Como remover nódoas de bagas: morangos, etc.

Métodos caseiros para remover nódoas de bagas (como morangos, etc.) sem problema. Passo a passo em tecidos laváveis ou carpetes.
Como remover nodoas de morangos. Remover nodoas de arandos. Remover nodoas de bagas.

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Na Casa

Artigo pela Equipa Na Casa | Website

«A tua casa merece». Esta pequena frase representa bem a nossa missão. O objetivo principal do Na Casa é dar-te o conhecimento necessário para cuidares da tua casa, para que esta se torne mais tua – mais pessoal, mais próxima de ti e mais fácil de gerir.

Indicações gerais sobre remoção de nódoas

  • Todos os métodos de remoção de nódoas devem ser aplicados antes da lavagem (no caso de tecidos laváveis). Nódoas que tenham sido lavadas e secas são quase impossíveis de remover.
  • Trata da nódoa o mais depressa possível. Quanto mais tempo passar, mais difícil será remover a nódoa.

Ler mais: Guia para remover nódoas

O artigo em cima referido vai dar-te uma boa introdução sobre como melhor atuares no caso de uma nódoa acontecer. Nele analisamos os tecidos/materiais mais comuns, bem como os produtos e métodos mais usados para a remoção de nódoas.
⚠️ Certifica-te sempre que os produtos recomendados podem ser usados no tecido de onde pretendes remover a nódoa. Em caso de dúvida, testa num local discreto/consulta a etiqueta.

Remover nódoas de bagas de tecidos laváveis

O que vais precisar:

  • Líquido lava-loiça
  • Vinagre branco (ou de limpeza)
  • Álcool
  • Água oxigenada
  • Vanish Tira Nódoas Oxi Action (em pó / para cores ou branco) ou outro produto semelhante

Passo a passo:

  1. Prepara uma mistura de 1/4 de água morna, 1/2 colher de chá de líquido lava-loiça e uma colher de sopa de vinagre branco.
  2. Deixa o tecido de molho na mistura durante 15 minutos. No fim deste tempo, enxagua.
  3. Deixa de molho durante 30 minutos numa nova mistura de 1/4 de água morna com uma colher de sopa de Vanish Tira Nódoas Oxi Action (ou outro produto semelhante).

Remover nódoas de bagas de carpetes

O que vais precisar

  • Faca (não afiada)
  • Aspirador de líquidos
  • Líquido lava-loiça
  • Água
  • Água oxigenada
  • Toalhas de papel

Passo a passo

  1. Absorve (sem esfregar) o máximo que conseguires do derrame com as toalhas de papel. Se necessário, remove o excesso de sólidos com uma faca de manteiga (ou outra, não afiada para não danificar a carpete). Para quantidades muito grandes de líquido, um aspirador de líquidos será muito útil.
  2. Se o líquido derramado já estiver seco, satura a área da carpete com água (qb). Deixa atuar durante 1 minuto e depois absorve (sem esfregar). Se notares que a nódoa está a sair apenas com água, continua a repetir até ela sair de vez. Quando a nódoa tiver saído completamente, passa uma última vez por água, absorve sem esfregar e depois coloca toalhas de papel sobre o local, e deixa com a pressão de livros (ou outro peso) por cima. Se a nódoa não sair completamente, continua para o passo três.
  3. Mistura 1/4 de colher de chá de líquido lava-loiça com 1/4 de água e aplica esta solução de limpeza à área da nódoa. Com um pano limpo, pressiona a solução contra a carpete (com força qb) de forma à carpete absorver bem a solução (não esfregues). Se a nódoa começar a sair, continua a aplicar a solução até sair.
  4. Humedece com água usando um borrifador, absorve com uma toalha de papel para remover o excesso.
  5. Borrifa um pouco com água, aplica um peso sobre a toalha de papel em cima da nódoa.
  6. Se a nódoa persistir, humedece a área da nódoa com água oxigenada. Deixa atuar durante cerca de 1 hora. Absorve (sem esfregar) e repete até a nódoa sair. Não é necessário enxaguar. No fim, aplica um peso sobre a toalha de papel em cima da nódoa.
Este artigo foi útil?
SimNão

ANÚNCIOS

Últimos artigos

Partilha este artigo

📧 Subscreve a nossa newsletter

Uma gestão doméstica mais fácil com estas dicas gratuitas na tua caixa de e-mail. Sem spam!

ANÚNCIOS

Categorias:

Mais artigos

ANÚNCIOS