupa.

O debate se deves ou não passar a roupa a ferro é tópico para outra altura, porque hoje queremos garantir que a tua roupa fica bem passada (mais importante, não danificada) dando-te dicas para fazeres uma boa manutenção (com foco na limpeza) do teu ferro de engomar.

Limpar o ferro é, essencialmente, limpar a sua base de resíduos e sujeira e limpar os canais por onde a água/vapor passam. Ao longo dos tempos estes canais vão acumulando sujidade e precisam ser limpos, para garantir o correto funcionamento do teu ferro.

Vamos então ver, por partes, como limpar o ferro de engomar, e algumas dicas úteis na utilização deste eletrodoméstico.

O que não deves fazer ao limpar o ferro de engomar

  • Usar um esfregão de aço para limpar a base do ferro. O esfregão de aço risca a base e acaba por danificar o revestimento. Isto torna o ferro menos eficiente a alisar e acaba por “colar” à roupa também.
  • Limpar o ferro quente ou ligado à tomada. É comum pensar-se que a sujidade sairá melhor se o ferro estiver quente. Esta ideia é errada e pode ser perigosa. Não o faças.
  • Começar a limpeza sem verificar o livro de instruções. O segredo da limpeza pode estar lá, bem como indicações de segurança (ao limpar e manusear) próprias ao modelo de ferro de engomar que estás a usar – é importante!
  • Não esvaziar o reservatório de água após utilizar o ferro. A água parada cria eventuais resíduos de calcário no ferro. Tenta lembrar-te sempre de despejar a água do reservatório quando terminas de passar a ferro.

ANÚNCIO

Com que frequência devo limpar o ferro de engomar?

A resposta direta é duas vezes por ano, ou as vezes que o fabricante do produto indicar. A regularidade de limpeza de qualquer eletrodoméstico varia bastante com a frequência e intensidade do seu uso, por isso deves ter isto em conta no que toca ao teu ferro de engomar também. Se limpares duas vezes por ano já irás conseguir evitar a maior parte da formação de calcário (principalmente se seguires as boas práticas) e a acumulação natural de sujidade.

Como limpar a base do ferro de engomar

Produtos que podes utilizar

Imagem do produto Neoblanc Spray Multiusos para limpar ferro de engomar

Spray Anti-calcário

Vantagem: Solução rápida e eficaz para o calcário acumulado na base metálica do ferro.
Desvantagem: O problema de calcário no interior do ferro de engomar mantém-se.
Exemplo de produto: Neoblanc Spray Multiusos

Filtro de água para ferros de engomar

Vantagem: Remove o calcário da água canalizada.
Desvantagem: Precisar de trocar os filtros com alguma regularidade.
Exemplo de produto: IronCare Philips

Imagem de um garrafão de água destilada vendida pelo Continente, marca Boost

Água destilada

Vantagem: Melhor solução para prevenir a acumulação de calcário.
Desvantagem: Garantir que tens sempre água destilada quando vais utilizar o ferro.
Exemplo de produto: Água Destilada 5L Boost

Limpar a base do ferro de engomar com bicarbonato de sódio

Já mencionamos várias vezes o poder do bicarbonato de sódio na limpeza doméstica. Este tão útil ingrediente de limpeza também pode ser usado para limpar a base do ferro. Ele é apenas um pouco abrasivo, garantindo assim que não arranhas a base do ferro de engomar enquanto a limpas. Para limpar a base vamos usar a mesma pasta de bicarbonato de sódio e água que usamos para limpar as juntas no quarto de banho.

  • Mistura duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio com uma colher de sopa de água para criar a pasta de limpeza.
  • Esfrega a base do ferro com esta pasta (podes usar uma esponja ou pano limpo). Evita que a pasta entre nas saídas de vapor.
  • Remove o excesso de pasta com um pano limpo.

Soluções caseiras para limpar o ferro de engomar

Vinagre e água destilada

Antes de adquirires um produto de supermercado específico, podes tentar esta solução caseira para limpar o ferro de engomar.

Esta solução é amiga do ambiente, não tem impacto negativo no eletrodoméstico e é bastante leve na carteira. Começa por garantir que o teu ferro de engomar está frio, desligado da ficha e coloca-o em cima de uma toalha limpa para que esta apanhe qualquer derrame decorrido da limpeza.

  • Mistura partes iguais de vinagre branco destilado e água destilada (pode ser cerca de 120ml de cada) e despeja no depósito do ferro.
  • Verifica as saídas de vapor do ferro. Têm resíduos ou outra sujidade? Se sim, gentilmente usa um palito ou uma escova de dentes mergulhados em vinagre para limpar as saídas de vapor.
  • Liga o ferro, seleciona a opção de vapor e aguarda cerca de 5 minutos.
  • Pressiona o botão de vapor e segura-o durante 30 segundos (ou até o vapor sair com pressão máxima).
  • Repete este processo cerca de 5 vezes.
  • Desliga o ferro, desliga-o da tomada também e deixa-o arrefecer.
  • Despeja a mistura de vinagre e água que sobrar.

Depois deste processo, enche o depósito com água destilada (sem vinagre, apenas água destilada), coloca o ferro no modo vapor e aguarda que ele aqueça. Pressiona o botão de vapor várias vezes, para remover restos de vinagre e outros depósitos.

ANÚNCIO

Porque devo usar água destilada no ferro de engomar?

Ao contrário da água da torneira, a água destilada não contém minerais que entopem o ferro de engomar por se acumularem ao longo do tempo. Até mesmo se o manual do ferro de engomar disser que podes utilizar (porque no fundo podes sempre) mas não deves usar água da torneira no ferro se a longevidade do eletrodoméstico é uma preocupação tua.

Dicas úteis para manter o teu ferro de engomar a funcionar corretamente

Vamos ter que repetir esta parte – o fabricante do eletrodoméstico que tens em tua casa é o melhor conselheiro para estas dicas de manutenção. Se tiveres oportunidade verifica o site do fabricante para veres se dizem algo sobre este tópico. Mas, ainda assim, sabemos algumas dicas universais que te vão ajudar!

  • Evita passar o ferro por cima de botões, fechos ou outros metais que a roupa possa conter.
  • Quando acabares de passar, o ferro deve ficar pousado na posição vertical (para evitar vazamentos) e com a base longe de outros objetos e superfícies, para evitar riscos.
  • Como já referimos, despeja sempre a água do depósito do ferro quando acabares de o utilizar.
  • Antes de começares a passar, enche o depósito da água antes de ligares o ferro, e limpa humidade que possa ter acumulado na parte de fora antes de ligares o ferro de engomar à ficha.
  • Usa sempre água destilada no depósito.
  • A frequência de limpeza é, por norma, duas vezes por ano, ou tanta quanta o fabricante recomendar.

Um ferro de engomar limpo é uma parte importante na boa gestão doméstica

Um ferro sujo mancha e marca as tuas roupas, estragando-as. Seja qual for a peça, de valor monetário ou sentimental, isto nunca é bom. O passo de passar a ferro no tratamento da roupa pretende deixá-la mais confortável e aprumada, e não estragá-la! Com esta limpeza do ferro de engomar, vais garantir que o mesmo se mantém funcional, com capacidade para gerar o vapor da forma correta, bem como um esguicho de água limpo e livre de sujidade aliado a uma base lisa e limpa.

Limpar o ferro de engomar é assim uma parte importante que vai evitar adicionar mais stress na gestão doméstica, pois previne problemas que iriam acontecer.

E com isto desejamos-te… boas limpezas!

Este artigo foi útil?
SimNão

ANÚNCIOS

Últimos artigos

Partilha este artigo

📧 Subscreve a nossa newsletter

Uma gestão doméstica mais fácil com estas dicas gratuitas na tua caixa de e-mail. Sem spam!

ANÚNCIOS

Categorias:

Mais artigos

ANÚNCIOS