📣 Novidade! Agora somos Pinhos Armazém Agrícola. Alguns artigos poderão ser reencaminhados para o novo website

Alimentos que não devem ser guardados no frigorífico e tu não sabes

Todos já nos perguntamos: "Posso guardar alho no frigorífico?" ou "Será que posso deixar a cebola no frigorífico?". Neste artigo, queremos dar resposta a estas perguntas, dizendo-te as comidas que não deves guardar no frigorífico.
Existem várias comidas que não podes guardar no frigorífico

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Na Casa

Artigo pela Equipa Na Casa | Website

«A tua casa merece». Esta pequena frase representa bem a nossa missão. O objetivo principal do Na Casa é dar-te o conhecimento necessário para cuidares da tua casa, para que esta se torne mais tua – mais pessoal, mais próxima de ti e mais fácil de gerir.

Sim, é verdade. Há alimentos que não devem ser guardados no frigorífico e a maioria não sabe. A maioria das pessoas coloca TUDO no frigorífico. Só não colocam mais porque, muitas vezes, não há espaço.
A verdade é que se removeres estes produtos do frigorífico, ficas com mais espaço e conservas a qualidade dos alimentos. A maioria só precisa de estar à temperatura ambiente. Neste artigo, vamos revelar-te a lista dos produtos que não devem de estar no frigorífico e a maioria não sabe.

Acima de tudo, deves saber sempre como organizar o teu frigorífico. Desta forma, evitas desperdícios e erros na forma de refrigerar os alimentos.

Lista de elementos que não devem ser colocados no frigorífico

Lista de produtos que não deviam esta no frigorífico:

O tomate não deve ir para o frigorífico

1. Tomate

Sim, o tomate é um alimento que não deve estar no frigorífico. Antes de tudo, esquece a ideia de conservar e evitar o amadurecimento. O tomate perde todo o sabor quando guardado no frigorífico. Além disso, modifica a textura e fica com aspeto “farinhento”. Faz o teste! Agradece-nos, depois.
Logo, os tomates devem ser armazenados à temperatura ambiente, numa taça, de preferência de cabeça para baixo.

A cebola não deve ir para o frigorífico

2. Cebola

Por favor, não guardes cebolas inteiras no frigorífico. Acima de tudo, a cebola vai apodrecer muito rapidamente. As temperaturas frias levam a cebola a converter o amido em açúcares, começando a amolecer e a empapar.
Se a cebola já tiver sido descascada ou cortada, guarda no frigorífico, mas dentro de um recipiente de vidro, de preferência.
Segundo a National Onion Association, uma cebola cortada com casca ou picada, se estiver bem selada num recipiente, pode ser guardada até 7 dias no frigorífico. Enfim, compra cebolas mais pequenas e utiliza de uma só vez.

O alho não deve ir para o frigorífico

3. Alho

Este é um erro muito comum entre nós, meros mortais: guardar alho no frigorífico para o conservar por mais tempo. Sim, o alho faz parte da lista de alimentos que não devem estar no frigorífico.
Antes de mais nada, o alho gosta de ambientes secos e ventilados – tudo o que o frigorífico não é. Assim, ao guardares o alho no frigorífico, vai ganhar mofo e deixar de ser comestível. Concluindo, o alho deve ser armazenado num espaço seco e fresco.

O limão não deve ir para o frigorífico

4. Limão

O limão inteiro pode ser guardado no frigorífico, mas o limão cortado… Faz parte da lista de alimentos que não devem estar no frigorífico!
Aqui a questão complica-se. Há quem acredite que não há problema em colocar o limão no frigorífico e há quem defenda que o limão cortado no frigorífico pode ser um perigo. Logo, para evitar problemas, aconselhamos que uses o limão numa só vez. Isto é, deves comprar limões pequenos. Ou aproveitar o que sobra como auxiliar de limpeza, por exemplo. Sabias que os limões são uma ótima ajuda nas tarefas de limpeza difíceis?

Ainda assim, caso precises mesmo de guardar no frigorífico, envolve o limão em película aderente ou num recipiente e consome nos próximos dias.

As batatas não devem ir para o frigorífico.

5. Batatas

As batatas são quase topo na lista de alimentos que não devem estar no frigorífico. Não só o frio diminui o sabor das cebolas, como também o sabor da batata. Isto é, o frio acelera o processo de transformação do amido em açúcar. Desta forma, as batatas devem ser guardadas num espaço seco, fresco e com pouca luz.

As bananas não devem ir para o frigorífico.

6. Bananas

Segundo a ASAE, as bananas nunca devem ser colocadas no frigorífico. Com o frio, as bananas perdem o sabor e amadurecem muito mais rápido.
Como resultado, para as preservar durante mais tempo, mantém as bananas no cacho e envolve os “pés” com película aderente.

O melão, a melancia e a meloa não devem ir para o frigorífico.

7. Melão, Melancia e Meloa

Nós sabemos, esta fruta de Verão parece melhor, quando fresca. Mas se quiseres manter todas as qualidades do melão, melancia e meloa, não os coloques no frigorífico.
Antes de serem cortados, estes frutos nunca devem ser guardados no frigorífico. O frio interrompe o processo de amadurecimento destes três frutos, roubando-lhe as propriedades e benefícios. Pesquisas indicam que esta fruta à temperatura ambiente, mantém os níveis de antioxidantes intactos.

Os enlatados não deverão ser colocados no frigorífico.

8. Enlatados/Conservas

Não te apeteceu comer o atum todo? Remove-o da lata, coloca num recipiente de vidro e agora sim: guarda-o no frigorífico.
A lata pode enferrujar ou o próprio revestimento, como o metal, pode se transferir para os alimentos.

O pão não deve ir para o frigorífico

9. Pão

Há quem coloque pão no frigorífico para o conservar por mais tempo: errado!
O pão fica mais seco quando em contacto com o frio do frigorífico. Se queres conservar o teu pão por mais tempo, guarda-o num saco fechado e coloca-o no congelador.

Este artigo foi útil?
SimNão

ANÚNCIOS

Últimos artigos

Partilha este artigo

📧 Subscreve a nossa newsletter

Uma gestão doméstica mais fácil com estas dicas gratuitas na tua caixa de e-mail. Sem spam!

ANÚNCIOS

Categorias:

Mais artigos

ANÚNCIOS