Limpar a casa de banho: guia completo

Limpar a casa de banho é uma tarefa essencial na limpeza doméstica. Neste artigo vemos como a executar, do início ao fim.
Limpar casa de banho guia completo

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Na Casa

Artigo pela Equipa Na Casa | Website

«A tua casa merece». Esta pequena frase representa bem a nossa missão. O objetivo principal do Na Casa é dar-te o conhecimento necessário para cuidares da tua casa, para que esta se torne mais tua – mais pessoal, mais próxima de ti e mais fácil de gerir.

Limpar a casa de banho não é uma tarefa que a maior parte das pessoas fique ansiosa por fazer. Mas, por mais maçadora que esta tarefa possa ser (ou parecer), com organização é possível fazê-la de forma rápida e eficaz. 

Por aqui, valorizamos muito uma divisão bem organizada e limpa e a casa de banho não é exceção. Limpar chuveiros, banheiras, sanitas e outras superfícies é trabalhoso e demora o seu tempo, mas com este passo a passo tudo vai ficar mais simples, fácil e dar menos trabalho.

Vamos ver como!

Infografia passo a passo para limpar a casa de banho

Como limpar a casa de banho de forma fácil

Passo 1. Remove itens do espaço.

Para teres espaço para limpar e conseguires chegar a todos os sítios, remove logo todos os itens que atrapalham a limpeza de uma só vez. Retira todos os produtos (gel de banho, shampoo, etc.) da banheira (ou duche). Tira todas as toalhas e tapetes que forem para lavar. Itens em cima do lavatório ou outros móveis, tira-os também. Retira também o caixote do lixo.

Remover os itens dos espaços a limpar ajuda a chegar mais facilmente a todos os lados necessários ao limpar a casa de banho.
Remover os itens facilita chegar a todos os lados que precisas limpar na casa de banho.

Passo 2. Limpa o pó e aspira.

Para te livrares do pó, pega no espanador. Remove o pó e remove também teias de aranha nos candeeiros ou ventilação. Depois, pega no aspirador e aspira o chão para apanhar cabelos e outras poeiras que estejam acumulados.

Passo 3. Aplica o produto de limpeza na banheira ou no duche.

Aplica o produto de limpeza de casa de banho na banheira ou duche. Não te esqueças de aplicar também na estrutura que segura a cortina ou na porta do chuveiro, se aplicável. Deixa atuar.

Passo 4. Limpa as superfícies.

Aplica o produto de limpeza num pano microfibra (ou numa esponja), e limpa o toalheiro, prateleiras, rodapés, peitoris, portas, persianas, etc. Trabalha por secções, de cima para baixo e da direita para a esquerda, de forma a que não te esqueças de nenhuma parte da casa de banho.

Passo 5. Hora de limpar a banheira ou duche.

Agora que o produto de limpeza já atuou, será mais fácil remover a sujidade acumulada na banheira (ou duche) esfregando gentilmente. Antes de enxaguares, limpa bem todos os chãos, paredes e outras superfícies. Vai colocando novamente no sítio os produtos que retiraste, limpando-os à medida que os colocas no sítio, se necessário.

Aprende aqui a limpar os azulejos da casa de banho.

Passo 6. Limpeza dos vidros

Para a limpeza dos vidros na casa de banho, como o espelho ou a porta do chuveiro, consulta o nosso artigo sobre como limpar vidros, onde te mostramos os melhores métodos para esta tarefa.

Pano microfibra para limpeza da casa de banho
Um pano microfibra é uma boa opção para limpar as diferentes superfícies da casa de banho, com um produto de limpeza adequado.

Passo 7. Limpa as restantes áreas

Não te esqueças de limpar o lavatório, torneiras e o topo dos móveis. Podes limpá-los usando um pano microfibra húmido com o produto de limpeza, e depois passando um pano limpo. Uma pano húmido com água irá remover o pó dos armários. Um item comumente esquecido é o piaçaba. Vê como limpar o piaçaba neste artigo. Para uma limpeza rápida, podes deitar um pouco de lixívia dentro do contentor que segura o piaçaba. É uma boa prática para desinfetar. Podes também colocar, com maior regularidade, um pouco de produto de limpeza no fundo.

Passo 8. Limpa a sanita.

Para veres como limpar a sanita facilmente, consulta o nosso artigo que te apresenta um método para a limpeza da sanita.

Passo 9. Limpa o chão.

Para limpares o chão, mistura no balde da esfregona água quente com a quantidade recomendada de produto para limpeza do chão da casa de banho. Mergulha a esfregona no balde, remove o excesso de água e passa pelo chão todo. Quando o chão secar, troca o saco do lixo do wc, coloca-o no sítio e coloca as toalhas e tapetes limpos também.

É importante limpar as torneiras na casa de banho.
Não te esqueças de limpar as torneiras na casa de banho. Podes fazê-lo com um pano microfibra húmido com produto de limpeza.

Dicas para limpar a casa de banho facilmente

A limpeza da casa de banho é uma tarefa semanal no nosso calendário de limpeza. Para facilitar a limpeza semanal da casa de banho, a melhor dica é mantê-la o mais limpa possível de uso para uso, e ir limpando pequenas coisas sempre que possível.

Organiza as tuas tarefas domésticas com este template gratuito.

Eis algumas coisas que podes fazer:

  • Mantém um aspirador de mão pequeno numa das gavetas, para poderes ir apanhando cabelos e outras sujidades que vão caindo no chão.
  • Passa o rodo limpa vidros no final de cada duche
  • Coloca um suporte no ralo para apanhar cabelos que caem enquanto tomas banho. Isto evitará o entupimento dos canos, que causa o mau escorrimento de água. É sempre boa ideia evitar a acumulação excessiva de água pois esta é a principal causa do aparecimento de mofo/bolor na casa de banho.
  • A nível de organização, considera juntar todos os itens mais pequenos num cesto, de forma a evitar que estes estejam espalhados pela casa de banho.

Limpar o chão da casa de banho é uma tarefa importante

De todas as superfícies que necessitam de uma limpeza na casa, o chão da casa de banho é das mais importantes. Segue os passos em baixo para limpar o chão da casa de banho:

  1. Primeiro, remove todos os itens, tais como cestos, toalhas, tapetes, etc.
  2. Varre a poeira acumulada. Presta atenção aos cantos.
  3. Aspira o chão para uma remoção mais completa da poeira e sujidade.
  4. Prepara a solução de água quente e o produto de limpeza, e passa a esfregona.
  5. Deixa secar.
Este artigo foi útil?
SimNão

ANÚNCIOS

Últimos artigos

Partilha este artigo

📧 Subscreve a nossa newsletter

Uma gestão doméstica mais fácil com estas dicas gratuitas na tua caixa de e-mail. Sem spam!

ANÚNCIOS

Categorias:

Mais artigos

ANÚNCIOS