📣 Novidade! Agora somos Pinhos Armazém Agrícola. Alguns artigos poderão ser reencaminhados para o novo website

Como lavar a roupa à mão

Já muitos nos perguntamos qual a maneira mais gentil de lavar a roupa à mão? Neste artigo queremos dar-te algumas dicas para que consigas finalmente fazê-lo, mantendo a tua roupa em segurança. Damos-te dicas gerais que se aplicam à maior parte das peças.

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Na Casa

Artigo pela Equipa Na Casa | Website

«A tua casa merece». Esta pequena frase representa bem a nossa missão. O objetivo principal do Na Casa é dar-te o conhecimento necessário para cuidares da tua casa, para que esta se torne mais tua – mais pessoal, mais próxima de ti e mais fácil de gerir.

Por vezes não se justifica fazer uma máquina, porque não temos peças suficientes. O mesmo acontece quando não temos máquina, e vamos lavar fora – nem sempre temos roupa suficiente que justifique a viagem. Embora a lavagem à mão esteja reservada para a limpeza de peças mais delicadas – como soutiens ou outra roupa interior – a lavagem manual é uma opção eficaz para os mais diversos tipos de roupa.

Quando assim acontece é normal que nos surja a questão: como lavar a roupa à mão? É normal, quando não estamos habituados ou nunca o fizemos, que nos perguntemos qual a melhor maneira para lavar a roupa à mão.

Antes de começar

Antes de te dirigires para o lavatório, não te esqueças de consultar as etiquetas e ver o que dizem sobre a temperatura da água e outras instruções de lavagem que a etiqueta te possa dar. Se não sabes como ler as etiquetas, consulta o nosso artigo com um infográfico completo dos símbolos das etiquetas de roupa.

Lavar a roupa à mão

Lavar a roupa à mão é, sem dúvida, umas das abordagens de lavagem mais gentis. Isto significa que terás atenção para manusear e tratar das roupas com um cuidado elevado durante todo o processo de limpeza. Para economizar tempo, podes juntar roupas por tipo: mesma cor, mesmo tipo de tecido, este tipo de coisas.

Neste artigo, explicamos o passo-a-passo para a maior parte das roupas. Vamos lá!

1. Primeiro passo

Lê a etiqueta para determinares o tipo de tecido: seda, lã e por aí em diante. A maior parte dos detergentes standard funcionarão para a maioria das peças. Alguns tecidos delicados poderão exigir um detergente mais suave, ou líquido lava-louça suave.

2. Segundo passo

Trata das manchas, se necessário. Para fazeres isto, passa suavemente removedor de manchas ou detergente líquido na mancha usando as pontas dos dedos (evita esfregar!).
Enquanto a roupa estiver de molho, espreme delicadamente a água com detergente pela roupa, várias vezes.

 

Enche o lavatório de água - morna ou quente, conforme a indicação da etiqueta - e coloca as peças lá dentro
Enche o lavatório de água – morna ou quente, conforme a indicação da etiqueta – e coloca as peças lá dentro.

3. Terceiro passo

Enche o lavatório de água – morna ou quente, conforme a indicação da etiqueta – e coloca as peças lá dentro. (A saber: lã, seda e cores fortes lavam-se melhor em água fria).
Depois adiciona a dose recomendada de detergente. Mexe o detergente na água para teres a certeza que está completamente dissolvido, depois coloca as peças na água e gentilmente pressiona para baixo, de forma a que fiquem completamente submergidas. A água poderá ganhar alguma cor, mas não te preocupes: isto é simplesmente o tecido tingido a libertar alguma cor, e não resulta em perda nenhuma de cor na roupa depois da lavagem.

4. Quarto passo

Enxagua bem. Se tens um local onde colocar as peças mais pequenas e deitar-lhes água diretamente da torneira em cima, melhor. Se não tens, então enche o lavatório com água limpa e fria, submerge as peças e retira a água toda, gentilmente. Repete conforme necessário.

5. Quinto passo

Remove a água em excesso. Não vais torcer as roupas delicadas para remover a água. Assim, o melhor a fazer é pegar na peça com cuidado e gentilmente apertar de forma a que o máximo de água em excesso saia. Depois, deita a roupa em cima de uma toalha absorvente, e embrulha a peça e a toalha juntas até que a água seja absorvida.

6. Sexto passo

Coloca as peças a secar. Para evitar danificar peças delicadas, especialmente malhas que podem perder a forma, deita-as a secar (literalmente deitadas, num plano). Para acelerar o processo de secagem, e para um cuidado extra, coloca uma toalha por debaixo da peça a secar, e deixa-as secar ao ar. Quando um lado estiver seco, vira ao contrário.

Este artigo foi útil?
SimNão

ANÚNCIOS

Últimos artigos

Partilha este artigo

📧 Subscreve a nossa newsletter

Uma gestão doméstica mais fácil com estas dicas gratuitas na tua caixa de e-mail. Sem spam!

ANÚNCIOS

Categorias:

Mais artigos

ANÚNCIOS