📣 Novidade! Agora somos Pinhos Armazém Agrícola. Alguns artigos poderão ser reencaminhados para o novo website

Como limpar a máquina de lavar loiça

A máquina de lavar loiça precisa de ser limpa tal como qualquer outro equipamento eletrodoméstico na casa. Vamos ver como limpar a máquina de lavar loiça com vinagre e bicarbonato de sódio e algumas dicas para a manter sempre limpa e cuidada.
Limpar máquina de lavar loiça

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Na Casa

Artigo pela Equipa Na Casa | Website

«A tua casa merece». Esta pequena frase representa bem a nossa missão. O objetivo principal do Na Casa é dar-te o conhecimento necessário para cuidares da tua casa, para que esta se torne mais tua – mais pessoal, mais próxima de ti e mais fácil de gerir.

Com a manutenção correta, conseguimos prolongar a vida dos equipamentos em nossa casa e também garantir que a higiene dos mesmos se mantem, aumentando a sua eficiência na tarefa de limpeza da loiça.

Para conseguirmos limpar a máquina de lavar loiça, não são precisos grandes produtos de limpeza difíceis de encontrar ou demasiado pesados na carteira. Podemos contar com os nossos amigos comuns na limpeza doméstica, o vinagre e o bicarbonato de sódio.

⚠️ Tem atenção ao manual da tua máquina. Este método de limpeza natural não deve ser usado excessivamente, principalmente se o manual da tua máquina recomendar não usar o vinagre. Para estes casos, existem produtos de supermercado que irão cumprir a missão. Visto isto, se planeias uma limpeza pontual e a tua máquina permite, usa este método natural e mais amigo da carteira.

Porquê limpar a máquina de lavar loiça?

Com o tempo, a máquina de lavar loiça vai acumulando sujeira em diferentes partes que não sai durante um ciclo normal de lavagem – cujo objetivo é lavar a loiça e não a máquina em si. Limpar a máquina de lavar loiça é a melhor maneira de evitar bolor e mau cheiro. 

Com que frequência devo limpar a máquina de lavar loiça?

O recomendado é limpares de três em três meses, para que a máquina se mantenha limpa e fresca. Este método com bicarbonato de sódio e vinagre podes usar uma vez por mês, se preferires uma limpeza mais regular.

Como limpar a máquina de lavar loiça com bicarbonato de sódio e vinagre

Limpar o interior da máquina de lavar loiça regularmente é a maneira mais fácil de prevenir que a mesma liberte mau cheiro e acumule resíduos de detergente, minerais e terra.

Infografia sobre como limpar a máquina de lavar loiça passo a passo.

1 | Limpa o filtro

Limpa o filtro no fundo da máquina de lavar loiça. Coisas como restos de comida, pequenos detritos como vidro, grãos ou papel. Se a máquina permitir, remove e limpa o filtro, impedindo assim entupimentos e outros obstruções. Lembra-te que alguns filtros não podem ser removidos, por isso, se tiveres dúvida, consulta o manual da marca da tua máquina para teres a certeza.

2 | Adiciona o vinagre

Deita cerca de 500ml de vinagre branco (ou vinagre de limpeza) num recipiente descoberto (como um copo ou taça) e coloca-o na prateleira de baixo da máquina.

Corre um ciclo normal, sem a opção de calor para secar os pratos. Não uses detergente.

O vinagre é excelente para remover restos de comida, gordura, resíduos e outra sujidade acumulada na máquina de lavar loiça. Também poderás usar este método para limpar uma máquina de lavar loiça que esteve parada durante muito tempo (o que deverás fazer antes da primeira utilização depois deste período de inatividade).

3 | Adiciona o bicarbonato de sódio

Quando o ciclo do vinagre terminar, deita cerca de 250ml de bicarbonato de sódio no fundo da máquina e corre um ciclo de água quente.

E voilá! A máquina estará limpa.

Este método é muito comum e eficiente. Também é excelente para remover maus odores, se estiveres a sentir mau cheiro na cozinha, muitas vezes a máquina de lavar loiça pode ser uma fonte desse mau cheiro. Assim, garantes que a máquina fica limpa e te livras do cheiro.

Outras questões relacionadas

Posso misturar o vinagre com o bicarbonato de sódio?

Não mistures os dois agentes de limpeza no mesmo ciclo, pois poderás danificar a máquina de lavar loiça. Usa-os sempre em dois ciclos separados.

Posso usar lixívia para lavar a máquina de lavar loiça?

Se a tua máquina sofreu um “ataque” de bolor, o vinagre consegue, por norma, acabar com ele. Mas em alguns casos extremos pode ser necessário o poder da lixívia. Nunca uses lixívia numa máquina de lavar loiça com um interior de aço inoxidável ou partes que contenham aço inoxidável.

Vê aqui como limpar aço inoxidável.

O que está a causar o mau cheiro na minha máquina de lavar?

O motivo mais comum para maus cheiros na máquina de lavar é um filtro sujo. 

Restos de comida poderão começar a acumular-se no filtro, o que causará mau cheiro com o passar do tempo. Esta limpeza permite-te livrar do mau cheiro, ou melhor, evitá-lo de todo.

Existem outros métodos de limpar a máquina?

Sim. O mais comum é o uso de produtos de supermercado, um limpa máquina como, por exemplo, os da marca Finish, que poderão ser sólidos (pastilhas) ou líquidos. Eles têm os seus métodos de aplicação que poderás encontrar na embalagem do produto ou website das marcas que o fabricam.

O que é a sujidade castanha na minha máquina de lavar?

Nódoas castanhas na máquina de lavar loiça poderão indicar que a tua água doméstica contém um nível excessivo de ferro.

Este artigo foi útil?
SimNão

ANÚNCIOS

Últimos artigos

Partilha este artigo

📧 Subscreve a nossa newsletter

Uma gestão doméstica mais fácil com estas dicas gratuitas na tua caixa de e-mail. Sem spam!

ANÚNCIOS

Categorias:

Mais artigos

ANÚNCIOS