Como remover nódoas de aguarela

Deixaste cair um pouco de aguarela na tua roupa, ou num tecido? Este método vai ajudar-te a remover as nódoas de aguarela, sem problema.
Como remover nódoas de aguarela

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Na Casa

Artigo pela Equipa Na Casa | Website

«A tua casa merece». Esta pequena frase representa bem a nossa missão. O objetivo principal do Na Casa é dar-te o conhecimento necessário para cuidares da tua casa, para que esta se torne mais tua – mais pessoal, mais próxima de ti e mais fácil de gerir.

Indicações gerais:

  • Todos os métodos de remoção de nódoas devem ser aplicados antes da lavagem (no caso de tecidos laváveis). Nódoas que tenham sido lavadas e secas são quase impossíveis de remover.
  • Trata da nódoa o mais depressa possível. Quanto mais tempo passar, mais difícil será remover a nódoa.

Estas dicas gerais sobre remover nódoas vão ajudar-te a perceber como atuar no caso de qualquer nódoa. Analisamos os tecidos/materiais mais comuns, bem como os produtos mais comuns para remoção de nódoas. Verifica o artigo para uma melhor compreensão.

Remover nódoas de aguarela em tecidos laváveis

Método 1. Passo a passo

  1. Passa por água fria para remover a tinta de aguarela fresca (ainda molhada). Tinta seca poderá ser permanente/difícil de remover na totalidade.
  2. Tenta enxaguar levemente, com uma esponja, com álcool (dilui com duas partes de água para tecidos acrílicos).
  3. Lava à máquina.

Método 2. Passo a passo

  1. Remove o máximo que conseguires de tinta da superfície.
  2. Coloca numa solução de 1/4 de água morna, 1/2 colher de chá de detergente líquido e 1 colher de sopa de amoníaco, durante 30 minutos.
  3. Passa por água.
  4. Coloca numa solução de 1/4 água morna e 1 colher de sopa de vinagre, durante 60 minutos.
  5. Passa por água e deixa secar.

Remover aguarela de tecidos delicados

Para tecidos delicados:

  1. Aplica álcool e cobre a nódoa com um pano humedecido com álcool.
  2. Deixa ficar até que a nódoa comece a desaparecer. Troca de pano à medida que a nódoa é absorvida. Deixa o pano e a nódoa humedecidas com álcool e ocasionalmente vai absorvendo com um pano limpo. Repete até que a nódoa esteja removida.
  3. Passa por água.

A aplicação de lixívia

Se no método anterior não conseguires remover a nódoa de aguarela com álcool, experimenta a aplicação de lixívia.

Tem bastante cuidado ao aplicar lixívia nos tecidos pois, como provavelmente saberás, ela pode descolorar os tecidos. Assim, testa sempre a lixívia numa parte discreta do tecido, antes de aplicares o próximo passo que pretende remover a nódoa de aguarela com lixívia.

Para aplicares a lixívia, mistura 1 colher de chá de lixívia com 1 colher de chá de água. Aplica com um conta gotas, para teres melhor controlo. Não permitas que a solução permaneça no tecido durante mais de 2 minutos. Quando a nódoa estiver removida, ou após 2 minutos, passa por água ou absorve com um pano limpo. Aplica 1 colher de chá de vinagre e depois passa por água novamente. Certifica-te de que toda a lixívia foi removida.

Fonte: UofI
Este artigo foi útil?
SimNão

ANÚNCIOS

Últimos artigos

Partilha este artigo

📧 Subscreve a nossa newsletter

Uma gestão doméstica mais fácil com estas dicas gratuitas na tua caixa de e-mail. Sem spam!

ANÚNCIOS

Categorias:

Mais artigos

ANÚNCIOS