📣 Novidade! Agora somos Pinhos Armazém Agrícola. Alguns artigos poderão ser reencaminhados para o novo website

Limpar o frigorífico: passo a passo

Limpar o frigorífico é uma das tarefas mais importantes na limpeza da cozinha. Ela não tem que ser difícil e este artigo mostra-te como limpar o frigorífico passo a passo. Vamos lá!
Aprende a limpar o frigorifico passo a passo

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Na Casa

Artigo pela Equipa Na Casa | Website

«A tua casa merece». Esta pequena frase representa bem a nossa missão. O objetivo principal do Na Casa é dar-te o conhecimento necessário para cuidares da tua casa, para que esta se torne mais tua – mais pessoal, mais próxima de ti e mais fácil de gerir.

Essencial para uma boa manutenção da cozinha, a limpeza do frigorífico e do congelador vai ajudar-te a manter estes equipamentos de cozinha em bom estado e a funcionar corretamente durante mais tempo. Além disso, também será benéfico para a tua saúde e da tua família, contribuindo para uma melhor preservação dos alimentos ao longo do tempo.

Com que frequência devo limpar o frigorífico e o congelador?

Existem essencialmente dois tipos de limpeza, e ambas com regularidades diferentes. Podes fazer uma limpeza a fundo ou uma limpeza geral. A limpeza a fundo andará à volta das duas vezes por ano, sendo que uma limpeza geral pode ser feita uma vez por mês. De resto, um conjunto de pequenas limpezas regulares irão manter o frigorífico e o congelador relativamente limpos.

Precisas de descongelar o congelador para poder limpar? Consulta este artigo para veres como descongelar o congelador passo a passo.

Como limpar o frigorífico e o congelador a fundo? Aprende no que consiste esta limpeza completa

Uma limpeza a fundo é uma limpeza completa, que pretende higienizar o equipamento, chegando a locais onde as limpezas gerais mais regulares não chegam.

Método 1: Limpeza a fundo – Bicarbonato de sódio e água quente

Este método usa uma mistura de bicarbonato de sódio e água quente como agente de limpeza. Vamos rever passo a passo o que deves fazer para uma limpeza a fundo do frigorífico e das suas partes.

Limpar o frigorífico a fundo: passo a passo

Deixamos-te uma lista dos passos que deves seguir para limpar o frigorífico (mais detalhes em baixo)

  1. Desliga o frigorífico.
  2. Guarda os conteúdos em sacos térmicos. Retira as diferentes partes (gavetas, prateleiras, etc.)
  3. Deixa o frigorífico chegar a uma temperatura ambiente.
  4. Enquanto aguardas, limpa as diferentes partes com uma mistura de bicarbonato de sódio e água quente em partes iguais.
  5. Permite que o congelador descongele.
  6. Limpa dentro e fora com uma nova mistura de bicarbonato de sódio e água quente.
  7. Certifica-te de que está tudo sem manchas e bem seco. Usa um pano limpo ou papel de cozinha para secar bem o frigorífico e o congelador.
Infografia explicativa do passo a passo para limpeza do frigorífico

Desligar o frigorífico

Desliga o frigorífico e retira todos os alimentos (e outros conteúdos) guardando-os temporariamente em sacos térmicos. Este passo é especialmente importante para alimentos congelados.

Temperatura

Deixa o frigorífico chegar à temperatura ambiente. Também deves permitir que o congelador descongele. Enquanto aguardas que o frigorífico chegue à temperatura ambiente, poderás ir limpando as partes (prateleiras, gavetas, etc.) com uma mistura de bicarbonato de sódio e água quente.

Bicarbonato de sódio e água quente

A estrela das limpezas domésticas está de volta e não poderia ficar de fora nesta limpeza tão importante da casa – falamos, claro, do bicarbonato de sódio. Perfeito para esta tarefa pois é inofensivo em contacto com a comida e, para além disso, funciona como um desinfetante. É com esta mistura que irás limpar as diferentes partes bem como o interior.

Quanto ao exterior do frigorífico, também podes utilizar esta mistura, no entanto, tem em conta o material de que o frigorífico é feito. Consulta o manual do frigorífico pois poderá ter indicações sobre este aspeto.

Não te esqueças de limpar também as borrachas!

Certifica-te que está bem seco

Antes de voltares a ligar o frigorífico certifica-te que o mesmo está bem seco. Depois, podes voltar a colocar as prateleiras e gavetas (e outras partes) e, por fim, colocar os alimentos. Certifica-te de que o frigorífico volta à sua temperatura normal.

Método 2: Comida estragada – Água com sabão

Este método usa água com sabão como agente de limpeza e difere ligeiramente do método 1. No entanto, os princípios são exatamente os mesmos. Esta opção funciona bem como um intermédio entre uma limpeza a fundo e uma limpeza geral, mas é mais adequado para quando deixas comida estragar no frigorífico ou existe outra fonte de possível contaminação.

5 passos para limpar o frigorífico

Caso tenhas deixado comida estragar dentro do frigorífico, o mesmo vai precisar de ser limpo. Os germes da comida estragada podem espalhar-se para as prateleiras ou gavetas, sendo assim importante higienizar o frigorífico.

Segue os cinco passos em baixo para uma limpeza eficaz.

O que vais precisar:

  • Sacos selados
  • Água com sabão
  • Panos limpos
  • Água + Lixívia (opcional)

Passo 1: Deita fora os alimentos estragados

Se tiveres comida estragada, deita fora estes alimentos e outros que possam ter estado em contacto com eles.

Deita-os ao lixo num saco selado bem fechado.

Nota: não te esqueças de lavar com água com sabão o recipiente de plástico e outras partes que tenham estado em contacto com a comida.

Passo 2: Esvaziar o frigorífico

Esvazie o resto do frigorífico, tirando todos os items e deixa-os no balcão ou mesa enquanto limpas.

Tira as prateleiras, gavetas e outras partes removíveis.

Não deixes fora do frigorífico por mais de duas horas a comida que precisa mesmo estar nele.

Passo 3: Lavar as prateleiras, gavetas e outras partes removíveis

Deixa que as diferentes partes atinjam a temperatura ambiente. Depois, usa a água com sabão para lavar as diferentes partes (prateleiras, gavetas, etc). Seca-as bem com um pano limpo.

Atenção: não laves as prateleiras ou gavetas com vidro debaixo de água quente enquanto estas estiverem frias, pois vais rachar o vidro. Deixa-as sempre atingir a temperatura ambiente primeiro.

Passo 4: Limpar o interior do frigorífico

Limpa o interior do frigorífico com água quente misturada com sabão. Depois, passa água limpa para remover completamente o sabão.

Seca bem com pano limpo, para evitares humidade. Não te esqueças de limpar bem dentro de portas ou gavetas que não possam ser removidas.

Opcional: Usa uma solução de cerca de 12ml de lixívia em 3.5 litros de água para desinfetar o frigorífico. Este passo vem após limpares o interior usando água com sabão, e deverá passar água limpa depois e secar bem. Certifica-te de que não deixas para trás nenhum resto de lixívia.

Passo 5: Finalizar

Coloca novamente no seu sítio as prateleiras e gavetas (e outras partes), bem como todos os items que removeste.

Não te esqueças de limpar todos os recipientes usando água com sabão antes de os voltares a colocar no frigorífico limpo.

Não te esqueças destas notas importantes:

  • Lava bem as mãos com água e sabão quando terminares de limpar.
  • Usa água com sabão para limpar o balcão ou mesa onde colocaste os alimentos enquanto limpavas.
  • Lava os panos que usaste para secar o frigorífico antes de os voltares a usar novamente.

Limpeza geral ao frigorífico: o que fazer para o ir mantendo limpo

Nem todas as limpezas do frigorífico precisam de ser a fundo. Uma limpeza regular (ou geral) mais frequente é, muitas vezes, suficiente. Apenas precisas de algumas boas práticas para conseguires manter o frigorífico limpo no dia a dia. Ficam aqui algumas ideias:

  • Limpa semanalmente com um pano, de forma a evitar uma grande acumulação de sujidade.
  • Regularmente remove alimentos que estejam no frigorífico há muito tempo, a começar a ficar fora do prazo de validade e restos que tenhas guardado. Desta forma evitas a acumulação de odores.
  • Evita sempre que os alimentos estejam pousados diretamente em cima das prateleiras ou gavetas. Vegetais e legumes podem ser guardados em recipientes de plástico, ou sacas.
  • É muito importante ter as coisas certas no sítio certo. Organizar o frigorífico é um primeiro passo para garantir a sua boa utilização.
  • Sabias que existem alimentos que não devem estar no frigorífico? Cebolas, tomates, alhos e outros alimentos comuns que erroneamente guardamos podem causar deterioração, estragando o alimento e causando maus cheiros no frigorífico.
Este artigo foi útil?
SimNão

ANÚNCIOS

Últimos artigos

Partilha este artigo

📧 Subscreve a nossa newsletter

Uma gestão doméstica mais fácil com estas dicas gratuitas na tua caixa de e-mail. Sem spam!

ANÚNCIOS

Categorias:

Mais artigos

ANÚNCIOS