Limpar gordura: como remover da cozinha facilmente

Há um número grande de pratos que, mesmo quando preparados com cautela, deixam gordura pela cozinha. Remover gordura da cozinha não tem que ser difícil e neste artigo vamos ver algumas opções para uma limpar gordura e deixar a cozinha a brilhar.
Limpar gordura com produtos naturais. Remover gordura da cozinha.

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Na Casa

Artigo pela Equipa Na Casa | Website

«A tua casa merece». Esta pequena frase representa bem a nossa missão. O objetivo principal do Na Casa é dar-te o conhecimento necessário para cuidares da tua casa, para que esta se torne mais tua – mais pessoal, mais próxima de ti e mais fácil de gerir.

A água por si só não conseguirá livrar-se da gordura porque as moléculas da água não se agarram às moléculas da gordura. Um produto de supermercado é, muitas vezes, suficiente para tirar a gordura dos balcões e da placa vitrocerâmica, entre outros. Mas se não o tiveres à mão (ou se preferires uma alternativa natural) deixamos-te aqui cinco maneiras fantásticas de remover gordura da cozinha facilmente.

Limpar a gordura da cozinha: 5 maneiras com produtos naturais

Existem vantagens em limpar com produtos naturais, e como sabemos disso (bem como o quão prático é muitas vezes) vamos ver 5 maneiras para remover gordura da cozinha com produtos naturais. São todos produtos que comumente temos em casa, o que torna estes métodos bastante práticos. Existem opções para vários gostos como, por exemplo, alternativas para pessoas que não gostam do cheiro a vinagre, usando farinha ou bicarbonato de sódio. Mas atenção, pois cada método funciona melhor em situações diferentes.

Vamos então ver quais são estes métodos:

  1. Farinha
  2. Detergente lava-loiça
  3. Bicarbonato de sódio e água
  4. Vinagre
  5. Sal e álcool

Remover gordura com farinha

Bom para: remover gordura acabada de cair.

A farinha é muito útil para limpar a gordura, se for usada imediatamente.

Se estiveres a cozinhar e cair um pouco de gordura, caso tenhas oportunidade, limpa logo no momento, antes que seque. Uma maneira fácil de limpar a gordura é deitando um pouco de farinha em cima dela. Deixa a farinha em cima da gordura durante alguns minutos para que esta absorva a gordura toda, e depois consegues facilmente limpá-la.
Este pequeno truque de limpeza só funciona se a gordura não estiver seca.

Remover gordura com detergente lava-loiça

Bom para: remover gordura que cai na roupa enquanto se cozinha.

Este método é ideal para quando a gordura acaba de cair na roupa. Pré-tratar com um pouco de lava-loiça pode ser o suficiente para evitar maior dificuldade a retirar a nódoa mais tarde.

É normal que a gordura não caia só nos balcões, paredes ou outros locais na cozinha, e acabe mesmo por cair um pouco na roupa. Para quando isto acontecer, a melhor solução é deitar um pouco de detergente lava-loiça diretamente na nódoa, deixar por cerca de meia hora e depois lavar com água fria.

Os lava-loiças são dos produtos que melhor combatem a gordura (essencial para quando estamos a lavar a loiça), sendo mesmo desenhados para se agarrarem bem a moléculas de gordura e as levar com a água.

Limpar gordura com produtos naturais não é difícil. Remover gordura da cozinha de forma fácil com métodos para diferentes limpezas.
Cada um destes métodos para limpar gordura aplica-se bem a diferentes tipos de limpeza que podem acontecer (p.e. gordura já seca, gordura acabada de cair, ou gordura na roupa, etc.)

Remover gordura com bicarbonato de sódio e água

Bom para: remover gordura já seca.

Já falamos aqui várias vezes no quão fantástico é o bicarbonato de sódio na limpeza doméstica. É uma solução para vários tipos de limpeza pela casa. Quando misturado com água, forma uma pasta que, entre outras aplicações, pode ser usada para limpar gordura difícil de remover.

O bicarbonato de sódio é alcalino, o que significa que dissolve gordura muito bem. E como não é agressivo, consegue destruir a gordura sem danificar a superfície onde atua. 

Qual a receita? Basta misturar três colheres de sopa de bicarbonato de sódio com cerca de 250ml de água. Usa esta mistura numa esponja para limpar as manchas leves de gordura de superfícies duras, como balcões, o fogão, e até mesmo panelas e tachos.

Remover gordura com vinagre

Bom para: remover gordura difícil.

Para gordura difícil de remover, especialmente aquela que já está bastante seca e há algum tempo, o melhor método é aplicar vinagre branco diretamente nas manchas, e deixar a atuar durante cerca de cinco minutos. O ácido no vinagre vai ajudar a amolecer e a quebrar as partes mais duras (especialmente a mistura comida-gordura), tornando assim mais fácil limpar com uma esponja. 

É recomendável aplicar com a superfície quente, pois irá propiciar melhores resultados. Assim, se estiveres a limpar o fogão, fá-lo depois de o usares (sempre com cautela para não te queimares), ou aquece-o um pouco antes de limpares.

O vinagre não vai “cortar” a gordura da mesma forma que um produto alcalino faria, mas vai ajudar a amolecer e tornar bem mais fácil limpar. 

Remover gordura com sal e álcool

Bom para: remover gordura de carpetes e tapetes.

O sal junto com álcool é uma boa solução para quando a gordura cai no tapete ou carpete. Mistura 1 parte sal com 4 partes álcool e esfrega bem (com força) na mancha. Isto fará com que a nódoa comece a desaparecer. Após a gordura desaparecer toda e a mistura secar, limpa o excesso de sal e usa um pano húmido para remover marcas que a limpeza tenha deixado.

Este artigo foi útil?
SimNão

ANÚNCIOS

Últimos artigos

Partilha este artigo

📧 Subscreve a nossa newsletter

Uma gestão doméstica mais fácil com estas dicas gratuitas na tua caixa de e-mail. Sem spam!

ANÚNCIOS

Categorias:

Mais artigos

ANÚNCIOS