Como limpar o chão da casa de banho

Limpar o chão da casa de banho é uma tarefa regular na gestão doméstica. Neste artigo vemos como limpar o chão do teu wc da forma mais eficaz.
Como limpar o chão da casa de banho

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Na Casa

Artigo pela Equipa Na Casa | Website

«A tua casa merece». Esta pequena frase representa bem a nossa missão. O objetivo principal do Na Casa é dar-te o conhecimento necessário para cuidares da tua casa, para que esta se torne mais tua – mais pessoal, mais próxima de ti e mais fácil de gerir.

Neste artigo iremos ver o passo a passo para uma limpeza eficaz do chão da casa de banho. A casa de banho é um local que requer constante atenção no que toca à higiene. Isto deve-se ao seu uso diário e regular, pela natureza das funções que uma casa de banho cumpre e pelo movimento diário que há neste divisão da casa. No que toca à limpeza da casa de banho, o chão em particular requer uma atenção redobrada pois tende a ser o local onde mais sujidade se acumula.

Tal como limpar o chuveiro, limpar o chão da casa de banho é uma tarefa importante quando limpas a casa de banho, por norma, semanalmente. Diariamente, podes e deves, ter sempre atenção à água que cai no chão da casa de banho, quando tomas banho, bem como outras sujidades derivadas do uso. Deves ter uma esfregona ou outro utensílio semelhante para recolher a água em excesso, evitando assim que o chão da casa de banho fique com água acumulada durante muito tempo, o que contribui para o aparecimento de humidade na casa de banho.

Produtos necessários para limpar o chão da casa de banho

Qualquer limpeza doméstica requer uma revisão prévia dos produtos que temos em casa e dos que precisamos para executar a tarefa! É muito chato estar a meio da tarefa e reparar que nos faltam produtos para a terminar. Para isso não acontecer, deixamos-te uma lista dos produtos que precisas para este passo a passo. Precisas então:

  • Aspirador ou vassoura
  • Balde para água morna
  • Esfregona
  • Produto lava chão ou multiusos
  • Escova de limpeza macia
  • Pano de limpeza ou toalhitas multiusos

Vejamos passo a passo como limpar o chão da casa de banho

Agora que tens todos os materiais em tua posse e estás pronto/a para a limpeza, está na hora de começar a limpar o chão do teu wc. Vejamos passo a passo.

Começa por aspirar

Poeira, pequenos detritos, cabelos e outras sujidades são presença comum no chão da casa de banho. É importante remover toda esta sujeira antes de passar a esfregona, por isso começa por essa parte. Com vassoura ou aspirador, varre ou aspira toda esta sujidade, tomando atenção aos cantos mais escondidos ou difíceis de limpar.

Prepara a solução de limpeza do chão da casa de banho

Enche o balde com água morna e adiciona o produto de limpeza lava chão ou multiusos, na quantidade recomendada pelo rótulo do produto que estiveres a usar. É aconselhável que leias o rótulo com atenção e percebas se o produto é passível de ser aplicado no teu tipo de chão de casa de banho. Se aplicares um produto não adequado, podes danificar o chão da tua casa de banho.

Passar a escova no chão da casa de banho ajuda a remover as manchas mais persistentes

Remover manchas mais visíveis

Para manchas que se destaquem no chão do wc, aplica o produto lava chão ou multiusos diretamente na mancha e depois de deixares atuar durante algum tempo, passa o pano para as remover, esfregando com a escova se necessário. É melhor remover estas manchas agora, pois uma passagem com esfregona (que iremos dar nos próximos passos) pode não ser suficiente para as remover.

A escova é particularmente boa para áreas mais sujas do chão, especialmente cantos que acumulam sujidade.

Passa a esfregona com o produto

Mergulha a esfregona limpa na solução de limpeza que preparaste e passa-a no chão. Começa de fora para dentro, de um canto para o outro, enquanto te movimentas em direção à saída (para evitares calcar o chão onde já passaste a esfregona, pois deixa marca).

Aplica a água qb, pois se aplicares muita água demora a secar. Também não é recomendável aplicar muita água pois o excesso de concentração de água pode danificar superfícies mais sensíveis, como madeiras no chão da casa de banho.

Secar o chão da casa de banho

Depois de aplicar o produto com a esfregona, mergulha a esfregona em água limpa e passa novamente, da mesma maneira, para remover algum excesso de produto que possa ter ficado. Para secar o chão da casa de banho, podes usar um pano de limpeza e secar manualmente, ou então deixar secar naturalmente, “ao ar”.

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

A melhor limpeza é um cuidado regular

Esta limpeza passo a passo é excelente para uma regularidade semanal. No entanto, como já mencionamos neste artigo, podes e deves ir limpando a tua casa de banho diariamente. Coisas como remover o excesso de água, ir apanhando alguma sujidade que se cria diariamente, como queda de cabelos ou terra que trazemos nos sapatos (se não os deixarmos na porta e usarmos na casa). Assim, garantes uma boa higiene constante da casa de banho e facilitas a tua limpeza semanal (pois não será tão intensa).

O que podemos concluir sobre limpar o chão da casa de banho

Podemos concluir que limpar o chão da casa de banho é uma tarefa essencial para manter uma boa higiene da casa de banho, tornando mais agradável o seu uso. É também uma tarefa importante na manutenção e gestão doméstica. Se fizermos pequenas limpezas diárias e uma limpeza mais profunda semanal, teremos sempre o chão da casa de banho em condições higiénicas e agradáveis, sem ter muito trabalho.

Este artigo foi útil?
SimNão

ANÚNCIOS

Últimos artigos

Partilha este artigo

📧 Subscreve a nossa newsletter

Uma gestão doméstica mais fácil com estas dicas gratuitas na tua caixa de e-mail. Sem spam!

ANÚNCIOS

Categorias:

Mais artigos

ANÚNCIOS