Na Casa
«A tua casa merece». Esta pequena frase representa bem a nossa missão. O objetivo principal do Na Casa é dar-te o conhecimento necessário para cuidares da tua casa, para que esta se torne mais tua – mais pessoal, mais próxima de ti e mais fácil de gerir.
Indicações gerais sobre remoção de nódoas
- Todos os métodos de remoção de nódoas devem ser aplicados antes da lavagem (no caso de tecidos laváveis). Nódoas que tenham sido lavadas e secas são quase impossíveis de remover.
- Trata da nódoa o mais depressa possível. Quanto mais tempo passar, mais difícil será remover a nódoa.
Ler mais: Guia para remover nódoas
O artigo em cima referido vai dar-te uma boa introdução sobre como melhor atuares no caso de uma nódoa acontecer. Nele analisamos os tecidos/materiais mais comuns, bem como os produtos e métodos mais usados para a remoção de nódoas.
⚠️ Certifica-te sempre que os produtos recomendados podem ser usados no tecido de onde pretendes remover a nódoa. Em caso de dúvida, testa num local discreto/consulta a etiqueta.
Remover nódoas de bagas de tecidos laváveis
O que vais precisar:
- Líquido lava-loiça
- Vinagre branco (ou de limpeza)
- Álcool
- Água oxigenada
- Vanish Tira Nódoas Oxi Action (em pó / para cores ou branco) ou outro produto semelhante
Passo a passo:
- Prepara uma mistura de 1/4 de água morna, 1/2 colher de chá de líquido lava-loiça e uma colher de sopa de vinagre branco.
- Deixa o tecido de molho na mistura durante 15 minutos. No fim deste tempo, enxagua.
- Deixa de molho durante 30 minutos numa nova mistura de 1/4 de água morna com uma colher de sopa de Vanish Tira Nódoas Oxi Action (ou outro produto semelhante).
Remover nódoas de bagas de carpetes
O que vais precisar
- Faca (não afiada)
- Aspirador de líquidos
- Líquido lava-loiça
- Água
- Água oxigenada
- Toalhas de papel
Passo a passo
- Absorve (sem esfregar) o máximo que conseguires do derrame com as toalhas de papel. Se necessário, remove o excesso de sólidos com uma faca de manteiga (ou outra, não afiada para não danificar a carpete). Para quantidades muito grandes de líquido, um aspirador de líquidos será muito útil.
- Se o líquido derramado já estiver seco, satura a área da carpete com água (qb). Deixa atuar durante 1 minuto e depois absorve (sem esfregar). Se notares que a nódoa está a sair apenas com água, continua a repetir até ela sair de vez. Quando a nódoa tiver saído completamente, passa uma última vez por água, absorve sem esfregar e depois coloca toalhas de papel sobre o local, e deixa com a pressão de livros (ou outro peso) por cima. Se a nódoa não sair completamente, continua para o passo três.
- Mistura 1/4 de colher de chá de líquido lava-loiça com 1/4 de água e aplica esta solução de limpeza à área da nódoa. Com um pano limpo, pressiona a solução contra a carpete (com força qb) de forma à carpete absorver bem a solução (não esfregues). Se a nódoa começar a sair, continua a aplicar a solução até sair.
- Humedece com água usando um borrifador, absorve com uma toalha de papel para remover o excesso.
- Borrifa um pouco com água, aplica um peso sobre a toalha de papel em cima da nódoa.
- Se a nódoa persistir, humedece a área da nódoa com água oxigenada. Deixa atuar durante cerca de 1 hora. Absorve (sem esfregar) e repete até a nódoa sair. Não é necessário enxaguar. No fim, aplica um peso sobre a toalha de papel em cima da nódoa.