Organizar o roupeiro: regras importantes

Organizar o roupeiro pode ser mais fácil do que pensas. Ajuda-te a poupar tempo e evita o stress de procurar uma peça de roupa todos os dias.
A organização do roupeiro é essencial para uma casa bem gerida

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Na Casa

Artigo pela Equipa Na Casa | Website

«A tua casa merece». Esta pequena frase representa bem a nossa missão. O objetivo principal do Na Casa é dar-te o conhecimento necessário para cuidares da tua casa, para que esta se torne mais tua – mais pessoal, mais próxima de ti e mais fácil de gerir.

O espaço onde guardamos a nossa roupa é sempre o mais difícil de organizar. Isto porque todos os dias precisamos de ir lá procurar uma peça. Além disso, estamos sempre sem tempo e quando não encontrámos o que queremos, reviramos tudo! Neste artigo, ensinamos-te as regras fundamentais para organizar o roupeiro.

Primeiro, limpeza

Se vamos fazer isto à seria, então começamos pela limpeza. Enfim, uma limpeza geral! Limpeza ao armário e às roupas. Antes de tudo, retira tudo o que tens no roupeiro. Doa as peças que já não usas e que estão a ocupar espaço. Depois, limpa o roupeiro de cima a baixo. Podes inclusive aspirar e passar um produto de acordo com o material do armário.

Categorização

Ainda que acredites que as tuas roupas estão minimamente separadas no roupeiro, não estão. As nossas roupas devem estar separadas de forma a que nos seja fácil encontrá-las, sempre que precisamos. Por exemplo, deves agrupar todos os itens semelhantes e mover os mais usados ​​para o plano principal do teu roupeiro.

Lembra-te: ao roupeiro, o que é do roupeiro. Por isso, não mistures as roupas com outros artigos que não fazem sentido estarem no armário. Se ainda assim precisares desse espaço para guardar outras coisas, tenta arrumar dentro de uma caixa ou o mais separado possível da tua roupa.

Por fim, usa o topo do roupeiro para roupa fora de época ou itens que usas apenas algumas vezes ao ano. Por exemplo, fantasias de Carnaval.

Organizadores

Se entenderes que precisas para separar as categorias de roupa. Ou se acreditas que os organizadores te podem ajudar a ganhar espaço.

Acima de tudo, não precisas de gastar muito dinheiro para ter organizadores que te vão facilitar a tarefa. Por exemplo, os organizadores que te apresentamos custam todos menos de 8 euros.

O importante é entender que a organização depende da necessidade de cada um. A melhor forma de te organizares será aquela que te facilitará o dia-a-dia. Se não vês nos organizadores uma ajuda, não os compres.

Orientação

Depois de definires o espaço de cada categoria, é importante que mantenhas a orientação do armário. Isto é, os cabides devem ser pendurados para o mesmo lado, as roupas dobradas da mesma forma e por cores. Nós sabemos que pode ser exagerado, mas faz toda a diferença.

 

A roupa organizada por cores causa um impacto visual positivo

 

Quanto mais tempo e dedicação investires neste primeiro momento, maior será a recompensa. Acima de tudo, deves manter esta disciplina. Isto é, sempre que tiveres de arrumar roupa no roupeiro, segue as regras e não facilites. Se não tiveres tempo, mais vale deixares a roupa fora do roupeiro e depois arrumares.

Espaço útil e não inútil

Utiliza bem o espaço do teu roupeiro, mas não o sobrecarregues. Acima de tudo, é importante que o teu armário respire e que não esteja sufocado de roupa por todo o lado. Claro que deves tentar aproveitar todo o espaço possível, mas tendo em mente que precisas de espaço entre as peças de roupa para poderem respirar. Isto evita que a roupa comece a cheirar e a ganhar manchas de mofo, por exemplo.

Por fim, limpeza

Em síntese, começamos com limpeza e acabamos com limpeza. É muito importante que mantenhas o teu roupeiro limpo. Mais do que organizado, deve estar sempre livre de odores, traças e outras pragas que podem arruinar a tua roupa. Ou seja, deves fazer limpezas regulares ao teu armário.

Além disso, mantém a roupa suja longe deste espaço. Por vezes, temos o hábito de guardar a roupa em standby no nosso roupeiro, até colocar para lavar. Não faças isto. Guarda na lavandaria ou noutro espaço.

Mantém-te fiel a estas regras e verás os resultados positivos. Poupas tempo à procura da tua peça de roupa, evitas o stress e manténs a tua roupa sempre limpa, cheirosa e bem organizada.

 

Desejamos-te boas organizações!

Este artigo foi útil?
SimNão

ANÚNCIOS

Últimos artigos

Partilha este artigo

📧 Subscreve a nossa newsletter

Uma gestão doméstica mais fácil com estas dicas gratuitas na tua caixa de e-mail. Sem spam!

ANÚNCIOS

Categorias:

Mais artigos

ANÚNCIOS