Como remover nódoas de cera automóvel da roupa

A cera no automóvel fica fantástica, mas na roupa não! Hoje, vemos um método fácil para remover nódoas de cera automóvel da roupa.
Remover nódoa de cera do carro

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Na Casa

Artigo pela Equipa Na Casa | Website

«A tua casa merece». Esta pequena frase representa bem a nossa missão. O objetivo principal do Na Casa é dar-te o conhecimento necessário para cuidares da tua casa, para que esta se torne mais tua – mais pessoal, mais próxima de ti e mais fácil de gerir.

Indicações gerais sobre remoção de nódoas

  • Todos os métodos de remoção de nódoas devem ser aplicados antes da lavagem (no caso de tecidos laváveis). Nódoas que tenham sido lavadas e secas são quase impossíveis de remover.
  • Trata da nódoa o mais depressa possível. Quanto mais tempo passar, mais difícil será remover a nódoa.

Ler mais: Guia para remover nódoas

O artigo em cima referido vai dar-te uma boa introdução sobre como melhor atuares no caso de uma nódoa acontecer. Nele analisamos os tecidos/materiais mais comuns, bem como os produtos e métodos mais usados para a remoção de nódoas.
⚠️ Certifica-te sempre que os produtos recomendados podem ser usados no tecido de onde pretendes remover a nódoa. Em caso de dúvida, testa num local discreto/consulta a etiqueta.

A cera de carro é um produto de manutenção automóvel usado para proteger a pintura e dar brilho ao exterior do veículo. Ela funciona como uma camada protetora sobre a pintura, que ajuda a repelir a água, sujidade e reduzir os danos causados pela exposição do automóvel aos elementos. Além da proteção que a cera proporciona, ela também melhora a aparência do carro, ao dar-lhe um acabamento brilhante e bem cuidado.

No que toca a tratar uma nódoa de cera automóvel na roupa, a melhor forma para combater uma nódoa é sempre evitá-la. Lembra-te que deves usar um macacão ou avental de trabalho, que proteja a tua roupa quando estiveres a aplicar cera no teu carro.

Mas se já vais tarde para isso, deixamos-te a seguinte sugestão para remover a nódoa de cera automóvel da tua roupa.

Como remover nódoas de cera automóvel da roupa

Segue estes passos:

  1. Remove o excesso: Usa uma faca não afiada (por exemplo, uma faca de manteiga) ou uma espátula de plástico para remover cuidadosamente o máximo possível de cera no topo do tecido. Faz isto com cuidado para que não danifiques o tecido.
  2. Aplica calor: Coloca um pedaço de papel absorvente ou pano limpo sobre a nódoa de cera e, em seguida, passa um ferro quente sobre o papel ou pano. O calor fará com que a cera derreta e seja absorvida pelo papel ou pano. Usa uma temperatura adequada para o tipo de tecido da roupa e move o ferro constantemente para evitar que este queime o tecido ou papel. Repete até remover a totalidade da cera. Sujaste o ferro? Vê como limpar o ferro de engomar aqui.
  3. Pré-trata a nódoa: Após tirares o excesso de cera, trata a área manchada com um tira nódoas, antes da lavagem. Aplica o tira nódoas conforme indicado na embalagem do produto.
  4. Lava a peça de roupa: Lava a peça de roupa conforme as instruções na etiqueta, num ciclo e temperatura de água recomendados para o tecido.
  5. Verifica se a mancha foi removida: Antes de secares a peça, verifica se a nódoa de cera foi completamente removida. Se a nódoa persistir, repete o processo de pré-lavagem e lavagem antes que a peça seque. Se a peça secar, a nódoa pode ficar permanentemente fixa na tua peça de roupa.
  6. Deixa secar: Se a nódoa tiver sido removida, deixa a peça secar conforme as indicações da etiqueta.

Lembra-te que deves sempre testar qualquer método de remoção de nódoas de forma discreta na tua peça. Os diferentes tipos de tecidos reagem de forma diferente aos vários tratamentos, e deves garantir que não estás a usar um método “errado” na tua peça, que a poderá danificar.

Se não tiveres certezas sobre que tipo de tratamento deves dar à nódoa, deves recorrer a uma lavandaria profissional para te ajudar.

Este artigo foi útil?
SimNão

ANÚNCIOS

Últimos artigos

Partilha este artigo

📧 Subscreve a nossa newsletter

Uma gestão doméstica mais fácil com estas dicas gratuitas na tua caixa de e-mail. Sem spam!

ANÚNCIOS

Categorias:

Mais artigos

ANÚNCIOS