Como decorar uma casa e gastar pouco

Como decorar a casa gastando pouco

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Na Casa

Artigo pela Equipa Na Casa | Website

«A tua casa merece». Esta pequena frase representa bem a nossa missão. O objetivo principal do Na Casa é dar-te o conhecimento necessário para cuidares da tua casa, para que esta se torne mais tua – mais pessoal, mais próxima de ti e mais fácil de gerir.

No que toca à decoração, muitas vezes, temos uma ideia errada quanto ao budget que precisamos. Assumimos que renovar a casa é sempre algo dispendioso. Mas não tem que ser! Neste artigo, damos-te algumas dicas de como decorar uma casa pequena e gastar pouco.

Então, como conseguirás tu decorar a tua casa, para que seja mais tua, mantendo-te fiel ao teu orçamento? Aqui encontrarás algumas dicas pessoais e outras baseadas em pesquisas que te ajudarão a cumprir o objetivo. Contamos-te também a nossa experiência a decorar a casa de um familiar. Não, não somos decoradores ou designers de interiores (nem tu precisas de ser!). Mas temos uma costela para ajudar a poupar dinheiro.

 

1. DIY – Faz tu mesmo

Certamente, tens peças na tua casa que podes renovar. Às vezes, queremos decorar a nossa casa porque nos cansamos da forma e cor dos objetos. Por exemplo, o móvel da tua sala não ficaria bonito pintado de branco? São pequenas mudanças que podes fazer tu mesmo e poupar algum dinheiro com isso.

Por outro lado, podes ainda procurar sites de mobiliário usado, comprar mais barato e dar o teu toque pessoal. É uma opção amiga do ambiente e do bolso. Hoje, já não desculpa para não pores mãos à obra. No fim, será ótimo olhares e pensares que foste tu que fizeste!

 

2. Elimina o que não interessa

Esta parece óbvia, mas não é. Enchemos a nossa casa de acessórios, mobiliário desnecessário, equipamentos antigos (por exemplo, leitores de DVDs) e outras peças a ocupar espaço. Se queres dar uma nova vida à tua casa, elimina o que não interessa: doa!

Se, por outro lado, queres decorar a tua casa, pela primeira vez, evita ter o que não interessa. Less is more! Não compres peças dispensáveis, que não trarão utilidade à tua casa e apenas ocuparão espaço.

 

3. Não queiras para ontem

Hoje, vivemos no imediato. Mas não te deixes contagiar por esta febre. Queres decorar a casa mas queres para ontem e a gastar pouco? Impossível! A regra dos 3P’s: planear, pesquisar e preparar.

Planeia os espaços que pretendes decorar e o que vais precisar. Certamente, não irás decorar a tua casa toda de uma só vez. Identifica as áreas por onde vais começar;

Pesquisa lojas e sites de decoração. Espera por saldos, por exemplo, ou liquidações de lojas. Tem paciência!

Prepara o espaço. Antes de tudo, deves preparar a tua casa para receber a nova decoração. Faz uma limpeza geral, se necessário.

 

4. Adiciona arte e fotografias

Porque não seres tu a artista na tua própria casa? Procura ideias de pinturas que possas praticar. Não precisam de ser artes demasiado elaboradas! Mistura as cores da decoração na tela e deixa a tua imaginação brilhar.

Além disso, podes ainda pendurar algumas fotografias nas paredes da casa. São peças intemporais, baratas e que tornam a tua casa mais tua. Podes encontrar molduras económicas em sites como o Ikea ou Leroy Merlin.

 

5. Ofertas da natureza

A natureza dá-nos mesmo tudo o que precisamos. Até para decorar a nossa casa. Uma jarra com flores e voilà! Se não quiseres estar constantemente a trocar as flores, coloca flores secas. Os vasos são também excelentes opções de decoração e bastante económicos. (Podes ver o nosso artigo sobre como cuidar das plantas em vasos).

Utiliza pinhas, conchas do mar, casca de árvores de troncos caídos, bolotas… Tudo pode ser decoração, basta saberes conjugar e adequares ao teu estilo.

 

6. Reutiliza 

Existem mil e uma ideias de decoração reciclada. Certamente, tens em casa dos teus pais, avós ou parentes um telefone antigo, algum disco de vinil ou uma máquina de escrever… São excelentes opções para decorares a casa!

Além disso, podes também reciclar garrafas de vidro ou jarras. Podes pintá-las ou decorá-las e dar-lhe uma nova vida em cima do teu armário com flores. Ficam super giras! Ás vezes, o que precisamos está lá, mas só precisamos de um bocadinho de imaginação.

Deixamos-te algumas ideias para espevitar a tua imaginação:

Este artigo foi útil?
SimNão

ANÚNCIOS

Últimos artigos

Partilha este artigo

📧 Subscreve a nossa newsletter

Uma gestão doméstica mais fácil com estas dicas gratuitas na tua caixa de e-mail. Sem spam!

ANÚNCIOS

Categorias:

Mais artigos

ANÚNCIOS