Limpar a placa do fogão: o que precisas saber

Neste artigo vemos como limpar a placa do fogão, seja ela a gás, vitrocerâmica ou de indução.
Limpar a placa do fogão

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Na Casa

Artigo pela Equipa Na Casa | Website

«A tua casa merece». Esta pequena frase representa bem a nossa missão. O objetivo principal do Na Casa é dar-te o conhecimento necessário para cuidares da tua casa, para que esta se torne mais tua – mais pessoal, mais próxima de ti e mais fácil de gerir.

Porque é importante limpar a placa do fogão?

A limpeza da cozinha é necessária, de uma forma geral, para eliminar a sujidade provocada pela comida, bem como para evitar a acumulação de bactérias. A limpeza da placa do fogão é, por este prisma, essencial, sendo esta uma área de muito “movimento” e onde acontecem derrames e outros acidentes culinários que, caso não seja feita uma limpeza adequada, podem levar a uma extensa acumulação de gordura.

Sendo uma zona de “movimento”, é assim importante a sua higienização adequada. Isto pois os tachos e panelas que se deslocam de um lado para o outro durante o cozinhar, podem espalhar as bactérias e germes um pouco por toda a cozinha. É uma espécie de “contágio”, proveniente de um local comum (a placa de fogão não limpa).

Para além destas razões higiénicas temos também o facto de uma placa de fogão limpa deixar a cozinha com melhor odor, menos desarrumada e com um melhor ambiente no geral.

Alimentos como o frango cru fazem com que seja também importante desinfetar esta zona.

O que pode acontecer se não limpar a placa do fogão?

O principal problema da falta de limpeza da placa do fogão é a acumulação de comida e óleos, que deixam gordura e bactérias no topo da placa. Com o passar do tempo, e devido a esta mesma acumulação, a limpeza tornar-se-á muito mais difícil. 

Uma limpeza regular permite assim manter a limpeza fácil e evitar esta acumulação de sujidade. Mais ainda, esta mesma acumulação deixa, ao longo do tempo, manchas perceptíveis na placa, visualmente desagradáveis e que são um sinal claro de falta de limpeza da placa do fogão. Com o tempo, estas manchas de sujidade tornam-se muito difíceis de remover.

Outra razão importante para uma limpeza frequente da placa é a extensão da vida útil do equipamento. Embora esta questão varie de modelo para modelo, a verdade é que a acumulação de gordura, devido a falta de limpeza, pode levar a uma grande redução de eficiência do equipamento e, a seu tempo, pode danificar os queimadores. Se não limpares a placa do fogão corres o risco de ficar com um equipamento menos eficiente e, por último, danificado.

Além disto, a comida e a gordura acumulada em quantidades maiores podem significar um risco de incêndio, pois são “combustível” que queima no caso de um desastre acontecer.

Com que frequência devo limpar a placa do fogão?

Como com qualquer eletrodoméstico ou equipamento, a frequência de limpeza está diretamente ligada à frequência de uso. Isto significa que se usas o placa do fogão uma vez por semana, se calhar só necessitas de a limpar uma vez por mês. No entanto, se cozinhas cinco a sete vezes por semana, deves limpar a placa do fogão pelo menos uma vez por semana.

Idealmente, e independentemente do grau de sujidade provocada ao cozinhar, podes limpar rapidamente a placa do fogão no final de cada uso. Se assim o fizeres, tens apenas que te certificar de que a placa está fria antes de a limpares.

Como limpar placa de fogão a gás

Limpar a placa de fogão a gás

Para uma limpeza eficaz da placa de fogão a gás, segue os passos em baixo.

O que vais precisar:

Uma vez reunidos os materiais necessárias à limpeza, segue este passo a passo:

  1. Desliga a placa do fogão e certifica-te que a mesma está fria.
  2. Limpa a placa de fogão com um pano húmido.
  3. Lava toda a superfície usando uma esponja suave com lava-loiça.
  4. Se a superfície estiver muito gordurosa, usa uma mistura de partes iguais de bicarbonato de sódio e vinagre branco (ou de limpeza) e deixa atuar durante um pouco, antes de limpares. Podes usar a mesma técnica/mistura para os queimadores.
  5. Seca a placa do fogão com um pano limpo.

Podes substituir os topos dos queimadores, se for necessário. Atenta à correta montagem dos mesmos depois da limpeza. O vídeo em baixo, partilhado pelo canal da LG USA, mostra como limpar os topos, tampas e grelha da placa.

Limpar a placa vitrocerâmica

Essencial para uma boa manutenção e consequente bom funcionamento, a limpeza da placa de fogão de vitrocerâmica é uma tarefa importante na cozinha.

O primeiro passo é consultar o manual do teu equipamento, e perceber se ele tem alguma indicação de limpeza em específico. Se não, usa o nosso método, que é perfeitamente adequado para a maioria das placas de vitrocerâmica.

Este método que apresentamos usa vinagre branco (ou de limpeza) e bicarbonato de sódio para uma remoção completa das gorduras da placa vitrocerâmica. Consulta o nosso artigo em baixo que te explica em detalhe que produtos necessitas, cuidados a ter e que ingredientes usar para criares uma solução caseira de limpeza da placa vitrocerâmica. Também revemos com remover resíduos queimados da placa vitrocerâmica.

Lê mais: Limpar a placa vitrocerâmica

Limpar placa de indução

Mais eficientes e com uma manutenção menor, uma placa de indução é excelente em qualquer cozinha. Muito semelhante à placa vitrocerâmica na sua limpeza, um agente removedor de gordura e um pano húmido são suficientes para manteres a tua placa de indução limpa.

O que não deves usar para limpar a placa de fogão

Produtos com grandes quantidades de químicos não são aconselhados pelos especialistas. Neste caso, bem como em outros casos de limpeza doméstica, o bicarbonato de sódio fará um excelente trabalho a quebrar e destruir a gordura e resto de comida. 

Evita também usar esponjas duras (como de aço) nas placas de fogão vitrocerâmicas e de indução. Isto porque muito certamente este tipo de esponjas causarão arranhões na superfícies.

Se a tua placa é de aço inoxidável, podes consultar o nosso artigo completo sobre como melhor limpar este tipo de material, para te ajudar a fazer uma limpeza correta da placa de fogão de inox.

Ler mais: Limpar aço inoxidável: o que deves saber

Limpar a placa do fogão a gás. Frequência de limpeza da placa do fogão.
A frequência da limpeza da placa do fogão está diretamente relacionada com a frequência de uso.

Dicas para manter o fogão limpo

Mais do que limpezas grandes, a chave para uma casa bem gerida e sempre limpa é a criação de um hábito de pequenas limpezas constantes e regulares.

Consistência na limpeza

Como já referimos, o fogão é um equipamento fundamental nas nossas cozinhas. Assim, a chave para uma boa manutenção é uma limpeza frequente. A limpeza regular é um dos melhores hábitos. Para além de evitar grandes e difíceis limpezas, garante um nível de limpeza ideal aquando da preparação das várias refeições ao longo da semana.

Atuar rapidamente

Aconteceu um desastre? A melhor solução é limpar imediatamente, o quanto possível. No caso da placa do fogão, com ela fria.

Limpar as bordas da placa

Um dos lugares mais esquecidos são as bordas da placa do fogão. Muita gordura se acumula aqui com o passar do tempo, por isso, não te esqueças de incluir este local na limpeza da placa do fogão.

Limpar o forno do fogão

Se estás a limpar a placa do fogão, é uma excelente altura para aproveitares e dar uma limpeza ao forno também. O nosso artigo em baixo vai ajudar-te a limpar o forno facilmente. Com a placa e o forno limpos, o teu fogão está pronto para cozinhados maravilhosos! Não são os equipamentos que fazem o chef… mas ajudam 😊

Ler mais: Limpar o forno: método natural e fácil passo a passo

Este artigo foi útil?
SimNão

ANÚNCIOS

Últimos artigos

Partilha este artigo

📧 Subscreve a nossa newsletter

Uma gestão doméstica mais fácil com estas dicas gratuitas na tua caixa de e-mail. Sem spam!

ANÚNCIOS

Categorias:

Mais artigos

ANÚNCIOS