📣 Novidade! Agora somos Pinhos Armazém Agrícola. Alguns artigos poderão ser reencaminhados para o novo website

Como remover nódoas de asfalto

Desde quedas até trabalhos com este material, remover nódoas de asfalto é possível com alguns ingredientes que já temos por casa.
Como remover nódoas de asfalto

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Na Casa

Artigo pela Equipa Na Casa | Website

«A tua casa merece». Esta pequena frase representa bem a nossa missão. O objetivo principal do Na Casa é dar-te o conhecimento necessário para cuidares da tua casa, para que esta se torne mais tua – mais pessoal, mais próxima de ti e mais fácil de gerir.

Indicações gerais sobre remoção de nódoas

  • Todos os métodos de remoção de nódoas devem ser aplicados antes da lavagem (no caso de tecidos laváveis). Nódoas que tenham sido lavadas e secas são quase impossíveis de remover.
  • Trata da nódoa o mais depressa possível. Quanto mais tempo passar, mais difícil será remover a nódoa.

Ler mais: Guia para remover nódoas

O artigo em cima referido vai dar-te uma boa introdução sobre como melhor atuares no caso de uma nódoa acontecer. Nele analisamos os tecidos/materiais mais comuns, bem como os produtos e métodos mais usados para a remoção de nódoas.

Tem atenção para não confundires o asfalto com alcatrão. Podes ver neste artigo como remover nódoas de alcatrão.

Remover nódoas de asfalto de tecidos laváveis

Os acidentes acontecem e, se lidarmos com este material, eventualmente poderemos ter um acidente com asfalto num tecido em nossa casa. Este método mostra-nos uma maneira de remover o asfalto dos tecidos, evitando que os mesmos se danifiquem.

O que vais precisar

  • Tira-nódoas
  • Detergente líquido
  • Lixívia
  • Toalhas de papel (ou papel de cozinha absorvente) (opcional)
  • Percloroetileno (solvente de limpeza a seco – opcional)

Passo a passo

Vejamos passo a passo como remover nódoas de asfalto de tecidos laváveis.

  1. Esfrega gelo na área com a nódoa removendo o excesso de material com uma faca não afiada.
  2. Satura a área da nódoa com tira-nódoas (tira-nódoas em aerossol resulta melhor para nódoas gordurosas/oleosas). Aguarda um minuto para o tira-nódoas penetrar a nódoa de asfalto na totalidade. Para nódoas persistentes, esfrega a área da nódoa com detergente líquido (seguro para o tecido). Lava imediatamente após.
  3. Se manchas de cor persistirem, enxagua/lava com lixívia (se for possível usar lixívia no tecido em questão, certifica-te disto para não estragares o tecido).
  4. Para nódoas difíceis, aplica solvente de limpeza a seco na parte de trás, por cima de toalhetes de papel ou papel de cozinha. Deixa secar, passa por água e começa este passo a passo no passo 1.

Nota: No caso de nódoas difíceis e o uso de percloroetileno (solvente de limpeza a seco), pode ser melhor opção recorreres a uma lavagem profissional, caso não queiras fazer este passo em casa.

Lê mais: O que é percloroetileno?

Como remover nódoas de asfalto da carpete

Remover nódoas de asfalto da carpete

O que vais precisar

  • Álcool isopropílico

Passo a passo

  1. Remove o máximo de asfalto que conseguires do material, removendo-o com uma toalha de papel (sem esfregar) ou usa uma faca não afiada para raspar o excesso de material.
  2. Aplica álcool na área usando um pano branco, toalha de papel branca ou bola de algodão. Se a nódoa for muito profunda, aplica sem esfregar (semelhante à maneira de aplicação “Blot” que podes ver neste vídeo como fazer). 

Importante: De forma a evitar danificar a parte de trás da carpete, não permitas que o álcool chegue a ela. A melhor maneira de evitar é aplicar o álcool com cuidado, em “doses pequenas” e nunca em excesso.

Como esfregar: No caso da nódoa ser apenas à superfície, esfrega em uma direção de cada vez. Evita esfregar “para trás e para a frente”. Não esfregues usando um movimento circular. Usa a técnica “blot” ou, tal como referido, para nódoas à superfície, em uma direção de cada vez.

Fontes: UofI
Este artigo foi útil?
SimNão

ANÚNCIOS

Últimos artigos

Partilha este artigo

📧 Subscreve a nossa newsletter

Uma gestão doméstica mais fácil com estas dicas gratuitas na tua caixa de e-mail. Sem spam!

ANÚNCIOS

Categorias:

Mais artigos

ANÚNCIOS