António Pinho
Designer apaixonado pelo marketing digital. Copywriter aqui pelo Na Casa. O meu contributo passa pela criação de artigos nas várias categorias. O estudo rigoroso dos tópicos permite-me partilhar informação fidedigna nos artigos, sempre pronto a aprender mais.
Como vimos no artigo que explica a importância de um plano de emergência familiar, as crianças podem jogar um papel importante na segurança da casa. Para garantir que uma criança compreende a importância do número de emergência 112, devemos explicar-lhe de forma direta, simples e clara. É importante notar que uma criança consegue compreender a necessidade de apoio a alguém em certas circunstâncias de emergência, e que será mais fácil obter essa ajuda ligando para o número 112.
Boas maneiras de explicar o 112 a uma criança
Vamos rever algumas boas maneiras de explicar o 112 a uma criança, de forma a que esta possa ser útil em momentos de emergência e chamar ajuda.
Explicar bem quando ligar para o 112
Primeiro, devemos explicar que o 112 é um número muito importante e especial, e que só deve ser usado em situações de emergência. Depois, temos que nomear algumas dessas situações de emergência: quando alguém está gravemente ferido, quando há um incêndio ou quando alguém precisa de ajuda médica muito rapidamente. Estas situações são muito especiais e não devemos ligar o número por mais razão nenhuma.
ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO
O sentido de emergência
O 112 é um número mágico, quando ligamos para ele, pessoas especiais estão do outro lado da linha para nos ajudar. Mas elas só podem ser chamadas em situações de emergência. O 112 é um número muito importante. A chamada especial só acontece quando alguém está em verdadeiro perigo e precisa de socorro. Se nós conseguirmos resolver o problema ou situação, não ligamos para o 112.
Quem está do outro lado da linha?
Quando ligamos para o número 112, do outro lado da linha estão polícias, bombeiros e socorristas. Estas pessoas são chamadas em situações muito importantes. Temos que ter cuidado para não assustar a criança com a explicação. Não queremos que ela fique com medos ao imaginar uma pessoa a entrar em casa e a roubar, ou situações muito graves e de grande emergência de saúde. Mas queremos dar-lhe a entender o que é o 112, para que possamos dar-lhe a indicação de ligar para o número especial, ou a criança perceba bem quando deve ligar (p.e. em caso de incêndio) caso não consigamos dar-lhe indicação.
O 112 é um número muito sério. Não é para brincar!
Devemos explicar à criança que outras pessoas como nós também usam o 112. E essas pessoas também precisam da ajuda das pessoas especiais do 112. Portanto, não é um número para onde ligamos na brincadeira, porque vamos estar a impedir as outras pessoas de ter ajuda. Só ligamos quando é mesmo muito preciso, e os outros também ligam quando é muito preciso!
ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO
Quem deve ligar?
É importante que a criança perceba que pode ligar nessas situações de emergência, mas que só deve ligar se um adulto não conseguir. A criança não pode ficar com a ideia de que é responsabilidade dela ligar. Explicamos que: se o pai ou a mãe não estiverem, e ocorrer uma emergência, com um incêndio ou algo de errado estiver a acontecer, ela pode ligar. Mas se estiver um adulto, a criança reparar algo errado, deve dizer ao adulto e o adulto liga para o 112.
Exemplos simples de quando ligar
É importante dar alguns exemplos simples à criança. Incêndios, ferimentos graves, falta de responsividade/inconsciência, etc. Depois, mostramos à criança como marcar o número no telemóvel. É importante também que a criança memorize o número. Nos nossos smartphones, no ecrã de desbloqueio, onde inserimos o código ou impressão digital, temos um botão. Esse botão, dependendo da marca, diz “Chamada de Emergência” ou “Emergência”. Devemos ensinar a criança a aceder a esse ecrã e realizar a chamada, pressionando o botão – seguindo claro, os critérios de que só deve fazê-lo quando realmente necessário, como vimos.
Estes são alguns pontos importantes que deves ter em mente quando for momento de explicar o 112 a uma criança. É importante adaptar a explicação à idade da criança e usar exemplos práticos, do dia a dia, para comunicar esta importância do 112.
Com esta explicação, garantimos que a criança é uma mais valia na segurança doméstica, capaz de intervir e apoiar um adulto em caso de necessidade.