Amido de milho: como usar na limpeza doméstica

O amido de milho é um aliado importante na limpeza doméstica natural. Para além disso, é excelente na poupança. Vamos conhecê-lo!
Como usar o amido de milho na limpeza doméstica

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Na Casa

Artigo pela Equipa Na Casa | Website

«A tua casa merece». Esta pequena frase representa bem a nossa missão. O objetivo principal do Na Casa é dar-te o conhecimento necessário para cuidares da tua casa, para que esta se torne mais tua – mais pessoal, mais próxima de ti e mais fácil de gerir.

Todos já tivemos a oportunidade de experimentar e testar uma vasta gama de produtos de limpeza para diferentes partes da casa. Vários produtos para locais e tipos de limpeza – produtos para vidros, metais, madeiras, produtos para quartos de banho, garagem, e por aí fora. Muitos destes produtos de supermercado são, de facto, eficazes. Mas têm contrapartidas como o preço e o espaço que ocupam enquanto vamos acumulando produto específico atrás de produto específico.

Quando nos deparamos com este problema, foi quando o amido de milho entrou em jogo. Este carboidrato em formato de pó, extraído dos grãos de milho, muito usado também para cozinhar, pode ser a resposta para um conjunto de limpezas domésticas e um pouco de poupança. Assim, consegues garantir uma limpeza eficaz sem necessitares de acumular imensos produtos, poupando algum dinheiro e simplificando a limpeza. Não sabemos se és como nós mas, por aqui, adoramos a simplicidade na gestão doméstica!

Porque é o amido de milho bom para limpar?

Os grãos de amido de milho são muito finos, o que os torna naturalmente abrasivos.

Esta qualidade torna-o útil para um conjunto de diferentes aplicações na limpeza doméstica.

5 características do amido de milho que o tornam fantástico para limpar

Este agente natural de limpeza possui certas características que o tornam um amigo leal na limpeza doméstica. Vamos ver quais são:

  1. Naturalmente abrasivo.
  2. Altamente absorvente. Excelente para absorver humidade, óleos e odores.
  3. Reduz a fricção. Este pó fino e sedoso reduz a fricção entre superfícies.
  4. Espessante natural. Quando aquecido torna-se um espessante excelente.
  5. pH neutro. O amido de milho não possui qualidades nem acídicas nem alcalinas significativas. O seu pH, quando misturado com água, é de cerca de 7. Isto permite com que seja misturado com outros vários ingredientes (sempre com o devido cuidado).

O amido de milho é o mesmo que bicarbonato de sódio?

Estes produtos não são o mesmo e nas receitas de limpeza (bem como nas de cozinha) não é aconselhável substituir um pelo outro.

Eles possuem diferentes propriedades para diferentes propósitos, por isso certifica-te de que usas mesmo amido de milho quando assim diz na receita.

Visto isto, vamos agora conhecer algumas soluções de limpeza com amido de milho.

Soluções de limpeza natural com amido de milho. O amido de milho pode ser usado para diferentes propósitos na limpeza doméstica.

Limpar peluches

Crianças pequenas em casa? Quantas vezes aqueles peluches preferidos não precisam de uma limpeza? O amido de milho pode ajudar.

Como usar?

  • Coloca o peluche (ou peluches) num saca de plástico com fecho de correr no topo
  • Deita um pouco de amido de milho nos peluches dentro do saco e fecha-o
  • Abana o saco e deixa-o repousar por 5 minutos
  • Abana novamente o saco, retira os peluches e escova-os para remover o excesso.

Colchão de dormir

Sentes o colchão com algum odor mas não o suficiente para fazer uma limpeza a fundo ao colchão de dormir novamente? Se precisas de refrescar o teu colchão, o amido de milho é o produto indicado.

Como usar?

  • Retira toda a roupa da cama
  • Absorve zonas molhadas do colchão se assim for necessário
  • Deita um pouco de amido de milho por todo o colchão, cobrindo a sua superfície
  • Aguarda 1h e depois aspira

Polir prata

Prata embaçada? Misturar 1 parte de amido de milho com 2 partes de água cria uma pasta que pode ser usada para polir prata. 

Como usar?

Espalha a pasta na prata com um pano macio e depois retira-a com um pano limpo. Isto irá ajudar-te a remover o embaçamento natural que este material pode ganhar se não for mantido. Não te esqueças de testar esta solução numa pequena área discreta primeiro, para evitares danificar o material.

Remover nódoas de gordura

Sabemos bem o quão chatas são as nódoas nos tecidos. As de gordura de comida são especialmente comuns, e remover nódoas deste género pode nem sempre ser fácil. O amido de milho tem a capacidade de absorver a gordura diretamente do tecido.

Como usar?

Tudo o que tens que fazer é colocar uma boa quantidade de amido de milho em cima da nódoa. Aguardar cerca de 12 horas e depois lavar como farias normalmente.

Remover odores

Odores fortes na casa? Problemas com odor nos sapatos? O amido de milho funciona de forma muito semelhante ao bicarbonato de sódio nesta função! Os seus grãos finos são super absorventes. Isto torna-o perfeito para a remoção de odores.

Como usar?

Retira os sapatos e espalha um pouco de amido de milho por todo o sapato, especialmente dentro do sapato. Podes até misturar com o teu óleo essencial favorito, antes de colocares no sapato. Depois de espalhares, deixa-o durante a noite e remove-o no dia seguinte (podes, por exemplo, aspirar). O odor desaparece!

Dar brilho a madeira

Nada custa mais do que comprar um produto para colocar a madeira a brilhar, só para depois repararmos que depois de aplicar na madeira, esta fica com excesso de cera e pegajosa. Felizmente uma solução caseira e simples pode servir para dar brilho à madeira e deixá-la como nova.

Como usar?

Mistura partes iguais de água e amido de milho num borrifador, e borrifa a madeira a que pretendes dar brilho. Depois, passa um pano microfibras limpo. Não te esqueças de testar numa pequena parte primeiro, para veres se resulta bem na madeira em questão.

Concluindo… prático, sustentável e económico

Para além da diversidade de limpezas que o amido de milho e o bicarbonato de sódio te permitem, eles trazem também a vantagem de serem mais amigos do ambiente. Isto porque ao usares estes métodos de limpeza, estás a reduzir o consumo de produtos de supermercado com embalagens de plástico “one-and-out“. Podes guardar o amido de milho num frasco de vidro e ir recarregando conforme necessitares. São pequenos gestos que contam e o uso destes produtos é uma maneira prática e poupada de levar a cabo certas limpezas.

Este artigo foi útil?
SimNão

ANÚNCIOS

Últimos artigos

Partilha este artigo

📧 Subscreve a nossa newsletter

Uma gestão doméstica mais fácil com estas dicas gratuitas na tua caixa de e-mail. Sem spam!

ANÚNCIOS

Categorias:

Mais artigos

ANÚNCIOS