📣 Novidade! Agora somos Pinhos Armazém Agrícola. Alguns artigos poderão ser reencaminhados para o novo website

6 truques infalíveis para uma cozinha organizada

Uma cozinha organizada é uma mais valia excecional no nosso dia a dia. A organização traz imensas vantagens e facilidades, simplificando a gestão doméstica diária.
Homem relaxado a tomar café em cozinha organizada

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Na Casa

Artigo pela Equipa Na Casa | Website

«A tua casa merece». Esta pequena frase representa bem a nossa missão. O objetivo principal do Na Casa é dar-te o conhecimento necessário para cuidares da tua casa, para que esta se torne mais tua – mais pessoal, mais próxima de ti e mais fácil de gerir.

A organização é uma parte fundamental para uma gestão doméstica mais fácil. Ela vai-te permitir agir diariamente sem teres que constantemente pensar no que tens a fazer. Automatizar tarefas e seguir rotinas é uma maneira de garantir que as tarefas ficam cumpridas sem ser necessário um planeamento muito grande de antemão, todas as vezes.

Hoje vemos como manter a cozinha organizada.

Quais as vantagens de uma cozinha organizada?

Manter a segurança e higiene do ambiente. Facilmente encontrar os utensílios de cozinha. Garantir o maior espaço possível para preparar as refeições! Facilidade na limpeza… Tudo isto são vantagens de uma cozinha organizada! E que vantagens.

Todas estas vantagens dão-nos uma cozinha funcional e mais fácil de gerir. Quem não quer isso?

ANÚNCIO

Como manter a cozinha organizada

Agora que sabemos porque é importante manter a cozinha organizada, vamos ver seis maneiras de cumprir com este objetivo diário. Estas dicas são fáceis de implementar, e apenas com um pouco de trabalho organizacional, vão surtir um efeito imediato na tua cozinha.

Cada “macaco no seu galho”

A primeira coisa a considerar na organização é ter um espaço destinado para cada item. Por exemplo, os tachos sempre na mesma gaveta, os tupperwares noutra. Os talheres também estão sempre no mesmo espaço, e organizados por tipo de talher. O mesmo se aplica a qualquer outro item da cozinha. Se mantiveres as coisas sempre no mesmo sítio de guardar, vai ser mais fácil para ti arrumar, bem como rapidamente ires buscar o item, caso precises dele, sem teres que andar à procura de onde ele anda.

Ter apenas o necessário

Esta dica é tanto amiga da organização como amiga da carteira. Por aqui conhecemos bem a “tentação” de tentar experimentar cada novo gadget ou utensílio, ou de ir refrescando o aspeto da nossa louça: novas chávenas de café giras que vimos em algum lado, novos pratos com uma cor diferente… e por aí fora! 

Mas a verdade é que a melhor opção é mesmo ter e manter apenas o necessário. Tanto para fins de organização, como claro, pela sustentabilidade das nossas casas.

Ter apenas o necessário é garantir menos confusão.

Para isto, tira um tempo e analisa as coisas que tens na cozinha. Descarta o que estiver avariado sem reparo possível (vê aqui como separar o lixo em casa) e vende o que não usas.

Faz uso de organizadores

Manter as coisas em gavetas é uma maneira excelente de deixar os balcões desimpedidos e organizar os teus utensílios. Mas de pouco irá servir se as próprias gavetas estiverem desorganizadas! Para evitarmos que as gavetas se desorganizem (o que acontece com facilidade) é aconselhável usares organizadores de gavetas: como, por exemplo, para os talheres. Existem vários tipos de organizadores, desde prateleiras empilháveis até divisórias para personalizar a arrumação de uma gaveta. Assim, tudo estará no seu devido lugar! (Este é o grande mantra da organização, não é mesmo?)

ANÚNCIO

Recipientes para organização de comida na cozinha

Usar recipientes e etiquetas

Alimentos “soltos” devem ser guardados em recipientes. No frigorífico também deves sempre guardar as coisas em tupperwares (e não nos tachos). Uma boa dica é colocar uma etiqueta com o nome do alimento e a data da validade. Isto irá ajudar-te a controlar os alimentos que estão há muito tempo no frigorífico ou congelador. Muito útil para a limpeza e para garantires a qualidade dos alimentos que vais usar na preparação das tuas refeições e da família.

Manter os balcões limpos e desimpedidos

O bom da organização é que uma boa prática leva-nos rapidamente a outra. Se todos os utensílios e aparelhos tiverem guardados no seu sítio, automaticamente os teus balcões da cozinha estarão desimpedidos de utensílios, aparelhos e outras coisas que criam confusão. Manter os balcões livres de “tralha” vai contribuir imenso para uma sensação de leveza e organização na tua cozinha! Para além de te facilitar o movimento, o preparar de alimentos e a limpeza dos balcões. Só vantagens!

Lavar a loiça no final do uso

Nem sempre temos vontade (ou tempo) mas a verdade é que lavar a loiça mal a acabamos de usar evita o acumular de loiça na banca, que dá à cozinha um aspeto desarrumado. Para além de ser um hábito higiénico, pois evita a acumulação de gorduras na banca, também é ótimo para a manutenção dos utensílios e evita contaminação cruzada.

Não te esqueças de guardar os itens apenas quando estiverem bem secos.

Manter a cozinha organizada: um desafio?

Sabemos bem que não é fácil manter a cozinha organizada. Por mais que até consigamos cortar no número de itens que temos, até mesmo ter espaço para guardar as coisas essenciais, por vezes, parece-nos impossível, sem que tudo fique desorganizado! É por isto que sentimos que as nossas dicas vão ser muito úteis para te resolver este problema. Não só te ajudarão a organizar a cozinha melhor pela primeira vez, como te ajudarão a manter as coisas organizadas diariamente e enquanto as usas.

Dicas extra para organizar a cozinha

Dicas nunca são demais! Por vezes, pequenas coisas fazem uma grande diferença. Vamos ver algumas dicas rápidas de organização de cozinha, que te podem ser úteis!

  • Mantém items semelhantes guardados juntos.
  • Guarda os tachos dentro uns dos outros, e os testos à parte. Isto poupa muito espaço.
  • Tabuleiros de forno e de corte podem ser guardados na vertical, encostados uns aos outros.
  • Para os tupperwares, faz o mesmo que os tachos. Guarda-os encestados uns nos outros e mantém as tampas empilhadas guardadas ao lado. Podes pô-las num pequeno compartimento todas juntas.
  • Usa a parte de trás da porta dos armários para guardar itens (com um organizador que aparafusas ou penduras). Não podem ser itens muito pesados senão poderão fazer descair a porta do armário. Aí, vais precisar de fazer um pequeno arranjo.
  • Guarda os produtos de limpeza juntos, num balde ou outro organizador próprio.
  • Usa gavetas empilháveis para criar espaço extra no espaço vertical debaixo do lavatório, que tantas vezes está vazio (em altura).

A organização dá algum trabalho, mas poupa muito tempo (e dores de cabeça)

Quem nos tem acompanhado sabe o quanto a organização é fundamental para nós. Temos explorado esta área aqui pelo Na Casa para te trazermos as melhores dicas porque sabemos isto: apesar de dar algum trabalho a organizar tudo e a criar hábitos de organização, depois de os teres, a tua vida será muito mais fácil no que toca à gestão doméstica, desde a parte financeira até às tarefas de limpeza.

Este artigo foi útil?
SimNão

ANÚNCIOS

Últimos artigos

Partilha este artigo

📧 Subscreve a nossa newsletter

Uma gestão doméstica mais fácil com estas dicas gratuitas na tua caixa de e-mail. Sem spam!

ANÚNCIOS

Categorias:

Mais artigos

ANÚNCIOS