Na Casa
«A tua casa merece». Esta pequena frase representa bem a nossa missão. O objetivo principal do Na Casa é dar-te o conhecimento necessário para cuidares da tua casa, para que esta se torne mais tua – mais pessoal, mais próxima de ti e mais fácil de gerir.
Indicações gerais sobre remoção de nódoas
- Todos os métodos de remoção de nódoas devem ser aplicados antes da lavagem (no caso de tecidos laváveis). Nódoas que tenham sido lavadas e secas são quase impossíveis de remover.
- Trata da nódoa o mais depressa possível. Quanto mais tempo passar, mais difícil será remover a nódoa.
Ler mais: Guia para remover nódoas
O artigo em cima referido vai dar-te uma boa introdução sobre como melhor atuares no caso de uma nódoa acontecer. Nele analisamos os tecidos/materiais mais comuns, bem como os produtos e métodos mais usados para a remoção de nódoas.
⚠️ Certifica-te sempre que os produtos recomendados podem ser usados no tecido de onde pretendes remover a nódoa. Em caso de dúvida, testa num local discreto/consulta a etiqueta.
A cera de carro é um produto de manutenção automóvel usado para proteger a pintura e dar brilho ao exterior do veículo. Ela funciona como uma camada protetora sobre a pintura, que ajuda a repelir a água, sujidade e reduzir os danos causados pela exposição do automóvel aos elementos. Além da proteção que a cera proporciona, ela também melhora a aparência do carro, ao dar-lhe um acabamento brilhante e bem cuidado.
No que toca a tratar uma nódoa de cera automóvel na roupa, a melhor forma para combater uma nódoa é sempre evitá-la. Lembra-te que deves usar um macacão ou avental de trabalho, que proteja a tua roupa quando estiveres a aplicar cera no teu carro.
Mas se já vais tarde para isso, deixamos-te a seguinte sugestão para remover a nódoa de cera automóvel da tua roupa.
Como remover nódoas de cera automóvel da roupa
Segue estes passos:
- Remove o excesso: Usa uma faca não afiada (por exemplo, uma faca de manteiga) ou uma espátula de plástico para remover cuidadosamente o máximo possível de cera no topo do tecido. Faz isto com cuidado para que não danifiques o tecido.
- Aplica calor: Coloca um pedaço de papel absorvente ou pano limpo sobre a nódoa de cera e, em seguida, passa um ferro quente sobre o papel ou pano. O calor fará com que a cera derreta e seja absorvida pelo papel ou pano. Usa uma temperatura adequada para o tipo de tecido da roupa e move o ferro constantemente para evitar que este queime o tecido ou papel. Repete até remover a totalidade da cera. Sujaste o ferro? Vê como limpar o ferro de engomar aqui.
- Pré-trata a nódoa: Após tirares o excesso de cera, trata a área manchada com um tira nódoas, antes da lavagem. Aplica o tira nódoas conforme indicado na embalagem do produto.
- Lava a peça de roupa: Lava a peça de roupa conforme as instruções na etiqueta, num ciclo e temperatura de água recomendados para o tecido.
- Verifica se a mancha foi removida: Antes de secares a peça, verifica se a nódoa de cera foi completamente removida. Se a nódoa persistir, repete o processo de pré-lavagem e lavagem antes que a peça seque. Se a peça secar, a nódoa pode ficar permanentemente fixa na tua peça de roupa.
- Deixa secar: Se a nódoa tiver sido removida, deixa a peça secar conforme as indicações da etiqueta.
Lembra-te que deves sempre testar qualquer método de remoção de nódoas de forma discreta na tua peça. Os diferentes tipos de tecidos reagem de forma diferente aos vários tratamentos, e deves garantir que não estás a usar um método “errado” na tua peça, que a poderá danificar.
Se não tiveres certezas sobre que tipo de tratamento deves dar à nódoa, deves recorrer a uma lavandaria profissional para te ajudar.