O que fazer quando ficamos sem eletricidade

Ficar se luz pode acontecer a qualquer pessoa! O importante é não entrar em pânico e saber como lidar com a situação. lê o nosso guia sobre o que fazer.
ficar-sem-eletricidade-em-casa

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Na Casa

Artigo pela Equipa Na Casa | Website

«A tua casa merece». Esta pequena frase representa bem a nossa missão. O objetivo principal do Na Casa é dar-te o conhecimento necessário para cuidares da tua casa, para que esta se torne mais tua – mais pessoal, mais próxima de ti e mais fácil de gerir.

Estás em casa e de repente ficas sem luz? Chegas a casa e as luzes não acendem? Não te preocupes. Elaboramos-te o guia essencial para saber o que fazer quando ficamos sem eletricidade.

Primeiro, não entres em pânico. Nós sabemos o quão stressante pode ser não ter eletricidade em casa. Mas tudo se resolve! Antes de entrares em contacto com a operadora de energia da tua casa, tenta perceber a origem do apagão.

A origem da falha de eletricidade:

  • Falta de pagamento da fatura;
  • Casos de força maior: por exemplo, condições atmosféricas adversas, catástrofes ou incêndios que possam danificar a rede elétrica;
  • Manutenção da rede de eletricidade;
  • Obras e construções;
  • Furtos, vandalismo ou mesmo pequenos animais que possam ser responsáveis pela falha de energia;
  • Sobrecarga ou avaria na instalação elétrica na casa;
  • Outras ocorrências.

O problema é geral ou só na tua casa?

Antes de tudo, verifica se o problema está na energia elétrica da tua casa ou é um corte geral. Para isso, deves constatar se os teus vizinhos têm luz ou se há luz na rua. Se não fores a única pessoa com este problema, possivelmente será um apagão geral com origem na rede de fornecimento de energia.

A falha de energia é só na tua casa

Neste caso, o ideal seria fazeres um prognóstico antes de pedires ajuda ou reportares a situação. Assim, deves verificar o quadro geral da tua casa.

Procura por disjuntores desligados (“para baixo”), tanto o disjuntor geral como disjuntores parciais. Se algum estiver desligado, volta a ligá-los.

1. Mesmo assim, continuas sem eletricidade?

Ligas todos os disjuntores e mesmo assim não tens luz? Neste caso, deves contactar o Operador de Rede de Distribuição e comunicar a situação (EDP: 800 506 506). Deves ter por perto a fatura da eletricidade, caso peçam dados da mesma.

A EDP tem uma lista de contactos, caso precises de reportar uma falha de energia. Por outro lado, podes também contactar um serviço piquete de avarias e aconselhar-te das melhores medidas a tomar.

2. O disjuntor volta a disparar/desligar

• Sobrecarga de potência

Antes de mais, esta situação pode ser uma sobrecarga de equipamentos ligados à corrente elétrica. Isto é, tens demasiados equipamentos ligados à corrente, ultrapassando a potência contratada. Como tal, se desligares um equipamento e voltares a ligar o disjuntor, a eletricidade voltará.

Avaria num equipamento ou na instalação elétrica

Desliga todos os disjuntores do quadro geral, inclusive o disjuntor geral. Agora, liga o disjuntor geral e vai ligando os parciais, um a um.

Se ao ligar um disjuntor parcial, este dispara e volta a desligar, localizas-te a origem da tua avaria. Ainda assim, esta pode ser uma avaria num equipamento que esteja a disparar o disjuntor ou uma avaria no circuito elétrico.

Se quiseres saber qual das duas, basta desligares todos os equipamentos nesse circuito elétrico (do disjuntor que disparou). Normalmente, a área do disjuntor está indicada no quadro. Por fim, quando estiverem todos os equipamentos desligados, volta a ligar o disjuntor.

Caso não se desligue, significa que tens um equipamento com alguma avaria que está a disparar o disjuntor. Caso contrário, se este se desligar, a avaria está no circuito elétrico. Desta forma, deves contactar um técnico para providenciar a reparação necessária.

Um técnico eletricista é a profissional indicado para te ajudar na avaria

De qualquer forma, se pretenderes manter a restante energia a funcionar, mantém esse disjuntor desligado e os restantes ligados.

Como descubro qual é o equipamento com avaria?

Primeiro, desliga todos os aparelhos eletrónicos nesse circuito, cujo o disjuntor desligou. Depois, liga um de cada vez até o disjuntor voltar a disparar. O ideal é ter duas pessoas para verificar a situação, uma a ligar os aparelhos e a outra no quadro geral a verificar se o disjuntor desliga.

Assim que este disparar, significa que é esse o aparelho que origina a avaria ou a sobrecarga do circuito elétrico. Por fim, se quiseres verificar se é sobrecarga de energia: desliga todos os equipamento e liga apenas o que disparou o disjuntor. Se voltar a desligar-se significa que o equipamento está mesmo avariado, caso contrário, se permanecer ligado, ocorreu uma sobrecarga de energia.

Este artigo foi útil?
SimNão

ANÚNCIOS

Últimos artigos

Partilha este artigo

📧 Subscreve a nossa newsletter

Uma gestão doméstica mais fácil com estas dicas gratuitas na tua caixa de e-mail. Sem spam!

ANÚNCIOS

Categorias:

Mais artigos

ANÚNCIOS