Como descongelar o congelador: passo a passo

Descongelar o congelador é uma tarefa que muitos donos de casa preferem evitar. A primeira pergunta que te deves perguntar é se necessitas de descongelar o teu congelador. Se sim, este artigo explica-te passo a passo como o fazer.
Como descongelar o congelador passo a passo

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Na Casa

Artigo pela Equipa Na Casa | Website

«A tua casa merece». Esta pequena frase representa bem a nossa missão. O objetivo principal do Na Casa é dar-te o conhecimento necessário para cuidares da tua casa, para que esta se torne mais tua – mais pessoal, mais próxima de ti e mais fácil de gerir.

Como mencionamos em cima, descongelar o congelador pode nem sempre ser necessário. Para isso, precisas de te perguntar: quando devo descongelar o congelador?

A resposta mais direta é que deves descongelar o congelador quando ele começa a acumular gelo excessivo no perímetro interior. Ou seja, quando ele ganha gelo em demasia à volta. Isto faz com que duas coisas aconteçam: por um lado, reduz consideravelmente a eficiência energética do congelador, gastando mais energia e aumentando a tua fatura ao fim do mês, por outro, a conservação dos alimentos é também afetada, podendo fazer com que os alimentos se estraguem mais depressa, o que para além do perigo de saúde, também traz consigo mais custos.

Tópicos neste artigo

Descongelar o congelador é especialmente importante em modelos mais antigos, sendo que muitos equipamentos modernos vem já com sistemas no-frost que não acumulam gelo ao longo do tempo. Seja como for, é sempre boa ideia manteres o teu congelador livre de excesso de gelo acumulado, se esse for o caso.

Outra razão pela qual poderás querer descongelar o congelador é para o poderes limpar. É um passo especialmente importante quando fazemos uma limpeza a fundo ao frigorífico e congelador.

Exemplo de humidade dentro do congelador, que com o tempo se torna gelo acumulado em excesso.

Porque é que o congelador acumula tanto gelo?

Cada vez que abres o congelador, o ar exterior entra, permitindo a entrada de calor e humidade. A humidade que entra congela dentro do congelador, e vai-se acumulando ao longo do tempo. Se o teu congelador não tiver a funcionalidade de auto-defrost (auto-descongelar), este “gelo extra” vai-se acumulando até ao ponto em que poderá tapar saídas de ar e sensores de temperatura.

Isto poderá fazer com que o congelador trabalhe mais que o necessário, agravando assim a acumulação de gelo e o consumo energético.

Retirar o excesso de gelo no congelador

Para removeres o excesso de gelo no congelador, terás que o descongelar e também raspar com uma espátula de madeira ou plástico o gelo em excesso (acelerando o processo). Segura um balde por debaixo para apanhares o gelo que sai. Evita o uso de ferramentas de metal pois poderás danificar o congelador. Aconselhamos usares um dos métodos que te apresentamos em baixo, passo a passo, para removeres este gelo em excesso.

Como descongelar o congelador manualmente

A maneira mais fácil de descongelar o congelador é deixares o gelo derreter por si próprio. Demorará o seu tempo mas será menos intenso a nível de trabalho. Começa por desligar o equipamento, coloca toalhas para absorver a água e poderás colocar uma ventoinha para acelerar o processo.

Vamos ver passo a passo.

Passo 1. Desliga o congelador e remove os itens

O primeiro passo é desligar o equipamento. Caso o mesmo seja portátil, poderás levá-lo para um sítio onde seja mais fácil limpá-lo. Depois, remove todos os itens do congelador e coloca-os em sacos térmicos ou em geladeiras, de forma a evitares que se estraguem durante o tempo que necessitas para descongelar o congelador (pode demorar o seu tempo).

Passo 2. Decide como lidar com a água

Alguns congeladores têm uma pequena mangueira de drenagem que te irá ajudar a remover a água. Coloca-a de forma a cair diretamente num balde ou outro recipiente que irá conter a água. 

Caso o teu congelador não tenha este sistema, podes colocar umas toalhas ou plástico no chão em frente ao congelador. As prateleiras de baixo também podem ter toalhas para absorver a humidade.

Passo 3. Deixar o gelo derreter

A forma mais natural e menos trabalhosa de descongelar o congelador é deixar o gelo derreter sozinho. No entanto este processo acaba por ser mais demorado, principalmente se a temperatura exterior estiver mais fria (como, por exemplo, ao limpar o congelador no Inverno). Sendo assim, como acelerar a descongelação do congelador? Podes colocar uma ventoinha direcionada diretamente ao gelo no congelador, para o ar circular para dentro dele. Isto irá acelerar ligeiramente o descongelar.

Nota: evita cair na tentação de usar um secador pois o calor intenso pode danificar o congelador.

Passo 4. Passar a esfregona e limpar o congelador por dentro

Este método de deixar o gelo derreter naturalmente requer que vás limpando a água à medida que ela se forma. Podes passar a esfregona ou ir absorvendo com toalhas e panos.

Uma toalha de maior dimensão ajudará nesta tarefa. Por exemplo, uma toalha de praia velha é uma boa opção.

Quando todo o gelo tiver derretido, podes limpar o congelador por dentro. Usa a mesma mistura que recomendamos no artigo sobre como limpar o frigorífico. Esta mistura consiste em 1/2 bicarbonato de sódio e 1/2 água quente.

Depois de limpares com esta mistura, passa um pano limpo. Prateleiras, gavetas, porta, etc. verifica que todas as partes do congelador estão limpas.

Seca bem no fim!

Passo 5. Liga o congelador 

Pronto! Com tudo limpo e seco, podes voltar a ligar o congelador. Aguarda que ele atinja a sua temperatura normal novamente (isto poderá levar algumas horas, dependendo do modelo e da temperatura ambiente). Assim que o congelador estiver pronto, volta a colocar a comida que tinhas guardada temporariamente nas geladeiras e sacos térmicos. E pronto! Terás um congelador eficiente e limpo – tal como se quer!

Como descongelar o congelador rapidamente

Uma maneira de descongelar rapidamente é usando o truque das gavetas do congelador com água quente. Desliga o congelador da ficha e:

  1. Retira todas as gavetas.
  2. Enche a gaveta de baixo com água bem quente. Não deixes ferver a água, pois podes derreter o plástico.
  3. Coloca essa gaveta de baixo novamente no congelador e fecha a porta.
  4. Faz o mesmo com as restantes gavetas (ponto 2 e 3 desta lista).
  5. Aguarda que o gelo derreta!

Podes usar uma espátula de plástico ou madeira para ajudar com o processo de remoção de gelo. Mas o importante é preservar o calor, deixar o gelo derreter, sendo que as gavetas funcionam como contentor para a água que se forma.

Depois é só deitar fora a água, e seguir os passos de limpeza em cima indicados (passo 4 e passo 5).

Como funciona a tecnologia no-frost?

Também conhecida pelos nomes auto-defrost ou frost-free, a tecnologia no-frost caracteriza-se pela sua capacidade de refrigerar sem gerar gelo. Isto significa que equipamentos com esta tecnologia não vão padecer do problema de acumulação de gelo que os congeladores (principalmente mais antigos) padeciam. Mas, limpar o congelador continua a ser necessário, e podes seguir os passos em cima indicados, passando à frente a parte de descongelar.

Descongelar o congelador: defrost automático

Equipamentos que não possuem a tecnologia no-frost podem, no entanto, ter a funcionalidade de descongelamento automático. 

Com esta funcionalidade ativa, o congelador descongela automaticamente. O equipamento não é desligado, e o ciclo automático trata de derreter o gelo acumulado em excesso, e escoa-o para um depósito já inserido no equipamento.

Isto faz com que não seja necessária a descongelação manual, poupando tempo e esforço.

Consulta o manual do teu congelador para veres se tens esta funcionalidade. Ativa-a sempre que precisares de descongelar.

Produtos para descongelar o congelador

Existem no mercado vários produtos cuja função é acelerar o descongelamento. Pode ser uma solução para ti. Podes experimentá-los até mesmo na ótica de tentar diferentes métodos e perceberes qual funciona melhor para ti no que toca a esta tarefa de limpeza.

Estes produtos são comercializados, por norma, sobre a forma de spray, e podem ser encontrados para venda online ou em lojas da especialidade. São aplicados diretamente, de forma uniforme, no gelo que se pretende remover, deixando atuar durante algum tempo e depois removendo o gelo solto.

Este artigo foi útil?
SimNão

ANÚNCIOS

Últimos artigos

Partilha este artigo

📧 Subscreve a nossa newsletter

Uma gestão doméstica mais fácil com estas dicas gratuitas na tua caixa de e-mail. Sem spam!

ANÚNCIOS

Categorias:

Mais artigos

ANÚNCIOS