Piscina: como a preparar para o verão

Uma piscina em casa é uma regalia que muitas pessoas adoram. Como é normal, os dias quentes de Verão são os mais convidativos a um mergulho. Mas para mergulhar, é preciso uma piscina pronta! E uma piscina pronta… requer certos passos. Se queres saber como preparar a tua piscina para o Verão da maneira correta, continua a ler!
Aprende a limpar a tua piscina corretamente. Prepara a piscina para o Verão.

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Na Casa

Artigo pela Equipa Na Casa | Website

«A tua casa merece». Esta pequena frase representa bem a nossa missão. O objetivo principal do Na Casa é dar-te o conhecimento necessário para cuidares da tua casa, para que esta se torne mais tua – mais pessoal, mais próxima de ti e mais fácil de gerir.

Utilizar a piscina de forma segura é uma das preocupações normais (e saudáveis) de quem é dono de uma piscina. Existem várias boas práticas que podes empregar hoje para preparar a tua piscina para o verão que se aproxima. Segurança e higiene são duas palavras na ordem do dia que irão merecer a tua atenção.

O primeiro passo é o mais óbvio.

Limpa a piscina

Os Invernos são rigorosos, e a inatividade da piscina nesta estação faz com que se acumule sujidade. O primeiro passo passa por limpar bem a piscina. Mas o que significa “limpar bem”? Significa limpar o topo, as paredes e o fundo (bem como as bordas/laterais). Vamos ver:

  • Mesmo com uma cobertura, a piscina precisa de limpeza
  • Retira insetos, algas, folhas e outra sujeira acumulada do topo da piscina. Verifica também as bordas e laterais
  • Os algicidas são excelentes para esta ocasião, e deves aplicá-los. Atenta às indicações da embalagem do produto que escolheres.

Próximo passo na limpeza? Adivinhaste! (ou talvez não, não sabemos)… são as paredes da piscina! Uma esponja mole, macia é a mais recomendada para este trabalho (no caso de piscinas de borracha). Um bom produto limpa-paredes e uma escova própria são materiais indicados para a tarefa numa piscina revestida a pastilha de cerâmica.

Limpar o fundo da piscina é também essencial, e se já fizeste isto em outros anos, então terás contigo o material necessário. Se não, vais precisar de um aspirador específico para esta função. Existem aspiradores (limpa-fundos) manuais, automáticos e elétricos. Podes assim, sem problema, escolher uma opção que se ajuste à tua carteira e à dimensão da tua piscina. Aspirar a piscina pode ser o último passo, pois assim aproveitas para retirar a sujidade que a escovagem das paredes libertou.

Descobre os passos essenciais para uma piscina preparada para o verão

Verifica se os filtros estão a funcionar bem

Nada arruína uma piscina mais depressa do que um sistema de filtragem defeituoso. Ele vai causar com que se acumule um excesso de microrganismos na tua água, tornando-a potencialmente perigosa para os tão ansiosos mergulhadores. Visto isto, não te esqueças de verificar os filtros quando preparares a tua piscina para o verão.

Um sinal comum de um sistema de filtragem avariado é a água turva, pois a areia acumula-se com o tempo. Isto pode significar hora de mudar de sistema, ou então mais comumente de arranjares o teu. Aprende aqui a trocar a areia do filtro.

Não te esqueças também de verificar o pH da água.

O cloro

Lembraste dos microrganismos que falamos no ponto anterior? Pois, cá estão eles novamente. E vamos ter que nos livrar deles. Para isto, reaplicar o cloro é o passo seguinte.

Agora que tens a piscina limpa, o filtro ok – está na hora do cloro. Cloro time!

Mas não é uma festa de cloro… é preciso aplicar a dosagem correta. Para isto, não te esqueças de verificar a embalagem do produto que, por norma, traz estas indicações.

Assim saberás exatamente a quantidade de cloro que terás que aplicar na tua piscina. Vais garantir que ela fica bem tratada e livre de microorganismos que poderão ser prejudiciais para os nadadores.

Preparar a piscina para o verão: concluíndo

Uma piscina preparada para o verão é uma piscina saudável, pronta para trazer diversão para toda a família. Na verdade, não tem que ser uma tarefa complicada. Se, no entanto, sentires que limpar a piscina é uma tarefa que não conseguirias realizar com confiança, existem serviços profissionais para te ajudarem com este passo. O que não deves fazer, de todo, é ignorar a limpeza. Mas isso nós não precisamos dizer, porque tu já sabes. 

Como sempre, esperamos que este artigo te tenha sido útil.

Mãos à limpeza e depois… Bons mergulhos!

Ps: não te esqueças de nos convidar para umas braçadas!

Este artigo foi útil?
SimNão

ANÚNCIOS

Últimos artigos

Partilha este artigo

📧 Subscreve a nossa newsletter

Uma gestão doméstica mais fácil com estas dicas gratuitas na tua caixa de e-mail. Sem spam!

ANÚNCIOS

Categorias:

Mais artigos

ANÚNCIOS