Limpar o exaustor da cozinha: passo a passo

Na limpeza do exaustor, seja este de teto, de ilha ou parede, o grande foco está na limpeza do filtro e equipamento removendo a gordura acumulada.
Como limpar o exaustor da cozinha passo a passo

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Na Casa

Artigo pela Equipa Na Casa | Website

«A tua casa merece». Esta pequena frase representa bem a nossa missão. O objetivo principal do Na Casa é dar-te o conhecimento necessário para cuidares da tua casa, para que esta se torne mais tua – mais pessoal, mais próxima de ti e mais fácil de gerir.

    Com que frequência devo limpar o exaustor da cozinha?

    A regularidade da limpeza de qualquer eletrodoméstico depende do volume de uso. Uma limpeza regular pode evitar perder mais tempo com uma limpeza profunda futuramente. Com isto em mente, deves limpar o teu exaustor da cozinha uma vez por mês.

    Limpar o exaustor: passo a passo

    O exaustor da cozinha está a ficar demasiado sujo? Talvez sentes que ele está menos eficaz a filtrar cheiros? A limpeza é essencial para o bom funcionamento do equipamento, e evitar estes problemas.

    A limpeza do exaustor pode ser feita por ti, sem precisares de ajuda, pois não é necessariamente complicada. Com um pouco de paciência e uns quantos passos simples, consegues limpar o exaustor da cozinha por dentro e por fora.

    Para começares, desliga o exaustor da ficha. Isto vai proteger-te no caso de alguma descarga elétrica enquanto limpas o eletrodoméstico. Vejamos então passo a passo como limpar o exaustor.

    O que vais precisar:

    • Recipiente para colocar filtro (podes usar a banca, se conseguires)
    • Bicarbonato de sódio
    • Detergente lava-loiça
    • Esponja/escova
    • Pano limpo

    Passo 1: Remove o filtro

    Com o exaustor desligado, remove cuidadosamente o filtro, usando luvas.

    Para remover o filtro, na maior parte dos modelos, basta desprendê-lo da peça que o segura no sítio, passando o dedo gentilmente, com alguma pressão.

    Se não conseguires com a mão, tenta com uma faca de manteiga, deslizando-a pela extremidade, tentando desencaixar o filtro da peça que o segura.

    Com o filtro removido, coloca-o num recipiente profundo o suficiente para o conseguires submerger (vai ser necessário no passo à frente, usando a solução de limpeza). 

    Tem em conta que este recipiente ficará bastante sujo quando terminares a limpeza da gordura do filtro do exaustor, por isso usa um recipiente que consigas limpar no final, ou que possas descartar.

    Podes usar algo como uma assadeira ou um recipiente de plástico de formato semelhante. Também podes usar a tua banca, se conseguires fechar o ralo para ela encher (e se o filtro couber nela).

    Passo 2: Prepara a solução de limpeza

    Neste método, vamos limpar o exaustor com bicarbonato de sódio. Também vamos usar líquido lava-loiça. Ambos os ingredientes são não-tóxicos, portanto não terás que te preocupar com inalar químicos enquanto limpas o filtro.

    Para preparares a solução de limpeza, num tacho grande com água, mistura um pouco de bicarbonato de sódio e líquido lava-loiça. Deixa ferver. Estes dois ingredientes são excelentes para dissolver a gordura e são usados para esse propósito nesta solução de limpeza.

    Passo 3: Limpa o filtro

    É altura de limpar o filtro. Enche uma chávena de chá com a solução acabada de fazer. Vai despejando no recipiente que contém o filtro, até o filtro estar submerso nela.

    Deixa atuar durante 15 a 30 minutos. Durante este tempo a solução de bicarbonato de sódio e líquido lava-loiça vai atacar a gordura e desfazê-la.

    Após passar este tempo, limpa o filtro com uma esponja (ou escova para chegar a mais detalhe). Verás que a gordura vai sair facilmente. Se a gordura não estiver a sair, deixa o filtro submerso na solução de limpeza durante mais algum tempo.

    Quando removeres toda a gordura, passa o filtro por água quente para remover qualquer resto de gordura e da solução de limpeza. 

    Seca bem. É importante que toda a humidade tenha desaparecido quando voltares a inserir o filtro no exaustor, pois caso contrário pode afetar o circuitos elétricos do eletrodoméstico.

    Passo 4: Limpa o exaustor

    Com um pano humedecido com a solução de limpeza, limpa o exaustor por dentro e por fora.

    Não uses o pano muito húmido, pois a humidade pode danificar os circuitos elétricos.

    Limpa sempre gentilmente, usando apenas um pouco de pressão suficiente para remover a gordura acumulada.

    Não coloques nenhum químico diretamente no exaustor. Certifica-te de que removes o máximo de gordura possível, para evitares aumentar a frequência das limpezas necessárias ao exaustor.

    Passo 5: Finalizar a limpeza do exaustor

    Quando o filtro e o exaustor estiverem limpos, podes voltar a coloca tudo no sítio.

    Certifica-te que ambos estão bem secos.

    No final, liga novamente o exaustor à ficha, e podes continuar a usá-lo como normal, aproveitando agora um exaustor completamente limpo!

    Como limpar a gordura do exaustor da cozinha

    Temos duas maneiras principais para limpar a gordura do exaustor. Podemos usar uma solução de limpeza caseira feita com bicarbonato de sódio, como vimos em cima, ou um produto de supermercado.

    O importante é usar um ingrediente de limpeza que seja indicado para cortar e dissolver a gordura. Isto vai ser importante na limpeza dos filtros e do exaustor em si.

    Aplicando a solução num pano, humedecendo-o com ela, e passando gentilmente pelo equipamento será suficiente para remover a maior parte das gorduras que se acumulam no exaustor da cozinha.

    Limpar exaustor de aço inoxidável

    Como limpar exaustor de inox

    Na limpeza do aço inoxidável, é importante manter em mente que existem algumas coisas que não deves fazer para não estragar o acabamento do teu eletrodoméstico em inox.

    Vejamos algumas: 

    • Não uses esfregões de aço, pois são demasiado duros e poderão riscar o inox;
    • Não uses lixívia e amoníaco, pela mesma razão;
    • Tenta, sempre que possível, limpar na direção da textura do próprio aço. Esfregar na direção oposta pode danificar o acabamento também.

    Para limpares inox usa um destes itens:

    • Uma esponja macia
    • Um pano macio

    No que toca às soluções de limpeza podes usar:

    • Um produto específico para inox
    • Uma mistura de água, bicarbonato de sódio e detergente de loiça (como a do passo a passo apresentada em cima)

    Ler mais: Limpar aço inoxidável: o que deves saber

    Como evitar manchas no aço inoxidável?

    No final da tua limpeza, passa um pano limpo e seco por todo o eletrodoméstico. Isto porque se deixares o aço inox a secar naturalmente, ele tem tendência a ficar com manchas.

    Limpar exaustor de cozinha por marca

    Os métodos em cima mencionados aplicam-se às diferentes marcas. Terás que ter em conta a diferente maneira como se removem os filtros e grelhas que, por norma, variam de marca para marca, embora não sejam muito diferentes.

    Limpar exaustor Teka

    A limpeza de um exaustor Teka pode ser feita usando um produto de remoção de gordura ou a solução caseira mencionada no passo a passo em cima.

    Remover o filtro

    Os exaustores Teka têm, por norma, para a remoção do filtro, uma peça na frente do mesmo, que consegues pressionar para remover com facilidade. Para encaixar, é fazer o movimento contrário, ouvindo o click de encaixe.

    Limpar exaustor cozinha Teka

    Tem em conta o material do exaustor e a eletrónica dele, e segue o passo a passo de limpeza do exaustor.

    Limpar exaustor Bosch

    Limpar um exaustor Bosch é fácil seguindo o passo a passo mencionado em cima. Tem em conta o material do equipamento para a limpeza.

    Remover o filtro

    Remover filtro exaustor cozinha Bosch

    Para remoção dos filtros, pressiona a patilha embutida no equipamento.

    Produtos para limpar o exaustor da cozinha

    Existem diferentes tipos de produtos de supermercado e misturas caseiras que poderás fazer para limpar os filtros e o exterior do exaustor.

    Terás que ter em conta o material do qual o exaustor é feito, para usares o produto correto. Por norma vais sempre precisar de um agente desengordurante para eliminar a gordura que se acumula.

    • Desengordurante
    • Produto de limpeza para inox (se o exaustor for de aço inoxidável)
    • Bicarbonato de sódio (para mistura com água)
    • Vinagre (também possível para limpar inox)
    • Detergente líquido lava-loiça. Podes misturar com bicarbonato de sódio ou usar por si só para remoção da gordura.
    Este artigo foi útil?
    SimNão

    ANÚNCIOS

    Últimos artigos

    Partilha este artigo

    📧 Subscreve a nossa newsletter

    Uma gestão doméstica mais fácil com estas dicas gratuitas na tua caixa de e-mail. Sem spam!

    ANÚNCIOS

    Categorias:

    Mais artigos

    ANÚNCIOS