A importância de uma rotina de organização doméstica

Neste artigo, Catarina Malheiro explica-nos como uma rotina de organização pode influenciar positivamente vários aspetos da nossa vida.
A importância de uma rotina de organização doméstica

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Catarina Malheiro, Personal Organizer, contribuidora Na Casa

Catarina Malheiro

Personal Organizer | Website

Com uma paixão pela organização, a Catarina ajuda as famílias portuguesas a conquistarem uma maior harmonia nas suas casas através de cursos, consultoria online e presencialmente, com o serviço "Mãos na Massa". Contribui aqui regularmente com os seus  artigos valiosos cheios de dicas sobre organização!

Viver numa casa organizada não é apenas uma questão de estética. Aliás, esse nem é o principal motivo pela qual eu valorizo um espaço que respira organização.

Claro que vivermos em harmonia com a limpeza e a arrumação (graças a um bom sistema de organização) oferece aos nossos olhos um agradável ambiente visual, mas a importância de uma rotina de organização doméstica é muito superior a isso.

Viver numa casa organizada é fundamental para o bem-estar físico e mental de todos os moradores.

Sentes curiosidade sobre este assunto? Então acompanha-me nas linhas abaixo, onde te vou explicar como é que uma rotina de organização doméstica pode influenciar positivamente diversos aspetos da tua vida quotidiana.

Porque é que é tão importante implementar uma rotina de organização doméstica nas nossas casas?

1. Organização é sinónimo de bem-estar

Quando vês muitas tarefas por fazer, coisas fora do lugar, crianças a correr e a tropeçar no caos, o que é que sentes? Stress. De certeza que cresce em ti uma ansiedade que te coloca em baixo e aumenta exponencialmente a tua irritação.

Pelo contrário, uma casa que tem todos os objetos no seu lugar e tarefas definidas e realizadas, cria um ambiente propício para o relaxamento. Não é isto que todas as famílias precisam?

Uma rotina de organização liberta-te tempo para aquilo que mais amas | Imagem por Freepik

2. Otimização do tempo

Se tiveres uma rotina bem estabelecida, não só vais sentir o teu corpo mais saudável, como também vais conseguir tempo para aquilo que verdadeiramente amas.

O tempo que utilizas a criar uma tabela com tarefas, a planear refeições e a fazer uma lista de compras vai libertar a tua mente para atividades mais prazerosas.

Encontrar um equilíbro entre as nossas responsabilidades domésticas e o lazer é completamente possível.

3. Aumento do convívio familiar

Uma casa organizada anda de mãos dadas com o convívio familiar saudável. Se todos contribuírem naquelas que são responsabilidades comuns, vai passar a não existir uma pessoa sobrecarregada. “Onde todos ajudam, nada custa”.

Como bónus, a família vai ter mais tempo para vivenciar novos momentos juntos, o que irá fortalecer os laços familiares.

Estas são apenas algumas das vantagens de ter uma rotina doméstica. Viver numa casa organizada é fundamental para o bem-estar físico e mental de todos os elementos da família, principalmente para aquele elemento (normalmente as mães) que acabam sempre por ter que realizar mais tarefas.

Ter uma casa bonita é bom, mas ter uma casa bonita e funcional é o mais importante.

Que tal iniciar já hoje um processo de transformação que apague o caos e crie uma casa mais harmoniosa?

Se precisares de ajuda na criação do teu plano de limpeza familiar, não hesites em contactar-me.

Boa organização!

Este artigo foi útil?
SimNão

ANÚNCIOS

Últimos artigos

Partilha este artigo

📧 Subscreve a nossa newsletter

Uma gestão doméstica mais fácil com estas dicas gratuitas na tua caixa de e-mail. Sem spam!

ANÚNCIOS

Categorias:

Mais artigos

ANÚNCIOS