Como desentupir os “furinhos” do chuveiro de forma fácil

Os chuveiros são peças importantes na altura de tomar banho. Existem vários modelos, dos mais simples, aos que possuem mais funções. Mas todos, de vez em quando, ficam com os “furinhos” entupidos. Vamos ver como desentupir o chuveiro facilmente.
Como desentupir furinhos entupidos no chuveiro

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Na Casa

Artigo pela Equipa Na Casa | Website

«A tua casa merece». Esta pequena frase representa bem a nossa missão. O objetivo principal do Na Casa é dar-te o conhecimento necessário para cuidares da tua casa, para que esta se torne mais tua – mais pessoal, mais próxima de ti e mais fácil de gerir.

Antes de pensares em trocar a peça do chuveiro por uma nova porque a água não corre como devia, é possível limpar o chuveiro e desentupir os “furinhos” ou “buraquinhos” (por onde a água sai). Assim, todos ficarão a deitar água de forma normal, novamente, evitando a despesa ou evitando a perda da tua peça preferida.

Se sai pouca água dos furinhos do chuveiro, uma das razões (entre outras) pode ser a acumulação de sujidade no chuveiro, que está a impedir a saída da água com pressão, pois entope os furinhos, de forma muito igual a, por exemplo, um cano entupido. A concentração de minerais e outra sujidade, entope o tubinho o que impede o normal fluxo de água.

Lê mais: Como detetar uma fuga de água em casa?

Porque ficam os “buraquinhos” do chuveiro entupidos?

Desde a acumulação de calcário, a outro tipo de sujidade, são várias as razões pelas quais os furinhos do chuveiro ficam entupidos. Felizmente, é relativamente fácil desentupir os buraquinhos limpando o chuveiro com materiais que, por norma, temos em casa como: vinagre, palitos, clipe ou escova de dentes.

Segurança primeiro

Aconselhamos a ter algum cuidado na limpeza e a desligar o interruptor de energia quando fores limpar o chuveiro e remover a cabeça do chuveiro para limpeza, especialmente para os que contém componentes eletrónicas. Assim evitas possíveis choques ou danos causados no aparelho.

Certifica-te que fazes isto antes de começares a limpeza, ou seja, antes de seguires com os métodos em baixo apresentados, onde te mostramos como limpar o chuveiro e desentupir os furinhos da cabeça do chuveiro.

Limpar o chuveiro

Limpar o chuveiro é fácil. Uma tarefa simples, parte da limpeza da casa de banho, que podes fazer usando um produto à base de lixívia ou para limpeza de inox, bem como ingredientes alternativos como vinagre branco (ou de limpeza).

Esta limpeza regular permite que o chuveiro acumule menos sujidade ao longo do tempo e também evita a formação de mofo/bolor. Também previne que tenhas que descalcificar o chuveiro mais vezes. Limpa o chuveiro sempre que limpares a casa de banho.

Lê mais: Como remover e prevenir humidade na casa de banho

Limpar o chuveiro com vinagre e água

Para limpar a cabeça do chuveiro, não necessitas remover a peça inteira, basta remover esta parte. Consegues facilmente desenroscar a cabeça do chuveiro da mangueira. Coloca-a durante cerca de 1 hora numa taça com mistura de água e vinagre branco, ou vinagre de limpeza. Depois retira-a e escova-a com uma esponja. Com isto feito, usa um dos métodos em baixo para desentupir os furinhos.

Desentupir furos do chuveiro com uma escova de dentes

Desentupir os buraquinhos com uma escova de dentes

Uma escova de dentes pode ser usada para limpar as saídas de água sem danificar o chuveiro. 

Vejamos como:

  1. Verifica quais os furinhos que estão entupidos
  2. Limpa o chuveiro, a peça inteira, com um produto a tua escolha (conforme indicado para esta limpeza, ou seguindo o método em cima, que usa vinagre branco, ou vinagre de limpeza)
  3. Com uma escova, escova suavemente os furinhos e os entupidos escova com alguma maior pressão (mas cuidado para não danificar)

A ideia é que os pelos finos da escova conseguirão remover a sujidade dos buraquinhos, desentupindo-os, e fazendo com que a água flua novamente com facilidade.

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Desentupir furos do chuveiro com um palito

Desentupir os furinhos do chuveiro com um palito

Podes usar só o palito para desentupir os furinhos. Também podes primeiro limpar com a escova de depois então usar o palito como complemento, ou apenas nos furinhos mais dificeis/entupidos.

Cuidado ao usar o clipe para não danificares a peça.

Limpar o chuveiro sem remover a cabeça da mangueira

Para evitar remover a cabeça do chuveiro da mangueira, podes fazer o seguinte:

  1. Coloca uma saca plástica à volta do chuveiro, onde nela tens a mistura de água e viangre
  2. Aperta-a com um elástico na ponta, de forma a impedir que a mistura saia
  3. Depois, retira a saca plástica e passa a escova de dentes conforme indicado em cima

No fim verifica se resultou e se o chuveiro está limpo e os furinhos correm água livremente.

Como podes ver, não é difícil limpar o chuveiro e desentupir os furinhos entupidos por calcário ou outros minerais. Conseguirás estender a vida do teu chuveiro preferido com esta manutenção regular, que também fará com que ele funcione bem durante mais tempo.

Uma limpeza regular é a forma mais fácil de evitar estes pequenos problemas, bem como evitar limpezas maiores que nos “queimam” mais energia e tempo.

Este artigo foi útil?
SimNão

ANÚNCIOS

Últimos artigos

Partilha este artigo

📧 Subscreve a nossa newsletter

Uma gestão doméstica mais fácil com estas dicas gratuitas na tua caixa de e-mail. Sem spam!

ANÚNCIOS

Categorias:

Mais artigos

ANÚNCIOS