📣 Novidade! Agora somos Pinhos Armazém Agrícola. Alguns artigos poderão ser reencaminhados para o novo website

Limpar liquidificador de forma rápida, sem esfregar!

Neste artigo vemos como limpar e higienizar o liquidificador usando líquido lava-loiça e vinagre branco (ou de limpeza).
Limpar o liquidificador de forma fácil e rápida usando lava-loiça e água.

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Na Casa

Artigo pela Equipa Na Casa | Website

«A tua casa merece». Esta pequena frase representa bem a nossa missão. O objetivo principal do Na Casa é dar-te o conhecimento necessário para cuidares da tua casa, para que esta se torne mais tua – mais pessoal, mais próxima de ti e mais fácil de gerir.

O liquidificador é um pequeno eletrodoméstico que facilita imenso na hora de cozinhar e nos acompanha de perto na cozinha. Desde um simples sumo de frutas até às massas mais densas, diferentes necessidades requerem diferentes gamas e modelos de liquidificadores disponíveis no mercado. Mas uma coisa que todos os liquidificadores precisam, independentemente do modelo ou gama, é de uma boa limpeza e higienização. Poderá acontecer uma acumulação de maus cheiros e manchas, principalmente em modelos com a jarra de plástico. Limpar e higienizar livra este eletrodoméstico de todos os maus cheiros e manchas.

Sabemos bem que a manutenção correta de um equipamento vai permitir o seu uso durante mais tempo e com maior eficácia. O liquidificador não é diferente e hoje vemos como o limpar de forma fácil e eficaz.

Limpar o liquidificador de forma fácil, sem esfregar.

Já sabemos bem o quanto o liquidificador é usado na cozinha e, por vezes, parece que é daqueles equipamentos que está sempre a ser lavado. Mas também sabemos que limpar o liquidificador nem sempre é tarefa fácil. 

Com ingredientes pegajosos como manteiga de amendoim que se colam às paredes da jarra e as lâminas afiadas no fim, esfregar o liquidificador para o limpar não é a tarefa mais amigável.

Algumas jarras dos liquidificadores podem ir à máquina de lavar, mas outras não. E até mesmo as que podem ir à máquina de lavar loiça, nem sempre compensam porque ocupam muito espaço útil que é necessário para outra loiça, durante um ciclo.

Assim, hoje vemos um método super simples para limpar o liquidificador sem esfregar.

ANÚNCIO

Vejamos como limpar o liquidificador passo a passo:

  1. Enche a jarra do liquidificador com água. Tenta com que fique mais ou menos pelo meio da jarra (pode ser um pouco mais, mas não enchas até cima, sob risco de verter durante esta lavagem).
  2. Coloca um pouco de líquido lava-loiça na água dentro da jarra (opcionalmente, poderás adicionar meio limão também).
  3. Com a varinha no máximo, deixa-a correr durante um pouco para que a mistura de água e sabão passe pela parte interior completa da jarra.
  4. Passa a jarra limpa por água para remover a mistura de água e líquido.

E pronto! A parte interior do liquidificador está limpa e, se for necessário, podes limpar a parte exterior com a esponja e um pouco de lava-loiça também.

Para remover algum resto mais resistente que possa estar colado à jarra, usa uma esponja macia para esfregar levemente. Não uses esponjas duras pois poderás riscar o vidro ou plástico (o que não é desejável, estética e higienicamente, pois acumula bactérias).

👉 Nota: Alguns modelos de liquidificadores têm uma função de limpeza que alterna entre diferentes modos de velocidade de rotação da lâmina e tempo para ajudar a soltar sujidade presa na jarra.
Podes usar essas funções em par com o método em cima explicado.

Higienizar as lâminas do liquidificador

Caso queiras higienizar as lâminas do liquidificador, segue os seguintes passos:

  1. Remove a jarra e (se o teu modelo permitir) a base onde as lâminas estão afixadas, de forma a que fiques apenas com essa peça na mão. 
  2. Submerge as lâminas numa solução de vinagre branco misturado com líquido lava-loiça. Podes fazer a solução enchendo um pequeno recipiente com vinagre branco, e depois adicionar duas colheres de chá de líquido lava-loiça. O restante enche com água (cerca de 180-190ml).
  3. Deixa atuar durante cerca de 7-8 minutos.
  4. Remove da solução de líquido lava-loiça e vinagre e passa por água.

Como remover o mau cheiro das lâminas do liquidificador

Por vezes as lâminas e as borrachas onde a peça com as lâminas encaixa acumulam maus odores. Para removeres estes cheiros, segue o passo a passo em cima mencionado, usando a mistura de líquido lava-loiça e vinagre. Deixa as lâminas submergidas durante  cerca de um dia para remover os maus cheiros. Depois passa por água.

Este artigo foi útil?
SimNão

ANÚNCIOS

Últimos artigos

Partilha este artigo

📧 Subscreve a nossa newsletter

Uma gestão doméstica mais fácil com estas dicas gratuitas na tua caixa de e-mail. Sem spam!

ANÚNCIOS

Categorias:

Mais artigos

ANÚNCIOS