📣 Novidade! Agora somos Pinhos Armazém Agrícola. Alguns artigos poderão ser reencaminhados para o novo website

Como eliminar formigas na cozinha: repelentes e dicas

Apesar de maioritariamente inofensivas, as formigas são um problema na cozinha pois arruinam alimentos e podem transportar bactérias. Neste artigo vemos algumas maneiras de eliminar as formigas na cozinha para acabar com este problema - de vez!
Como acabar com formigas na cozinha

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Na Casa

Artigo pela Equipa Na Casa | Website

«A tua casa merece». Esta pequena frase representa bem a nossa missão. O objetivo principal do Na Casa é dar-te o conhecimento necessário para cuidares da tua casa, para que esta se torne mais tua – mais pessoal, mais próxima de ti e mais fácil de gerir.

Neste artigo focamo-nos em algumas soluções que poderás utilizar para acabar com as formigas na cozinha. Falamos de quando as formigas surgem regularmente, principalmente na altura do Verão, mas cabe-te avaliar se poderás ter uma infestação que precise de uma solução profissional. Para os casos menos graves, algumas soluções naturais conseguirão resolver o problema sem ser necessário produtos químicos e toxinas.

Como eliminar formigas na cozinha

1 | Limpa-vidros e detergente líquido

As formigas deixam um odor próprio quando se deslocam, que usam posteriormente como trilho para regressarem à colónia. Eliminando este trilho consegues fazer com que o percurso se disperse e elimina o surgir de novas formigas bem como o voltar para trás das que já estão na tua cozinha, e que pretendes eliminar.

Como aplicar:

  • Mistura um pouco de limpa-vidros com detergente líquido num borrifador (caso não tenhas limpa-vidros e detergente, água com sabão também resulta)
  • Aplica esta mistura no local onde as formigas estão, no percurso e nas entradas e saídas
  • Remove a solução deixando um pequeno resíduo para trás (não limpes na totalidade a mistura, deixa um pouco)
  • Repete quanto necessário

2 | Pimenta preta ou vermelha moída

A pimenta preta ou vermelha funciona como um agente repelente natural, pois as formigas parecem tender a evitar o odor da pimenta preta ou vermelha.

Como aplicar:

  • Deita um pouco de pimenta preta ou vermelha junto dos locais onde as formigas estão a entrar e a atacar.

3 | Óleo essencial de hortelã-pimenta

Eficaz para formigas e outros insetos (por exemplo, mosquitos), a hortelã-pimenta, tal como a pimenta preta ou vermelha, funciona como um repelente natural.

Usado sobre a forma de óleo essencial, permite-te repelir formigas da cozinha. O odor deste óleo essencial é muitas vezes comparado ao de pastilha elástica, não sendo demasiado forte ou agressivo para uso doméstico.

Tem sempre cuidado com os animais domésticos quando usares óleos essenciais. Muitos deles são perigosos para a pele dos animais quando entram em contacto direto com ela.

Como aplicar:

  • Mistura 10 a 20 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta com cerca de 470ml de água num borrifador de plástico
  • Borrifa os locais onde as formigas estão a aparecer, incluindo entradas
  • Repete conforme necessário

4 | Óleo essencial de árvore do chá (tea tree)

Tal como o óleo essencial de hortelã-pimenta, o odor do óleo essencial de árvore do chá (comumente referido como tea tree) também funciona como repelente. O odor é um pouco mais forte do que o de hortelã-pimenta, mas não é desagradável, podendo funcionar como alternativa ou apenas preferência para algumas pessoas.

Tal como mencionamos em cima, tem cuidado ao usar óleos essenciais junto de animais domésticos, pois o seu contacto direto com a pele do animal pode causar feridas.

Como aplicar:

  • Mistura 5 a 10 gotas de óleo essencial tea tree com cerca de 470ml de água num borrifador de plástico
  • Borrifa os locais onde as formigas estão a aparecer, incluindo entradas e saídas. Como alternativa podes humedecer bolas de algodão com este óleo essencial e deixá-las junto dos locais onde as formigas andam na cozinha.

5 | Vinagre branco

Este agente de limpeza natural também funciona bem como repelente natural. Uma das suas muitas funções no uso doméstico é a de ser capaz de repelir formigas (e outros insetos). As formigas conseguem sentir o seu odor, mesmo depois deste ter secado há algum tempo. Isto faz com que o odor que se sente ao aplicá-lo para este propósito não permaneça forte para as pessoas, mas os insetos ainda o irão sentir.

Como aplicar:

  • Aplica partes iguais de vinagre branco e de água num borrifador
  • Borrifa as zonas comuns onde vês formigas e nas formigas em si, podendo depois limpá-las com um pano ou papel

6 | Amido de milho

Disponível na maior parte das drogarias e supermercados, o amido de milho pode ser usado para eliminar as formigas na cozinha.

Existem diferentes maneiras de aplicar o amido de milho para eliminar formigas:

  • O primeiro método consiste em deitar amido de milho no trilho de formigas, e depois deitar água em cima. Isto matará as formigas, sendo possível depois limpar. Esta maneira elimina as formigas mas poderá não prevenir o reaparecimento.
  • O segundo método é semelhante, mas em vez de deitar água por cima, aspira-se o amido de milho junto com as formigas, sendo que depois se despeja o saco do aspirador no exterior da casa.

7 | Água a ferver

O objetivo de usar água a ferver é eliminar as colónias de formigas que se formam junto da casa. Deita água a ferver em cada pequeno buraco que encontrares, de onde estiverem a sair ou a entrar formigas.

Embora as entradas e saídas pareçam pequenas (são, por norma, pequenos buracos) elas escondem vastos túneis criados pelas formigas por debaixo da terra. A ideia é eliminá-los com água a ferver, e para isso precisas despejar a água a ferver nos vários buracos que encontrares, de forma a apanhares os túneis todos (ou o maior número possível, pelo menos).

8 | Borra de café

A borra de café é, por vezes, eficaz como repelente. Coloca a borra de café (o mais fresca possível) em cima de um pequeno pedaço de cartão (ou outra superfície descartável, o objetivo é não sujares o sítio onde colocares a borra), e deixa-a perto dos sítios onde as formigas se juntam (como, por exemplo, a taça de comida de um animal doméstico).

Este método requer uma troca frequente da borra de café, para ser mais eficaz.

As formigas são um problema comum na casa. Atacam em especial a cozinha, pois é onde se encontra a comida que procuram.
As formigas são um problema comum na casa. Os repelentes naturais são uma boa maneira de evitar a sua concentração.

Dicas úteis para evitar formigas na cozinha

Vimos alguns métodos com ingredientes que podes usar como repelentes. Agora deixamos-te algumas dicas para evitar que as formigas apareçam.

Vejamos algumas dicas que podes implementar:

  • Limpa as superfícies da cozinha e chão todos os dias
  • Lava a loiça imediatamente após a usares
  • Passa por água as taças de comida dos animais domésticos após estes comerem
  • Usa os repelentes naturais em cima mencionados para desincentivar o aparecimento de formigas
  • Guarda a comida devidamente, em recipientes selados ou sacos com fecho.

Atenção ao espaço exterior

Mantém o teu jardim aprumado. Vegetação que toque nas paredes da casa (principalmente próxima de portas ou janelas) também pode ser aparada, de forma a evitar facilitar a passagem de formigas do exterior para o interior.

Verifica as plantas

Verifica as plantas de forma a teres a certeza que nenhuma delas está infestada com formigas.

Para evitares que as formigas entrem do exterior e se instalem nas tuas plantas, rodeia as plantas com pequenas lascas de casca de limão ou laranja.

Guarda a comida

As formigas são atraídas por alimentos doces (como açúcar, mel, etc). Sendo assim, uma das melhores maneiras de acabar com as formigas na cozinha é garantir que não elas conseguem chegar a nenhuma destas comidas.

Mantém os alimentos fechados em recipientes ou sacos plásticos selados. Lava a loiça logo após a usares, de forma a evitar que restos de comida fiquem expostos durante muito tempo.

É também recomendável limpar no final de cada refeição, até mesmo refeições pequenas, como quando se come um snack, evitando assim o acumular de migalhas. Isto inclui a cozinha e qualquer outro local na casa onde a tua família coma.

Alimentos para animais de estimação também podem atrair formigas. Remove as tigelas com comida assim que o animal terminar de comer. Limpa as tigelas imediatamente para eliminar os restos e cheiros dos alimentos.

Outras soluções para eliminar formigas da cozinha

Se nenhuma das soluções aqui apresentadas resultar para a tua casa, então tenta estas alternativas.

Armadilhas com isco

Embora não seja possível evitar toxinas com estes produtos, existem pequenas armadilhas em formato de disco, que contém isco para atrair a formiga.

Eles funcionam fazendo com que a formiga leve um pouco de veneno para a colónia, tentando assim o produto exterminar a colónia por dentro.

Pode ser uma boa solução para eliminar as formigas e resolver o problema, evitando também o uso de repelentes/inseticidas em spray para quem não gosta.

Repelentes em spray

Tal como em cima mencionado, outro produto comercial com sucesso são os spray anti-formigas (e outros inseticidas, como Raid), que também resultam.

Exterminadores

Apenas para casos mais severos, onde realmente o problema é constante e já de uma maior dimensão. Os exterminadores irão identificar as colónias presentes na tua casa e acabar com elas. Procura um que use o menor número de químicos tóxicos possível, e informa-o sempre de cuidados de saúde respiratórias da tua família e animais de estimação.

Este artigo foi útil?
SimNão

ANÚNCIOS

Últimos artigos

Partilha este artigo

📧 Subscreve a nossa newsletter

Uma gestão doméstica mais fácil com estas dicas gratuitas na tua caixa de e-mail. Sem spam!

ANÚNCIOS

Categorias:

Mais artigos

ANÚNCIOS