📣 Novidade! Agora somos Pinhos Armazém Agrícola. Alguns artigos poderão ser reencaminhados para o novo website

Pendurar ou dobrar a roupa?

Elaboramos um artigo para esclarecer as tuas dúvidas. Descobre a melhor forma para organizares a roupa e prolongar a qualidade das peças.
dobrar ou pendurar roupa

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Na Casa

Artigo pela Equipa Na Casa | Website

«A tua casa merece». Esta pequena frase representa bem a nossa missão. O objetivo principal do Na Casa é dar-te o conhecimento necessário para cuidares da tua casa, para que esta se torne mais tua – mais pessoal, mais próxima de ti e mais fácil de gerir.

Esta é uma das dúvidas mais comuns no que toca a como organizar o roupeiro: pendurar ou dobrar a roupa. Saber se a roupa deve ser pendurada ou dobrada depende de diversos fatores. Por exemplo, o espaço que o teu roupeiro tem, o tipo de tecido da peça, os auxiliares de organização que tens, etc.

Acima de tudo, deves ter o espaço onde guardas a tua roupa bem organizado e estruturado. Lê o nosso artigo sobre como organizar o roupeiro.

Elaboramos-te uma lista das peças de roupa mais comuns e a forma como devem ser organizadas no teu roupeiro. Mas, antes de tudo, há certos aspetos que deves saber antes de decidires se pendurar ou dobrar a roupa.

Em que tecido a peça foi fabricada?

O tecido da peça de roupa condiciona a forma como deves guardar a mesma. Guardar uma camisola de forma errada pode danificá-la e e afetar a qualidade e duração da mesma. A forma mais fácil de identificares o tecido da roupa é leres a etiqueta. Com o hábito, este método será praticamente automático.

Pendurar

  • Tecidos fluídos

Os tecidos fluídos devem ser pendurados. Estes são, sem dúvida, a peça obrigatória no cabide. Por exemplo, vestidos e blusas de algodão, cetim, seda, linho, viscose, etc.

  • Calças que não sejam de ganga

Aqui, nem todas as calças precisam de estar num espaço definido no teu roupeiro. Por exemplo, as peças de ganga podem ser dobradas. Por outro lado, todas as outras calças, que não sejam de ganga, devem ser penduradas.

Dobrar calças de ganga
As calças de ganga tanto podem ser dobradas, como penduradas

  • Linho

O linho é um tipo de tecido que facilmente fica amarrotado. Logo, estas peças pertencem à lista de roupa a ser pendurada. Assim evitas vincos desnecessários.

  • Blusas e camisas

Normalmente, as blusas são de tecidos fáceis de amarrotar. Assim, deves pendurá-las em cabides. Da mesma forma, as camisas também devem ser penduradas. Não só para evitar vincos, como também para evitar que a gola perca a forma original.

  • Alguns vestidos

Nem todos os vestidos devem ser pendurados. Por exemplo, os vestidos de malha ou vestidos de um tecido mais pesado têm de ser dobrados. Caso contrário, estas peças quando são penduradas podem acabar alargadas e com o tecido danificado.

Os vestidos de seda, cetim ou linho devem ser pendurados
  • Casacos e blazers

Antes de mais, os casacos e blazers devem ser pendurados para não perderem a forma inicial. Por outro lado, também devem ser pendurados porque a maioria ocupa demasiado espaço dobrado.

Dobrar

  • Camisolas grossas

Dobra todas as sweats e camisolas grossas. Visto que ocupam demasiado espaço no roupeiro quando penduradas. Por outro lado, desta forma também prevines a peça de perder a sua forma original.

  • Roupa desportiva

Não precisas de pendurar os teus fatos de treino ou leggings de desporto. Normalmente, este tipo de roupa é fabricado num tecido que não amarrota.

camisola dobrada
Existem técnicas para dobrares a roupa de forma a ocupar menos espaço

  • Calções

No fundo não existe nenhum motivo específico para pendurar calções. Eventualmente, alguns calções de linho ou clássicos devem ser pendurados. No entanto, caso não tenhas espaço suficiente, estes calções podem ser dobrados de forma a não amarrota.

Pendurar ou dobrar

  • T-shirts

Neste caso, depende do teu gosto pessoal e da organização do teu roupeiro. As t-shirts não têm necessariamente de estar penduradas. Mas, se queres evitar ao máximo que fiquem amarrotadas, podes pendurá-las. No entanto, dá preferência a um cabide mais largo e que não deixe vincos nas peças.

Além disso, verifica o tipo de tecido. Muitas t-shirts são fabricadas com um tecido elástico que pode acabar por perder o formato original quando pendurado.

  • Lenços

Neste caso, o tamanho do lenço determina se deve ser pendurado ou dobrado. Aliás, não só o tamanho como o tecido. Por exemplo, lenços mais clássicos de cetim ou seda devem ser pendurados para evitar que fiquem amarrotados.

Da mesma forma, lenços maiores também podem ser pendurados. Isto para otimizar o espaço do roupeiro.

Pendurar ou dobrar?

Em suma, deves pendurar todos os tecidos que facilmente amarrotam. Isto é, peças de roupa de linho, seda, tricoline, etc. Por outro lado, as peças de roupa de tecidos como malha, lã, licra e poliéster, têm de ser dobradas. Este tipo de tecidos pode acabar deformado e marcado quando são pendurados.

Este artigo foi útil?
SimNão

ANÚNCIOS

Últimos artigos

Partilha este artigo

📧 Subscreve a nossa newsletter

Uma gestão doméstica mais fácil com estas dicas gratuitas na tua caixa de e-mail. Sem spam!

ANÚNCIOS

Categorias:

Mais artigos

ANÚNCIOS