Na Casa
«A tua casa merece». Esta pequena frase representa bem a nossa missão. O objetivo principal do Na Casa é dar-te o conhecimento necessário para cuidares da tua casa, para que esta se torne mais tua – mais pessoal, mais próxima de ti e mais fácil de gerir.
Indicações gerais:
- Todos os métodos de remoção de nódoas devem ser aplicados antes da lavagem (no caso de tecidos laváveis). Nódoas que tenham sido lavadas e secas são quase impossíveis de remover.
- Trata da nódoa o mais depressa possível. Quanto mais tempo passar, mais difícil será remover a nódoa.
Consulta o nosso artigo guia para remover nódoas para mais dicas.
Como remover nódoas de abóbora
As nódoas de abóbora crua ou cozida são relativamente fáceis de remover. Mas quando temos abóbora combinada com ovos, leite ou queijo (junções culinárias comuns) a remoção das nódoas já se torna mais complicada.
No entanto, isto não significa que seja impossível remover essas nódoas.
1: Remover nódoas de abóbora de tecidos laváveis
O que vais precisar:
- Tira-nódoas pré-lavagem
- Lixívia
- Detergente de roupa
Remove qualquer excesso de abóbora e mergulha o tecido em água fria para desprender a nódoa. Faz um pré tratamento com um tira-nódoas para antes da lavagem. Lava com água (o mais quente possível para o tipo de tecido) usa também lixívia (se for segura para o tecido).
Como mencionamos em cima, as nódoas frescas são mais fáceis de remover. Mas se não tiveres oportunidade de aplicar este método imediatamente, pré trata o item com um tira-nódoas antes da lavagem, coloca o item na máquina de lavar com detergente de roupa e o tipo de lixívia que for segura para o tecido, e deixa na máquina ensopado durante a noite.
2: Remover de roupas que se lavam a seco
O que vais precisar:
- Colher ou faca não afiada (de manteiga, por exemplo)
- Pano limpo
Se o pedaço de abóbora cair num tecido que seja de lavagem a seco, remove a parte sólida com uma colher ou faca não afiada com movimentos de baixo para cima.
Não esfregues, mas podes humedecer ligeiramente a nódoa com um pano húmido.
Depois, tenta levar o tecido o mais depressa possível à lavandaria, onde poderás explicar a nódoa para uma melhor limpeza profissional.
3: Remover de carpetes e estofos
O que vais precisar:
- Faca de manteiga
- Colher de sopa
- Lava loiça
- Pano branco ou toalhas de papel
No momento em que a abóbora atinge a carpete, usa uma faca de manteiga para remover o excesso sólido.
Depois, mistura uma colher de sopa de lava loiça com duas xícaras de água quente. Mistura bem.
Usando um pano branco ou toalha de papel, aplica a mistura nas fibras da carpete. Lembra-te de aplicar sempre de fora para dentro, para evitar que a nódoa se espalhe.
O próximo passo é usar um pano limpo para remover a mistura (sem esfregar). Repete o processo até a nódoa desaparecer.
Se a nódoa não estiver a sair, faz uma mistura nova usando uma colher de sopa de amoníaco e duas xícaras de água quente. Segue os mesmos passos descritos em cima, mas usando esta mistura nova.
Lembra-te de aplicar a mistura sempre de fora para dentro, em direção ao centro.
É muito importante que no final removas completamente a solução da carpete. Usa um pano limpo e enxagua com água simples para remover toda a solução. Deixa secar naturalmente. Podes também aspirar a área da nódoa, que ajudará a levantar as fibras da carpete.
Para nódoas de abóboras em estofos, segue os mesmos passos mas tendo especial cuidado para não molhares demasiado o tecido. Se o tecido do estofo for seda ou vintage, consulta um profissional de limpeza para evitares danificar o tecido.