📣 Novidade! Agora somos Pinhos Armazém Agrícola. Alguns artigos poderão ser reencaminhados para o novo website

Como preparar o espaço de teletrabalho em casa

Para que consigas ter em tua casa um espaço de trabalho que respeite o corpo e a mente, segue estas dicas que te irão ajudar.
Escritório em casa para teletrabalho

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Na Casa

Artigo pela Equipa Na Casa | Website

«A tua casa merece». Esta pequena frase representa bem a nossa missão. O objetivo principal do Na Casa é dar-te o conhecimento necessário para cuidares da tua casa, para que esta se torne mais tua – mais pessoal, mais próxima de ti e mais fácil de gerir.

Pelo período de duração desta pandemia, e para muitas pessoas, mesmo depois da pandemia terminar, o teletrabalho será uma realidade. Este artigo pretende dar-te dicas que te ajudem a preparar o espaço de teletrabalho em casa. Queremos que o teu espaço te faculte a melhor experiência possível – poupando o teu corpo e mente durante todo o período.

Jovem mulher prepara o espaço de trabalho em casa
Da iluminação à cadeira, existe múltiplos fatores a ter em conta na preparação do seu espaço doméstico de teletrabalho.

O teletrabalho traz consigo muitas vantagens. Não é, de todo, um fenómeno novo. Mas com a COVID-19, muitas empresas descobriram que não precisam de escritórios gigantes (que, por vezes, trazem custos gigantes) para obterem bons resultados. Por outro lado, muitos trabalhadores descobriram que preferem não perder tempo do seu dia em viagens de ida para o trabalho e volta para casa.

Assim sendo, o teletrabalho tornou-se a palavra do dia e uma realidade que chegou para ficar.

No entanto, muitas pessoas foram apanhadas desprevenidas por esta nova realidade. Os seus espaços de teletrabalho não estão adequados para períodos de trabalho extensos. Muito menos para teletrabalho permanente.
Para que consigas ter em casa um espaço de trabalho que respeite o teu corpo e a tua mente, tenta seguir as nossas dicas.

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Um espaço dedicado ao teletrabalho

Embora a maior parte das pessoas não possua um espaço dedicado para teletrabalho é muito importante que o encontres. O ideal seria pegar num pequeno quarto onde consigas colocar uma secretária e o equipamento que necessitas. Procura um espaço onde consigas fechar a porta e evitar que sejas incomodado com o que se passa no restante da casa. Mas também um espaço onde separes a vida do trabalho da vida doméstica, algo que é importante no dia a dia.

Caso não tenhas este espaço extra, podes pensar em converter o quarto de hóspedes, por exemplo, num quarto com dupla funcionalidade. Isto significa, um escritório a maior parte do tempo e um quarto de hóspedes quando tiveres visitas. O mesmo pode ser feito com um alpendre fechado, uma lavandaria grande ou um espaço exterior, desde que fechado. Todos estes podem ser adaptados para cumprir a tal dupla função.

Se não tiveres nenhuma destas possibilidades, tenta adaptar um espaço da tua casa para esta função que seja o mais separado possível do caminho das outras atividades domésticas. Num espaço de teletrabalho, vais querer evitar que ser constantemente interrompido por ruídos ou a necessidade de te afastares do caminho das outras atividades.

Um monitor bem posicionado

O posicionamento do monitor é um aspeto essencial da preparação do teu espaço de trabalho em casa, devendo este estar devidamente posicionado para que consigas cuidar dos teus olhos, cabeça e pescoço.

Eis algumas dicas para encontrar o posicionamento perfeito:

  • Coloca o monitor perpendicular a, e cerca de metro e meio afastado de, uma fonte de luz natural (ou fonte de luz forte).
  • O ecrã deverá estar mesmo à tua frente, para evitar torcer o pescoço.
  • O monitor deverá estar a cerca de um braço de distância de ti.
  • Os teus olhos deverão estar aproximadamente à altura do topo do monitor, apenas um pouco mais a baixo – por volta da zona da barra de endereço de um navegador, por exemplo.

O monitor é, sem dúvida, uma peça fundamental para o conforto no teletrabalho. É para onde passarás a maior parte do teu dia a olhar, muitas vezes por horas seguidas. Para evitar todas estas horas seguidas, lembra-te de parar regularmente para descansar os olhos. Olha para um ponto distante durante algum tempo.

Para proteger os teus olhos de tanta exposição a luz azul, pondera usar um software como o f.lux, para que a certa hora do dia, ele comece gradualmente a diminuir a luz azul do teu monitor.

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Uma secretária (ou mesa) adequada

A altura ideal da tua secretária ou mesa de trabalho depende das medidas do teu corpo. É assim importante que prestes atenção à tua posição para verificar se esta se encontra adequada a ti. Eis alguns pontos aos quais deves prestar atenção:

  • Os teus pulsos deverão estar mesmo à tua frente, e manterem-se numa posição vertical neutra.
  • Os cotovelos deverão estar dobrados a cerca de 90 graus e estar à mesma altura que a tua secretária.
  • No que toca aos braços, deverão estar caídos perto do teu torso, e a maior parte dos antebraços na superfície da secretária/mesa ou nos apoios de braço da cadeira.

As mesas de cozinha são, por norma, demasiado altas para servirem de espaço de trabalho e, por isso, não recomendáveis a longo prazo.

A melhor cadeira possível

Uma boa posição sentado é um dos elementos fundamentais para um espaço de trabalho em casa focado na saúde. Certificares-te de que tens uma boa cadeira e descanso para os pés, caso seja preciso, deverá ser uma prioridade na preparação do teu espaço de teletrabalho.

  • O tamanho do assento deverá ser grande o suficiente para suportar as coxas sem bater na parte de trás dos joelhos, e ligeiramente mais largo do que o teu corpo.
  • As tuas costas deverão estar suportadas pela cadeira, preferencialmente com ajuste lombar.
  • As tuas coxas deverão estar paralelas ao chão, e os teus joelhos dobrados para que as tuas pernas estejam a 90 graus.
  • Os teus pés deverão estar assentes no chão ou no descanso.
  • O apoio de braços deverá tocar ligeiramente os teus antebraços, mas deixar espaço para que os teus ombros estejam relaxados (caso não te permitam isto, podes removê-los) – é importante não passar todo o tempo de trabalho com os ombros encolhidos.

Ajusta a tua cadeira usando almofadas para altura e toalhas enroladas para suporte lombar. Para o descanso de pés, caso precises, poderás usar livros ou uma caixa de sapatos (se a altura for ideal). A longo prazo e caso ainda não tenhas, poderás pensar investir algum dinheiro numa cadeira de qualidade que possua todos estes ajustes, adequando a tua posição da melhor forma possível ao teu corpo.

A iluminação correta

Uma boa iluminação é absolutamente fundamental para melhorar a produtividade, criatividade e o bem estar em geral. Qualquer pessoa que tenha trabalhado tempo o suficiente num escritório/espaço mal iluminado saberá as consequências desastrosas que isso tem a longo termo, afetando, em muito, a disposição e o bem estar físico de uma pessoa.

Luz natural vs Luz artificial

Por defeito, a tua primeira escolha deveria ser um espaço com grande luz natural durante o tempo de trabalho.
Caso tenhas que usar uma luz artificial, as luzes LED, por norma, são ajustáveis e assim poderás regular ao longo do dia, dando-te a possibilidade de mimicar um ciclo natural de luz, que te irá parecer mais orgânico e, por consequência, mais natural – podendo ajudar a um melhor sono, por exemplo.

Direção da luz

Idealmente terás luz indireta suficiente para poder ler e ver os objetos que tens na tua secretária. A luz de um candeeiro de teto, vinda de cima é, geralmente, melhor.

O termo luz indireta refere-se a luz que não esteja diretamente no teu campo de visão ou vinda do teu monitor. Por exemplo, uma janela atrás de ti, ou ao teu lado, pode criar brilhos no teu monitor. Embora este seja o tipo de luz recomendado, tenta fazer com que estes brilhos não afetem o teu monitor, posicionando-o com um ângulo que os evite.

O uso de candeeiros

Não coloques um candeeiro imediatamente ao lado do teu monitor, onde acabarás com fontes de luz a competir entre si, e possíveis brilhos.

Poderás precisar de candeeiros para luz adicional, mas tenta sempre colocá-los tanto quanto possível de forma a que não criem brilhos no ecrã do monitor e que não estejam diretamente no teu campo de visão quando estiveres a trabalhar no computador.

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Ligação à internet de qualidade

A maior parte das zonas urbanas e suburbanas possuem um fornecedor de internet a alta velocidade; cerca de 50Mbps é a velocidade mínima recomendável, e quantas mais pessoas estiverem a usar a tua internet, mais irás querer uma velocidade maior.

A largura de banda dentro da tua casa também é importante. As melhores conexões são através de cabos Ethernet portanto, se possível, liga o teu computador de teletrabalho diretamente ao teu router através de um cabo Ethernet; isto é especialmente importante se estás a trabalhar com vídeo ou outro tipo de trabalho que vai usar muita largura de banda.

O Wi-Fi é adequado para a maior parte dos trabalhos básicos de escritório, por isso caso não consigas ligar um cabo Ethernet, o Wi-Fi irá funcionar perfeitamente.

Outras considerações

Irás, possivelmente, precisar de um teclado externo, bem como de um rato. O tamanho do rato deverá ser adequado ao tamanho da tua mão e o tapete poderá ter um apoio para o teu pulso, de forma a evitar que o mesmo fique dobrado.

Mesmo usando um portátil, poderás ter que o colocar num apoio de forma a que o ecrã fique a um nível de visão recomendado para que não te cause problemas de pescoço. Assim, terás também que usar um teclado externo ao teclado embutido no portátil.

Em ambos os casos opções sem fios são uma boa escolha para evitar a típica confusão de cabos e assim contribuir para um espaço de teletrabalho mais harmonioso.

Se passas muito tempo ao telefone, uns auscultadores confortáveis com microfone são aconselháveis. Os auscultadores são, por norma, uma melhor opção do que auriculares, pois descansam sobre os ouvidos, e não tão diretamente nestes, evitando o desconforto ao fim de algum tempo – ou até mesmo dor, para algumas pessoas. A qualidade de áudio tende também a ser melhor nos auscultadores.

O mesmo com a posição da tua webcam – caso passes muito tempo em videochamada – tenta tê-la mesmo à tua frente, de forma a evitar rodares o pescoço ou estares numa posição estranha enquanto falas.

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Portanto… para concluir

O espaço de teletrabalho em casa não é, de todo, menos importante do que o espaço do escritório. Caso tenhas oportunidade de seguir todas estas sugestões, irás conseguir montar um espaço dedicado ao trabalho na tua casa que respeita o teu bem estar e que está preparado para o longo prazo.

No momento de escrita deste artigo, não sabemos quanto tempo iremos passar nesta situação mas, como em cima referido, para algumas pessoas a realidade do teletrabalho (em casa) irá tornar-se permanente.

E assim, agora que as nossas vidas domésticas e profissionais estão tão próximas, é importante perceber como manter um equilíbrio entre as duas, ao mesmo tempo mantendo as duas o mais saudáveis possível.

Este artigo foi útil?
SimNão

ANÚNCIOS

Últimos artigos

Partilha este artigo

📧 Subscreve a nossa newsletter

Uma gestão doméstica mais fácil com estas dicas gratuitas na tua caixa de e-mail. Sem spam!

ANÚNCIOS

Categorias:

Mais artigos

ANÚNCIOS