5 maneiras de eliminar mau cheiro na cozinha

Eliminar o mau cheiro na cozinha não é complicado depois de sabermos quais as causas mais comuns para este problema. Vamos conhecê-las neste artigo, e ver como resolver o problema.
Eliminar maus cheiros na cozinha

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Na Casa

Artigo pela Equipa Na Casa | Website

«A tua casa merece». Esta pequena frase representa bem a nossa missão. O objetivo principal do Na Casa é dar-te o conhecimento necessário para cuidares da tua casa, para que esta se torne mais tua – mais pessoal, mais próxima de ti e mais fácil de gerir.

Embora mais desagradável para as casas pequenas por se espalhar nelas mais rapidamente, os maus cheiros na cozinha são um problema transversal a todas as casas. Felizmente, não é complicado eliminar mau cheiro na cozinha, sobretudo os maus cheiros mais comuns.

Os odores que nos atraem no momento da refeição rapidamente passam a incomodativos depois da mesma. Pior ainda quando esses cheiros persistem até ao dia seguinte. E existem também maus cheiros devido a caixotes do lixo e outras estruturas ou equipamentos na cozinha.

A maior parte dos maus cheiros vêm de locais e causas comuns, por isso livrarmo-nos deles não será difícil. Vamos ver como identificar e resolver diferentes causas de maus cheiros na cozinha!

Como descobrir a causa do mau cheiro?

A primeira coisa a fazer quando nos queremos livrar de um mau cheiro é identificar a fonte do mesmo. A cozinha tem um número típico de locais que podem estar a produzir maus cheiros. 

5 dicas rápidas para te livrares dos maus cheiros na cozinha

  1. Limpar de imediato. Mesmo sem vontade, limpar de imediato (quando se termina a refeição) é a melhor maneira de evitar a contínua presença de cheiros fortes (como, por exemplo, o cheiro a peixe) na cozinha. Da mesma forma, ir limpando à medida que se cozinha é uma excelente opção para minimizar o acumular de trabalho.
  2. Fechar as portas enquanto cozinhas. Pode parecer um detalhe, mas por vezes aquela porta que fica aberta por esquecimento deixa passar cheiros para toda a casa.
  3. Ventilar a cozinha. Sempre que possível, tem uma corrente de ar para ir libertando a cozinha do cheiro a comida é ideal. Um exaustor é também fundamental nisto.
  4. Tigela com vinagre e bicarbonato de sódio. Sejam cheiros de cozinhar ou outros maus cheiros, esta mistura é excelente para eliminar ou minimizar os cheiros.
  5. Ferver fatias de laranja com dois paus de canela. Uma boa solução para aromatizar e eliminar maus cheiros! Um aroma doce e agradável, com muita presença, que ajuda a eliminar o mau cheiro na cozinha. Podes ferver no final da limpeza diária da cozinha, por exemplo.

Locais comuns de mau cheiro na cozinha

Descobre de onde pode estar a vir o mau cheiro que sentes na tua cozinha.

1 | Frigorífico

O frigorífico é uma das fontes mais comuns de mau cheiro numa cozinha. A sua correta utilização e manutenção é essencial para evitar que o aparecimento de maus cheiros seja frequente.

Como tirar o mau cheiro do frigorífico?

Regularmente retira os restos de comida que fores guardando no frigorífico, para evitar acumular restos em decomposição que libertam maus odores. Uma limpeza regular ao frigorífico também é recomendada, bem como uma limpeza mais profunda de vez em quando. Evita guardar alimentos que não devem estar guardados no frigorífico. Deves também tentar organizar o frigorífico de forma a que os alimentos certos estejam no sítio certo, garantindo a qualidade dos mesmos por mais tempo, evitando a deterioração. No que toca a alimentos, guardá-los em recipientes específicos também é uma boa solução. Assim, evitas alguns cheiros naturais das comidas que por si só podem ser não necessariamente desagradáveis, mas são fortes.

2 | Caixote do lixo

Para além de regularmente despejar o lixo, não te esqueças de limpar o próprio balde do lixo em si. Há sempre comida que cai fora do saco ou líquidos que vertem. Esta sujidade no balde pode ir acumulando-se com o tempo, deixando um odor desagradável na cozinha.

Existem aromatizadores que podes também colocar no lixo, bem como sacos do lixo perfumados que neutralizam relativamente bem o cheiro do lixo (para durante o tempo em que o lixo está no balde). 

Se o lixo estiver no balde por uma duração de tempo mais longa, podes passar as embalagens rapidamente por água para remover excesso (por exemplo, iogurtes e pacotes de leite, molhos, etc.)

Este artigo sobre como desodorizar o caixote do lixo diz-te outras maneiras de resolveres este problema, e dá-te um passo a passo sobre como limpar o caixote do lixo.

3 | Triturador de lixo

Caso tenhas triturador na banca, ele pode ser uma fonte de mau cheiro na cozinha ao acumular restos de comida. Uma boa manutenção é necessária para evitar que isto aconteça.

Para saberes se o cheiro vem do triturador, simplesmente aproxima o nariz do ralo e verifica se algum odor sai por ele. Se sair, terás que limpar o triturador.

Como limpar o triturador de lixo?

Gostamos de usar uma técnica simples, que usa a trituração de cubos de gelo como forma de soltar a comida acumulada e uma mistura de ingredientes caseiros para desinfetar e limpar. Vê neste artigo como limpar o triturador.

4 | Banca/Canalização

Por vezes a banca pode ser fonte de maus odores na cozinha. Quando isto acontece, por norma, está muito ligado à canalização. Existem duas causas principais: acumulação de comida e sujidade na canalização ou cheiros do esgoto que sobem pelo cano acima.

Em alguns casos mais raros, o cheiro pode ser causado por bolor. Se assim for, o nosso artigo sobre como limpar a humidade pode ajudar-te a resolver esse problema.

Como eliminar o mau cheiro da canalização?

O primeiro passo é diagnosticar a causa do problema:

  • A água não vai pelo cano abaixo, ou vai muito devagar. Isto é causado por um cano entupido. Algo está a impedir que a água desça. Se assim for, vê como desentupir um cano de esgoto.
  • Cheiro a podre. Óleos, gorduras ou restos podem estar a acumular-se nos canos da tua cozinha. Usa uma mistura de bicarbonato de sódio, vinagre, sal e água quente para limpar a canalização.
  • Cheiro a ovos podres. Gases do esgoto poderão estar a subir pelo cano acima devido a problemas com a dobra em U.

Os maus cheiros que emanam da banca são facilmente neutralizados desentupindo e limpando a canalização com produtos de supermercado ou misturas de limpeza caseiras. Também poderá ser necessário arranjar a dobre em U.

Se tentaste todos os métodos mas o mau cheiro persiste, pode ser hora de procurar ajuda profissional.

5 | Fugas de água

Sentes um cheiro a mofo, um ar mais pesado na tua cozinha? Muito provavelmente é devido a alguma fuga de água. A boa notícia é que é relativamente fácil diagnosticar uma fuga de água, ou seja, qual o lugar provável de ter uma fuga de água.

Como resolver?

Verificar primeiro debaixo da banca. Se vires uma poça de água debaixo dos canos ou nos cantos e à volta do armário, desliga a passagem de água imediatamente para evitar uma ainda maior acumulação de água.

Retira todos os itens que aí tiveres, e absorve a água em excesso com toalhas velhas ou panos. Se tiveres alguém na casa com habilidade para canalização, podes começar a tentar diagnosticar de onde vem a fuga.

Se não encontrares fugas de água aqui, verifica os armários perto da máquina de lavar louça. Verifica também, com cuidado, atrás da máquina. Vês madeira dobrada? O chão à volta da máquina de lavar louça, parece-te molhado? Se sim, então é provável que a fuga de água venha da máquina de lavar louça.

Caso não encontres na máquina de lavar louça, verifica o frigorífico. Se este tiver a função de fazer gelo ou dispensador de água, a fuga também poderá vir daí.

Se não encontrares a fuga de água, mas tiveres a certeza de que o mau cheiro é causado por água em excesso (bolor/mofo/madeira a apodrecer) então chama um canalizador assim que consigas. Pode custar algum dinheiro mas custará menos do que os danos que uma fuga de água podem causar na tua casa.

Este artigo foi útil?
SimNão

ANÚNCIOS

Últimos artigos

Partilha este artigo

📧 Subscreve a nossa newsletter

Uma gestão doméstica mais fácil com estas dicas gratuitas na tua caixa de e-mail. Sem spam!

ANÚNCIOS

Categorias:

Mais artigos

ANÚNCIOS