Dormir melhor: como um quarto limpo pode ser a solução

Já conhecem a importância que damos à limpeza e aos ambientes limpos aqui no Na Casa. Mas mais do que apenas criar um ambiente bom, a limpeza tem repercussões diretas na nossa qualidade de vida e isso é verdade também para o nosso sono.
Um quarto limpo pode ser a solução para dormir melhor

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A limpeza do ambiente onde dormimos não só afeta a facilidade com que adormecemos, como afeta também a qualidade da noite de sono em si. É por isso que diferentes estudos mostram, por exemplo, o impacto positivo que o uso regular de lençóis limpos, com aroma fresco, tem na qualidade do sono.

Todos sabemos o quanto o sono nos afeta. E deviamos saber a extrema importância que a qualidade do sono tem na nossa vida e na nossa sociedade.

“O sono é um processo complexo em que ocorrem múltiplas funções que são benéficas para corpo e mente. A capacidade de memória, aprendizagem e de decisão lógica dependem de um bom sono. Por outro lado, o sono influencia o nosso sistema imunitário, regula o metabolismo – quer pelo equilíbrio da glicose e da insulina, quer pelo balanço entre hormonas da saciedade e do apetite – e influencia o sistema cardiovascular”

Dr.ª Susana Sousa, pneumologista. Fonte: Sociedade Portuguesa de Pneumologia

A higiene do sono é um conceito que nos apresenta um conjunto de melhores práticas para uma melhor noite de sono. Neste artigo focamo-nos em mostrar a importância que a limpeza do espaço onde dormes tem para uma boa noite de sono, e que medidas podes tomar para garantires que o teu quarto está pronto para te acolher.

Como a desarrumação afeta o sono

Se já tiveres problemas em adormecer, a desarrumação do quarto é um fator que vais querer resolver para te ajudar a dormir melhor.

Muita da desarrumação no quarto cria-nos ansiedade. Sabemos que temos aquelas coisas para arrumar e por isso não conseguimos relaxar até termos o problema resolvido. Ou simplesmente a sua presença visual cria ruído que nos impacta, fazendo-nos sentir que estamos num espaço desorganizado e caótico.

É óbvio então que evitares ter este tipo de ansiedade no teu pensamento antes de dormir é uma maneira fácil de te conseguires acalmar, o que trará uma noite de sono mais relaxada. Isto aplica-se em especial a desarrumação em cima da cama (como roupa ou outras coisas) mas também, claro, se estende a todo o quarto.

Nesta lógica, vemos então que o quarto deve ser um local dedicado ao sono, e pouco mais. É um local para dormir, para relaxar.

A própria decoração deve ser leve e descontraída (se de todo existente). Para pessoas com problemas em adormecer/sono pouco repousante, torna-se mais importante ainda ter o quarto pensado apenas para melhorar a noite de sono. E isto inclui o aspeto que falamos em cima, a limpeza do quarto em si.

Dica: se a luz é um fator forte de interrupção do sono, considera usar cortinas blackout.

A atmosfera do quarto influencia o nosso humor na hora de dormir. Um quarto limpo e asseado com a temperatura certa é um fator importante que impacta a qualidade da noite de sono.

Pequenas coisas como o número de almofadas podem afetar o nosso sono. Almofadas a mais apenas para fins decorativas podem criar uma sensação de confusão. As almofadas mais importantes são as únicas que devem ficar na cama (a que apoia a cabeça e a que apoia o corpo).

A luz ambiente e o uso de aparelhos eletrónicos também contribui para esta sensação de ruído/despertar. Recomendamos sempre o uso da meia-luz nas horas mais próximas de ir dormir, bem como a total ausência de telemóveis e tablets.

Frequência de mudança dos lençóis

A limpeza relacionada com o sono foca-se, muito, na frescura dos lençóis.

Recomendamos a troca de lençóis idealmente uma vez por semana. Se não for possível, de duas em duas semanas.

O mesmo acontece com a limpeza do colchão. O colchão deve respirar sempre que possível, evitando a acumulação de ácaros, pólens, mofo e outros (p.e. pelos de animais) que afetam o sono devido às alergias e dificuldades de respiração que causam. É difícil conseguir uma noite de sono repousante e tranquila se tivermos o nariz entupido, causando desconforto e muito provavelmente o despertar frequente.

Esta limpeza frequente aplica-se também a edredons, travesseiros, cobertores e outra roupa de cama que uses.

Quando limpar?

Não guardes a tarefa de limpeza do quarto para momentos antes de te deitares. Fá-lá com tempo de forma a que evites atividades de grande esforço físico ou concentração na hora de ir para cama. Isto agitará a tua mente e vai deixar-te com dificuldade em adormecer. Limpa com tempo, com calma, algumas horas antes de te deitares.

Continuo com problemas em dormir bem

Esta solução não é obviamente a cura para todos os problemas de sono. Se mesmo com o quarto limpo e uma mente tranquila sentes dificuldade em adormecer, então procura ajuda profissional. Poderás necessitar de um diagnóstico qualificado para te ajudar a resolver problemas do sono. O website da Associação Portuguesa do Sono também possui conteúdos que te poderão ajudar a perceber melhor o que influencia o sono.

Mas, para a maior parte das pessoas, o cuidado com a limpeza no quarto será uma grande ajuda na qualidade do sono. Ajudará a adormecer melhor, bem como a dormir com uma maior tranquilidade.

O sono é absolutamente fundamental para o nosso bem-estar. No que toca à nossa casa, é uma das coisas principais que fazemos nela e com estas dicas conseguirás garantir que temos tudo encaminhado para uma melhor noite de sono na nossa casa.

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