📣 Novidade! Agora somos Pinhos Armazém Agrícola. Alguns artigos poderão ser reencaminhados para o novo website

Como limpar talheres de inox

Os talheres, aqueles objetos diários que nos acompanham às refeições, precisam de uma limpeza eficaz. E de brilho! Embora o aço inoxidável seja fantástico a prevenir manchas, ele também precisa de limpeza! Vejamos como.
Como limpar talheres de inox

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Na Casa

Artigo pela Equipa Na Casa | Website

«A tua casa merece». Esta pequena frase representa bem a nossa missão. O objetivo principal do Na Casa é dar-te o conhecimento necessário para cuidares da tua casa, para que esta se torne mais tua – mais pessoal, mais próxima de ti e mais fácil de gerir.

Remover manchas dos talheres de inox

Já abordamos aqui o tópico de como limpar aço inoxidável

Mesmo não oxidando, o aço inoxidável pode manchar de tempo em tempos. O que pode também acontecer é um acidente em que um talher ou mais ficam manchados com cor. Felizmente, existem soluções simples para te ajudar a remover estas manchas, ou lavando imediatamente com água ou outros ingredientes comuns na despensa.

Um erro na limpeza que expõe o aço inoxidável a químicos que não devia, ou o contacto com lixívia, faz com que os talheres fiquem manchados. Vejamos então passo a passo um método natural para remoção de manchas dos talheres de inox, deixando-os limpos e brilhantes.


⚠️ Atenção

  • Nunca uses lixívia ou limpa-fornos para limpar talheres de inox, pois irão marcar o aço inoxidável, deixando-o também baço.
  • Não uses produtos abrasivos para limpar aço inoxidável, evita o contacto dos mesmos com este material.
  • Não uses esponjas duras, de fibra de aço ou parecidas, que sejam abrasivas. A esponja (se usares) deve ser macia. Bem como os panos.

Remover manchas dos talheres de inox com bicarbonato de sódio e líquido lava-loiça

A pasta criada pela mistura destes dois ingredientes cria uma solução de limpeza que permite a remoção de manchas dos talheres de inox. É quase impossível que o bicarbonato de sódio arranhe seriamente o aço inoxidável, pois o bicarbonato de sódio é um abrasivo muito gentil.

Passo a passo:

  • Mistura cerca de 120ml de bicarbonato de sódio (½ chávena de chá) com um pouco de líquido lava-loiça, mexendo até formar uma pasta grossa.
  • Usa um pano microfibras (ou outro tipo de pano, desde que seja macio) para aplicares a mistura, esfregando-a na mancha do talher, na direção da textura do metal.
  • Depois de esfregares, lava bem a superfície do aço inoxidável, passando por água e seca com uma toalha.
  • Se não resultar, usa o método em baixo, que utiliza vinagre (branco ou de limpeza).

Remover manchas dos talheres de inox com vinagre

Já abordamos o ingrediente vinagre branco aqui no Na Casa, e hoje vemos como usar vinagre para remover manchas dos talheres de aço inoxidável (uma das suas muitas e úteis aplicações na limpeza doméstica).

Passo a passo:

  • Coloca um pouco de vinagre branco na superfície manchada.
  • Aguarda um pouco enquanto deixas o vinagre atuar. O ácido gentil do vinagre irá (em princípio) “soltar” a mancha.
  • Esfrega a mancha com um pano macio, na direção da textura do aço.
  • Passa por água e seca a superfície com um pano limpo. Examina a área, se a descoloração do aço inoxidável continuar, pondera o uso de um produto comercial.

Remover manchas de ferrugem dos talheres de inox

Para remover ferrugem do aço inoxidável podes usar um produto como, por exemplo, WD-40 multiusos.

O aço inox não reage bem a abrasivos, por isso evita estes produtos. Usando um produto como o WD-40 multiusos consegues eliminar a ferrugem sem haver necessidade de esfregar excessivamente.

Caso uses nos talheres, lembra-te de lavar bem no final da remoção de ferrugem.

Verifica se a ferrugem não danificou o material ao ponto de ser inutilizável.

Talheres de inox perderam o brilho: como resolver?

Usando azeite, ou outro óleo mineral, conseguimos renovar o aço inoxidável, fazendo com que os utensílios (incluíndo talheres) ficarem com tão bom aspeto como no primeiro dia de uso.

Pega em azeite, e começa a esfregar os talheres limpos com um pano macio, na direção do material. Em princípio, terás os talheres brilhantes novamente! Experimenta.

Este artigo foi útil?
SimNão

ANÚNCIOS

Últimos artigos

Partilha este artigo

📧 Subscreve a nossa newsletter

Uma gestão doméstica mais fácil com estas dicas gratuitas na tua caixa de e-mail. Sem spam!

ANÚNCIOS

Categorias:

Mais artigos

ANÚNCIOS