Como organizar uma despensa?

Quão satisfatório é ver uma despensa organizada? Os recipientes etiquetados e encaixados tipo legos. Tudo organizado quase como uma utopia. Mas é possível! Ensinamos-te as dicas infalíveis para uma despensa organizada.
Uma despensa organizada com jarros com diferentes etiquetas a identificar o conteúdo

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Na Casa

Artigo pela Equipa Na Casa | Website

«A tua casa merece». Esta pequena frase representa bem a nossa missão. O objetivo principal do Na Casa é dar-te o conhecimento necessário para cuidares da tua casa, para que esta se torne mais tua – mais pessoal, mais próxima de ti e mais fácil de gerir.

Uma despensa organizada não só te poupa tempo como te ajuda a manter o espaço limpo e os alimentos conservados. Mas a verdadeira pergunta é: como organizar uma despensa?

Acima de tudo, esta é uma área da tua casa que deves manter sempre sob vigilância, o mais organizada possível e livre de sujidade.

1- Limpeza

Primeiro, limpeza é o mais importante numa despensa. Mas não é por estar organizada que se vai manter limpa. É importante realizar a manutenção do espaço de forma a que os alimentos estejam num espaço adequado. Ou seja, a limpeza da despensa deve fazer parte da tua lista de tarefas semanais na casa. Se te ajudar, lê o nosso artigo sobre os produtos que facilitam a limpeza.

2 – Criar o layout da despensa

Antes de mais nada, faz um plano, pode ser mental, da disposição dos elementos na despensa. Separa por tipo, organiza pela data de validade e mantém ao alcance os que usas diariamente. Por exemplo, organiza as garrafas de um lado e os frascos do outro. Separa os doces dos salgados e coloca à frente os que têm a data de validade mais próxima. Portanto, este é o passo fundamental para uma despesa organizada e prática.

3 – Prateleiras e mais prateleiras

As prateleiras serão as tuas melhores amigas! Criam níveis de organização e, além disso, ajudam a aproveitar o espaço. Tem atenção à distância entre elas – alguns elementos precisam de mais altura que os outros. Em primeiro lugar, revê o teu layout e idealiza o espaço para cada produto. Assim, poderás pensar na distância entre as prateleiras e a quantidade destas que deverás ter.

4 – Não tenhas medo de mostrar

Uma dica importante é o uso de frascos de vidro transparentes. Para além de conservarem melhor os alimentos, ajudam-te a perceber o que está no interior. É uma forma elegante, inteligente e prática de organizares a tua despensa. Coloca umas etiquetas giras com o nome e a data de validade, se necessário.

5 – O bloquinho

Mantém um bloco de notas na despensa. Sempre que algum produto acabar, aponta. No supermercado não haverá esquecimentos e em casa não haverão desperdícios. Quase poético.

6 – Tem brio

Existe a ideia de que uma despensa nunca é bonita. Não acredites! Tem brio na tua despensa. É o local onde guardas os teus bens alimentares e deve estar sempre bem organizado. Se seguires as nossas dicas a tarefa torna-se mais fácil.

Queremos saber das tuas angústias! Lá em casa a despensa está sempre organizada ou parece um guarda-fatos de uma teenager?

Este artigo foi útil?
SimNão

ANÚNCIOS

Últimos artigos

Partilha este artigo

📧 Subscreve a nossa newsletter

Uma gestão doméstica mais fácil com estas dicas gratuitas na tua caixa de e-mail. Sem spam!

ANÚNCIOS

Categorias:

Mais artigos

ANÚNCIOS