Na Casa
«A tua casa merece». Esta pequena frase representa bem a nossa missão. O objetivo principal do Na Casa é dar-te o conhecimento necessário para cuidares da tua casa, para que esta se torne mais tua – mais pessoal, mais próxima de ti e mais fácil de gerir.
Precisas substituir a cabeça do chuveiro?
De lés a lés, seja por necessidade ou opção, precisamos substituir o chuveiro, ou a cabeça do chuveiro. Para levar a cabo esta tarefa, precisamos de saber trabalhar com água e, por vezes, eletricidade. Tudo depende da complexidade da tarefa. Lembra-te, a segurança vem em primeiro lugar!
Usar uma cabeça de chuveiro antiga pode ser desmotivador, gastar demasiada água e retirar o prazer de tomar um bom banho. Às vezes, quando o problema é falta de pressão, tudo o que precisamos fazer é limpar os furinhos do chuveiro. Mas, outras vezes, precisamos mesmo de uma cabeça de chuveiro nova.
Escolher a cabeça do chuveiro
Depois de decidires avançar com a substituição da cabeça do chuveiro, precisas tirar um tempo e olhar para as diferentes ofertas do mercado.
Online consegues encontrar uma grande variedade de modelos e diferentes opções para compra, para diferentes gostos. Desde fabricantes nacionais a produtos importados em revenda, as opções são vastas.
Podes optar por uma solução fixa, um chuveiro de mão (ou ambos). Os chuveiros de mão terão várias opções de posições. Quantas mais posições o chuveiro tiver, maior será o leque de escolha na forma como a água sai. Dependendo do teu modelo atual, podes ter que mudar tudo, incluindo o suporte, para acomodar o teu novo chuveiro de mão, por exemplo.
Passo a passo para substituir o chuveiro
A complexidade da instalação irá ser diferente conforme o tipo de substituição que fizeres. Aqui damos-te uma ideia geral dos passos que terás que seguir na substituição.
Se está na altura de trocar o chuveiro, usa este passo a passo básico para te ajudar a concretizar esta tarefa:
- Desliga a energia elétrica na área do chuveiro. Podes fazê-lo desligando o respetivo disjuntor para esta área.
- Desliga a água na área do chuveiro. Encontrarás a válvula de fechamento perto do chuveiro. Isto irá cortar a água enquanto substituis o chuveiro.
- Remove o chuveiro antigo. A remoção poderá ser diferente consoante o tipo de chuveiro que estiveres a substituir. Esta parte poderá exigir remover parafusos e conectores elétricos. Toma atenção consoante o modelo.
- Instala o novo chuveiro. Segue as instruções dadas pelo fabricante. Poderás ter que instalar suportes ou até mesmo fazer algumas instalações elétricas. Se em algum ponto sentires que isto ultrapassa a tua capacidade de fazer uma instalação correta, será melhor recorrer a um especialista.
- Depois de terminada a instalação, podes ligar a água novamente, depois de te certificares que tudo está bem seguro e bem apertado.
- Com as ligações elétricas feitas corretamente, liga a luz novamente.
- Testa o novo chuveiro, verificando se está tudo bem!
Lembra-te que, ao trabalhar com água e eletricidade, a segura está sempre em primeiro lugar.
Para os iniciantes em bricolage, a substituição de um chuveiro por um chuveiro do mesmo tipo, é mais simples. A instalação de um chuveiro num local diferente e que tenha instalações elétricas, requer trabalho de pichelaria e electricidade, pelo que certamente será necessária a ajuda de um profissional.
Para teres a certeza que a tua cabeça de chuveiro de mão funciona bem, limpa-a ao primeiro sinal de entupimento. A limpeza pode ser feita colocando a mesma na máquina da lavar-loiça, ou usando um produto próprio para limpeza do chuveiro. Isto vai garantir que o fluxo de água se mantém fluído e sem obstruções.
A manutenção é um tópico muito importante no que toca a garantir que os nossos equipamentos domésticos duram muitos e bons anos!
Esperamos que este artigo te tenha ajudado! Já segues a nossa newsletter? Se não, segue para receberes todas as dicas que te irão ajudar na gestão da tua casa!