5 passos para uma cozinha limpa todos os dias

Intuitivo e simples, este passo a passo para uma cozinha mais limpa permite-te ter a cozinha limpa todos os dias, com um bom nível de detalhe e facilidade na limpeza.
Limpa a cozinha todos os dias com este passo a passo fácil

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Na Casa

Artigo pela Equipa Na Casa | Website

«A tua casa merece». Esta pequena frase representa bem a nossa missão. O objetivo principal do Na Casa é dar-te o conhecimento necessário para cuidares da tua casa, para que esta se torne mais tua – mais pessoal, mais próxima de ti e mais fácil de gerir.

Por mais simples que pareça, é fácil ignorar a limpeza diária. Por vezes, deixamos de lado pequenas tarefas que, por causa disso, se tornam grandes tarefas no futuro. Isto causa maior desgaste e mais cansaço! É por isso que, por aqui, somos apologistas de uma limpeza diária, regular, e que mantém a cozinha sempre limpa. 

Ela não só te permite disfrutar de uma cozinha limpa mais tempo, como também é um bom método para evitar deixar acumular sujidade que provoca maus cheiros na cozinha.

Tendo em mente todas estas vantagens de uma limpeza diária da cozinha, vamos ver em baixo quais os passos a seguir nesta tarefa (ou conjunto de tarefas).

1 | Levanta a mesa

Este passo é óbvio, mas temos que começar pelo início, e o segredo aqui é levantar a mesa o mais rápido possível (ou seja, com o menor número de “viagens”). Coloca os pratos junto da banca e guarda o mais depressa possível os alimentos que necessitam de estar no frigorífico. Certifica-te de que qualquer garrafa, embalagem ou tupperware está limpo antes guardares no frigorífico ou em outro local. Passa um pano húmido por cada objeto antes de o guardares.

Depois, passa um pano pelo topo da mesa. Se ela for de vidro, podes passar um pano húmido que remove molhos, pequenos restos e migalhas, e depois passar o limpa vidros. Se for de outro material, um pano seco ajuda-te a remover esses mesmos restos e migalhas, bem como outras sujidades. Certifica-te de que limpas a totalidade da superfície (não vale passar um pano à pressa!)

2 | Lava a loiça

Já falamos das diferenças de sustentabilidade entre lavar a loiça à mão ou lavar na máquina de lavar loiça. Neste passo a passo vamos usar as duas opções. Coloca na máquina tudo o que conseguires. Tem sempre cuidado para não colocares alguns itens a tapar outros, não deixando a água chegar a eles. Não precisas de pré-lavar nenhum dos itens, mas remove os restos dos pratos e outra loiça antes de os colocares na máquina de lavar.

Depois de colocares a loiça possível na máquina, podes lavar à mão a loiça restante. Usa a água mais quente que conseguires suportar. Deixa-a a secar.

Limpar a cozinha à medida que se cozinha uma refeição ajuda a diminuir a carga de trabalho de limpeza no final da refeição.

3 | Limpa a placa (ou fogão) e os balcões

A limpeza das superfícies da cozinha é um passo importante neste método. Começa por limpar a placa vitrocerâmica (se a tiveres) ou o fogão (se tiveres usado estes equipamentos). Depois, limpa os balcões! Há sempre pequenos restos de comida, migalhas e outra sujidade que se acumulam durante o dia, desde o pequeno-almoço (mesmo que acompanhado de uma limpeza rápida). Sem atalhos! Verifica todos os locais onde poderá haver sujidade.

4 | Limpa a banca

Com um esfregão dedicado apenas a esta parte da limpeza, usa sabão ou um pouco de lava-loiça para limpar a banca. Se esta for feita de inox, podes ver neste artigo como limpar aço inoxidável. Limpar a banca diariamente ajuda-te a remover pequenos restos de comida e gordura que se vão acumulando, e poderão torná-la uma fonte de maus cheiros. Não te esqueças também de limpar o triturador com alguma regularidade (dependendo do grau de uso que lhe dás), embora não seja uma limpeza diária.

5 | Despeja o lixo

O último passo para uma cozinha limpa todos os dias. O saco de lixo é a maior fonte de bactérias e possíveis odores fortes, por isso removê-lo é o toque final para uma cozinha pronta e limpa. 

Toma em atenção se está cheio. De forma a te puderes ver livre dos odores que ficam no caixote, podes experimentar desodorizar de um dia para o outro, assim evitas desperdiçar sacos de plástico de lixo (é importante manter uma casa sustentável). O tamanho do caixote também importa. Para uma só pessoa, um caixote pequeno resultará bem, enquanto que para uma família numerosa o caixote deverá ser muito maior.

Uma cozinha limpa todos os dias

A cozinha é um dos sítios onde começamos o dia. É nela que desfrutamos do pequeno almoço antes de um dia de trabalho. Chegar de manhã e encontrar uma cozinha limpa é a maneira ideal de começar o dia com o equilíbrio necessário para aumentar a produtividade e reduzir o stress.

Caso queiras, podes adicionar o passo de varrer (ou aspirar) a sujidade maior da cozinha também. Varrer com regularidade também evita a acumulação de pequenos restos e migalhas no chão (e pelo de animal, se for o caso). Se porventura o fizeres, este pode ser o penúltimo ou último passo.

Toma também atenção à comida de um animal doméstico, se o tiveres. A maior parte das pessoas alimenta o animal na cozinha, e deixar a comida exposta ao ar, na taça, fará com que eventualmente fique rançosa, o que é pouco higiénico e liberta um mau cheiro forte.

Sabemos bem o trabalho que dá manter uma casa (até mesmo) minimamente limpa. Mas com estes pequenos passos e rotinas que vais criando, vais conseguir manter o teu espaço asseado durante a maior parte do tempo. Isto faz com que a tua casa, esta parte tão importante da vida, se torne um local mais harmonioso e convidativo, perfeito para o início e para os fins do dia. E se estás a trabalhar a partir de casa, então torna-se ainda mais essencial!

Este artigo foi útil?
SimNão

ANÚNCIOS

Últimos artigos

Partilha este artigo

📧 Subscreve a nossa newsletter

Uma gestão doméstica mais fácil com estas dicas gratuitas na tua caixa de e-mail. Sem spam!

ANÚNCIOS

Categorias:

Mais artigos

ANÚNCIOS