📣 Novidade! Agora somos Pinhos Armazém Agrícola. Alguns artigos poderão ser reencaminhados para o novo website

Limpar o forno: método natural e fácil passo a passo

Limpar o forno é uma das tarefas base da organização e limpeza da cozinha. O nosso método natural vais deixar o teu forno como novo, enquanto respeita a sustentabilidade da tua casa. Tudo a postos? Vamos então ver como limpar o forno passo a passo.
Limpar o forno de forma natural

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Na Casa

Artigo pela Equipa Na Casa | Website

«A tua casa merece». Esta pequena frase representa bem a nossa missão. O objetivo principal do Na Casa é dar-te o conhecimento necessário para cuidares da tua casa, para que esta se torne mais tua – mais pessoal, mais próxima de ti e mais fácil de gerir.

Limpar o forno de forma eficaz é essencial numa boa gestão da cozinha. Este equipamento é usado com bastante regularidade, e para cozinhar refeições que, por norma, dão bastante trabalho a preparar. O próprio equipamento também conta com várias partes a limpar: grelhas, luzes, ventilador, etc.

Estas variáveis podem tornar a tarefa mais demorada, mas com este método natural e fácil, limpar o forno vai tornar-se uma tarefa menos pesada e mais amiga do ambiente.

Limpar o forno com bicarbonato de sódio e vinagre de limpeza: o método natural

É normal o forno sujar-se com regularidade com o seu uso. Entre salpicos e derrames de gordura, que acontecem naturalmente, o forno suja-se quase sempre durante o preparar de uma refeição, levando-nos a pensar qual o melhor método para limpar o forno, ou qual o melhor produto a usar. Aqui no Na Casa gostamos de privilegiar o método natural para limpar o forno, pois consideramos que o mesmo é eficaz. Limpar o forno com bicarbonato de sódio e vinagre de limpeza é uma maneira eficaz, que permite uma limpeza completa e regular. E como, por norma, temos estes ingredientes em casa, não precisamos de comprar produtos específicos para o efeito, reduzindo a lista de compras e poupando algum dinheiro importante.

O que vais precisar para limpar o forno com este método:

Limpar o forno: passo a passo

Passo 1 – Retira as grelhas e tabuleiros

Passo 2 – Mistura água morna e vinagre de limpeza

Aqui conseguirás limpar as grelhas e tabuleiros. Se as grelhas tiverem muita gordura, o melhor é deixar de molho durante algum tempo. A uma esponja húmida na mistura de água morna e vinagre de limpeza junta o lava-loiça e esfrega a grelha. Faz o mesmo com as restantes grelhas e tabuleiros. No fim, passa por água limpa e seca bem.

Passo 3 – Pasta de bicarbonato de sódio e água

Mistura cerca de 90g de bicarbonato de sódio com 60ml de água morna até a mistura ficar com alguma consistência. Protege as partes metálicas do forno, e depois aplica a mistura por todo o forno. Deixa repousar durante a noite.

Passo 4 – Remove a mistura

Depois de deixares repousar, pulveriza com água e remove o excedente. Et voilá! Forno limpo de forma natural 😉

Limpar o forno com muita gordura

O limão é naturalmente bom para quebrar gorduras pelo seu alto teor de ácido cítrico. Ele fará um bom ingrediente para limpar as paredes, grelhas e tabuleiros do forno com alta concentração de gordura.

Poderás usar o limão diretamente no equipamento, cortando ao meio um limão e passando pelas zonas de maior concentração de gordura. No fim, usando uma esponja, esfrega com vinagre de limpeza e água. Protege as partes de metal.

O processo (e a ideia de limpeza) é semelhante ao de limpar um microondas, e podes ler esse artigo para tirar algumas ideias de como te veres livre de gordura.

Limpar o forno de inox

O nosso artigo que se debruça sobre o tópico de como limpar inox vai ajudar-te a seguir os passos e métodos corretos para a limpeza do forno em inox. Irá permitir-te limpar o inox sem danificar o material e mantendo-o como novo durante muito tempo. É sempre importante manter em mente não usar esfregões de aço, para não riscar o aço inoxidável, e limpar na direção do material.

Produtos para limpar fornos

Embora não recomendemos nenhuma destas opções em particular, achamos por bem deixar alguns exemplos dos produtos disponíveis no mercado para a limpeza do forno. Estes produtos são especificamente fabricados e comercializados com o objetivo de limpar o forno, ajudando a quebrar gorduras e abrilhantar os materiais.

Se preferires, podes usá-los ao invés de usares a nossa mistura caseira de bicarbonato de sódio e água.

Uma tarefa essencial para a limpeza da cozinha

Esperamos que este artigo te tenha ajudado a perceber melhor o nosso método natural para limpar o forno. A sustentabilidade de uma casa é muito importante, e este método vai, sem dúvida, contribuir para uma casa mais sustentável, enquanto ajuda também a poupar na carteira.

Este artigo foi útil?
SimNão

ANÚNCIOS

Últimos artigos

Partilha este artigo

📧 Subscreve a nossa newsletter

Uma gestão doméstica mais fácil com estas dicas gratuitas na tua caixa de e-mail. Sem spam!

ANÚNCIOS

Categorias:

Mais artigos

ANÚNCIOS