Catarina Malheiro
Com uma paixão pela organização, a Catarina ajuda as famílias portuguesas a conquistarem uma maior harmonia nas suas casas através de cursos, consultoria online e presencialmente, com o serviço "Mãos na Massa". Contribui aqui regularmente com os seus artigos valiosos cheios de dicas sobre organização!
Vives numa casa com uma sala de estar pequena? Sentes que esse espaço virou tudo menos a zona relaxante que sempre desejaste? Escolhe um lugar do teu agrado e espera com as infinitas famílias que estão no mesmo barco.
Infelizmente, morar em espaços cada vez mais pequenos é uma realidade da nossa atualidade.
Com o preço do imobiliário a aumentar como um louco, encontrar um espaço com as dimensões dos nossos sonhos está cada vez mais difícil.
Então, o que podemos fazer para tornar os nossos espaços pequenos mais acolhedores?
Como é que podemos organizar os espaços pequenos de forma a parecerem maiores? É possível?
Claro que sim. E não é necessário gastar rios de dinheiro para que isso aconteça.
Vou partilhar contigo sete truques para tornares a tua sala pequena numa sala muito maior.
Vamos a isso?
ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO
Como organizar uma sala pequena passo a passo
1 – Acabar com a tralha
Se o espaço é pequeno, qual a vantagem de o encher com itens que a família não utiliza? Com tralha que apenas está a apanhar pó e a ocupar espaço nos armários e na mente de todos os moradores? Se doares, venderes ou deitares fora todos os itens que estão a mais, vais ficar com imenso espaço disponível. Acredita.
Ver artigo: A importância de destralhar a nossa casa: os principais benefícios
PS: Não abuses na decoração. Simplifica de forma a criar uma sensação de espaço. Decora ao teu gosto e com itens que gostes de verdade.
2 – Organiza de forma inteligente
Utiliza cestas, divisórias nas gavetas, caixas. Cria categorias e guarda tudo de forma organizada. Vais conseguir ocupar menos espaço e vais conseguir encontrar tudo mais rápido.
3 – Esquece o horizontal, prefere o vertical
Utiliza todo o espaço vertical que conseguires. Estantes mais altas, por exemplo. Considera igualmente utilizar móveis suspensos e prateleiras flutuantes, de forma a deixar o chão livre.
4 – Estabelece um sistema de organização mensal
Define que vais rever regularmente o interior dos teus armários. Desta forma, vais manter todos os objetos nos seus lugares e não vais acumular nova tralha.
ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO
5 – Escolhe móveis multifuncionais e com um tamanho adequado ao teu espaço pequeno
Há várias mesas de centro e pufes com espaço de armazenamento. Um dois-em-um interessante para espaços pequenos. Escolhe também mesas que fecham, de forma a ocupar menos espaço no teu dia a dia. E não te esqueças de encostar todos os móveis à parede, de forma a criar mais espaço no centro da sala pequena.
6 – Luz! Ilumina o espaço… para ele te iluminar também
Não utilizes aqueles candeeiros de chão enormes. Opta por candeeiros embutidos. Não te esqueças de usar espelhos, eles têm o poder de tornar o espaço maior.
7- Esconde todos os cabos e fios elétricos
Ter cabos à mostra passa automaticamente todo o ruído visual para a tua mente. Opta por esconder todos os cabos e fios elétricos. Usa abraçadeiras, por exemplo, para os agrupar e organizar e esconde dentro ou por trás do armário, se possível.
Estas são algumas medidas que podes aplicar na tua sala pequena para a tornar maior. Não te esqueças que um espaço organizado é meio caminho andado para o tornar acolhedor e relaxante.
Para isso, tem de existir um sistema de organização funcional na tua família, que não ceda à rotina, à falta de tempo e à preguiça própria dos dias atarefados que todos nós vivemos.
Se precisares de alguma dica de organização, visita as minhas redes sociais em CatarinaMalheiro.Organizer.