Qual a maneira mais sustentável de lavar a loiça?

Lavar a loiça é uma tarefa da qual não conseguimos escapar. Poucos gostamos de a fazer, mas a verdade é que tem que ser feita. Quando pensamos no impacto ambiental desta tarefa doméstica, surge muitas vezes a questão de qual será a melhor opção: lavar a loiça à mão ou lavar a loiça à máquina? Vamos descobrir!
Descubra a maneira mais sustentável de lavar a loiça em casa

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Na Casa

Artigo pela Equipa Na Casa | Website

«A tua casa merece». Esta pequena frase representa bem a nossa missão. O objetivo principal do Na Casa é dar-te o conhecimento necessário para cuidares da tua casa, para que esta se torne mais tua – mais pessoal, mais próxima de ti e mais fácil de gerir.

Hoje em dia, é muito comum as casas terem uma máquina de lavar. Nós adoramos as nossas máquinas de lavar porque elas facilitam muito o trabalho de lavar a loiça. Principalmente quando temos muita loiça para lavar! Muitas pessoas apostam em lavar à mão, pois consideram a maneira mais sustentável. Será mesmo isto verdade? Diferentes estudos dizem-nos diferentes coisas, mas no fim, há um consenso.

A resposta é… sim. É, muitas vezes, mais sustentável lavar à mão. Mas depende!

E depende do que? Dos hábitos que temos e da maneira como fazemos as coisas.

Existem vários fatores a ter em conta para conseguirmos perceber qual é a maneira mais sustentável:

  • A quantidade de água gasta
  • O custo energético de aquecer a água
  • A pegada ecológica que fabricar a máquinas de lavar loiça deixa

Lavar a loiça usando a máquina de lavar

De acordo com um estudo conduzido pela Universidade da Califórnia em Los Angeles, a pegada ecológica das máquinas de lavar loiça é substancial. Contribuem para o negativo efeito de estufa no seu processo de fabrico, envio e instalação, usam gás natural para aquecer a água e em média usam cerca de 15 litros de água por 1 kilowatt-hora de energia, por máquina. Portanto é um impacto considerável.

Mas, no entanto, as máquinas também têm as suas vantagens. Muitos modelos possuem configurações eco-friendly, e as empresas reduzem a emissão de CO2 no fabrico e outros processos e a máquina otimiza a limpeza conforme o montante de água usado.

Mas será mais sustentável do que lavar à mão?

Lavar a loiça à mão

Um estudo alemão revelou que lavar 12 pratos à mão usa uma média de 100 litros de água e 2.5 kilowatts/hora de energia para aquecer a água. Isto é duas vezes mais o montante de energia de uma máquina de lavar loiça e seis vezes mais a quantidade de água.

Será isto verdade? É assim tão mais sustentável lavar a loiça na máquina? Hm… não é bem assim.

Estes números são baseados nos comportamentos que as pessoas demonstraram ao lavar os pratos à mão. Primeiro, uma análise pelo Ministério do Ambiente Holandês mostrou que a maior parte das pessoas deixam a água quente aberta, continuamente, enquanto lavam à mão. Isto é portanto um fator chave. Em segundo lugar, as pessoas não estão a ser tão eficazes quanto podiam a lavar à mão, demorando assim mais tempo em detalhes que não precisam. Portanto, como vimos em cima, estes erros têm um custo para o ambiente, e um impacto ambiental, e tem tudo a ver com hábitos. Lavar à mão e com produtos naturais é, sem dúvida, uma maneira mais eco-friendly na maior parte dos casos. Tudo depende dos hábitos.

Afinal, qual é a maneira mais sustentável de lavar a loiça?

A verdade é que com os cuidados certos, lavar a loiça à mão tem um impacto energético e de desperdício de água muito menor.
É recomendado lavar a loiça à mão, desligando a água sempre que não se precisas dela, com a água morna/quente, durante um curto período de tempo.

Outra grande vantagem, é o uso de um produto lava-loiça natural, que reduz totalmente o uso de químicos industriais. O nível de limpeza é equiparável e o impacto ambiental é muito menor.

Quanto à máquina, a eficiência da mesma é um fator importante no impacto que esta tem. Em suma, os comportamentos de quem lava a loiça à mão e a eficiência da máquina vão influenciar qual das duas maneiras é mais amiga do ambiente.

Como sabemos que muita da lida diária da casa passa pela utilização destes dois métodos, deixamos-te algumas dicas para que possas ser mais eco-friendly na lavagem da loiça, quer estejas a usar a máquina ou a lavar à mão.

Dicas eco-friendly para lavar à mão

  • Utiliza um produto natural (lava-loiça natural e também alguns sabonetes naturais limpam a loiça)
  • Esfrega todos os pratos de uma só vez, com a água desligada. Passa por água só no final
  • Não abras a torneira até trás, abre o mínimo possível
  • Reutiliza a água sempre que possível. Podes encher, por exemplo, um copo para tirar o lava-loiça e com a mesma água deitar por cima de outro, ajudando a tirar também. Faz isto sempre que possível.
  • Lava a loiça o mais depressa possível quando terminares, para não gastares imensa água a tirar restos de comida que tenha secado no prato.

Dicas eco-friendly para lavar com máquina de lavar loiça

  • Lava apenas quando a máquina estiver cheia
  • Não uses modos de lavagem ½ e/ou tachos/panelas, pois gastam em média mais 7.5 litros de água
  • Coloca os restos no composto (ou no lixo comum, embora composto seja preferível, pois a comida liberta gás metano nos aterros)
  • Seleciona um modo eco ou baixa temperatura, se o tiveres
  • Caso pretendas trocar de máquina de lavar loiça, procura uma que seja eficiente no uso energético (A) e que te dure muito tempo

Um modo de lavar a loiça mais sustentável e amigo do ambiente é também mais amigo da carteira! Só traz vantagens para nós e para o planeta. O uso de produtos naturais na lida da casa é uma das maneiras de tornar a casa mais amiga do ambiente e reduzir o uso de químicos prejudiciais e os pequenos hábitos, como abrir pouco a água e só mesmo quando precisas, tornam a redução do impacto ambiental das nossas casas muito maior. E todos temos a ganhar com isso.

Este artigo foi útil?
SimNão

ANÚNCIOS

Últimos artigos

Partilha este artigo

📧 Subscreve a nossa newsletter

Uma gestão doméstica mais fácil com estas dicas gratuitas na tua caixa de e-mail. Sem spam!

ANÚNCIOS

Categorias:

Mais artigos

ANÚNCIOS