Limpar a torradeira de forma fácil e eficaz

Limpar a torradeira é uma tarefa fácil que recomendamos que faças uma vez por semana. Se não souberes quando a limpar, é simples de perceber. Se o acumular de migalhas no fundo da torradeira for grande, está na altura de a limpar.
É recomendado que limpes a torradeira uma vez por semana, variando conforme a frequência do uso do equipamento.

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Na Casa

Artigo pela Equipa Na Casa | Website

«A tua casa merece». Esta pequena frase representa bem a nossa missão. O objetivo principal do Na Casa é dar-te o conhecimento necessário para cuidares da tua casa, para que esta se torne mais tua – mais pessoal, mais próxima de ti e mais fácil de gerir.

Os nossos eletrodomésticos são uma parte fundamental da nossa casa. Desde os velhos e confiáveis às mais recentes tecnologias, a manutenção e cuidado dos nossos equipamentos não só permite um melhor funcionamento, como prolonga a vida útil dos mesmos, permitindo assim uma poupança tanto na carteira como no meio ambiente.

Nas nossas casas, ao longo do tempo, vamos analisando vários métodos de limpeza. Se fores como nós aqui pelo Na Casa, queremos sempre saber se existe uma maneira mais eficiente e mais rápida para limpar os eletrodomésticos. A torradeira é um deles. Mas como limpar a torradeira de forma fácil e eficaz? Será possível? Sim, é. Vamos ver como!

Existem várias maneiras de limpares a torradeira. Neste artigo, vemos uma forma simples, com apenas dois passos, que utiliza alguns utensílios que te vão permitir uma limpeza impecável. As tuas torradas vão saber ainda melhor! Demorando apenas alguns minutos, este método garante uma torradeira como nova.

E, por favor, se gostas da tua torradeira, nunca a vires ao contrário, batendo nos lados, para remover as migalhas! Mais à frente, vemos porquê.

Com que frequência devo limpar a torradeira?

Falemos da frequência da limpeza da torradeira. Uma vez por semana é indicado para quem usa a torradeira frequentemente. Como sabemos e temos vindo a falar nos artigos sobre limpeza de eletrodomésticos aqui pelo Na Casa, a frequência da limpeza de um equipamento está diretamente ligada à sua frequência de uso. A torradeira é igual. Estás a fazer torradas várias vezes ao dia? Poderás ter que limpar mais vezes. Se apenas usa uma ou duas vezes por semana, talvez de duas em duas semanas seja o suficiente.

Precauções a ter na limpeza da torradeira

A segurança doméstica é sempre uma prioridade nossa. E sabemos que também é uma prioridade tu, certo? Para uma limpeza segura, deixamos algumas pequenas indicações de segurança. Como já vimos em muitos outros eletrodomésticos, como o exaustor e a placa de fogão, toma estas precauções antes de limpares a torradeira:

  • Desliga a torradeira da ficha. Não a limpes ligada.
  • Tem atenção à ficha da torradeira, para esta não entrar em contacto com a água, enquanto limpas.
  • Não limpes a torradeira imediatamente a seguir ao seu uso, enquanto estiver quente. Limpa sempre o equipamento com ele frio.

O que vais precisar:

  • Pequena trincha limpa
  • Pincel cumprido limpo
  • Toalhas de papel ou pano limpo
  • Líquido lava-loiça
  • Esponja

Limpar a torradeira de forma fácil e segura

Passo 1. Remover as migalhas

A maior parte dos modelos de torradeiras, das várias marcas que as comercializam no mercado, têm um pequeno repositório, no fundo do equipamento, que apanha as migalhas que caem ao fazer as torradas. Temos que remover este repositório e tirar as migalhas. 

Mas antes de o fazeres, usa a trincha limpa para remover as migalhas que se encontram coladas às grelhas e o pincel longo para remover as migalhas das partes mais fundas. Após estas caírem no repositório, retira-o e remove as migalhas. Limpa o repositório também.

Para limpar o repositório, usa uma esponja com líquido lava-loiça. Seca-o bem e coloca de volta na torradeira. Caso sintas que não justifica usar o lava-loiça (se, por exemplo, as migalhas não tiverem restos de gordura) podes usar um guardanapo só para remover as migalhas.

⚠️Atenção: Não uses objetos de metal para remover as migalhas (por exemplo, uma faca ou garfo), sobre risco de danificar a torradeira.

Não vires a torradeira ao contrário, batendo na parte lateral para remover as migalhas. Isto certamente, com o tempo, irá danificar a soldadura das partes metálicas interiores da torradeira, causando danos nos componentes elétricos da mesma.

Passo 2. Limpar o exterior da torradeira

A maior parte da sujidade do exterior da torradeira pode ser removido com um pano húmido. Se o exterior estiver muito sujo com gordura, uma esponja humedecida, macia e com um pouco de lava-loiça. Irás conseguir remover a gordura sem problema.

Se a tua torradeira for feita de aço inoxidável, consulta o nosso artigo sobre como limpar equipamentos em inox.

Usa um pano ou esponja humedecidos, mas não encharcados. Recorda-te de não deixares nenhuma água entrar pelas duas aberturas no topo, nem nas pequenas aberturas da torradeira (alavanca, botões, etc.)

Torradeira como nova

Uma boa maneira de prevenir um acumular excessivo de gordura, é limpar a torradeira com um pano ou toalha de papel no final de cada uso. Isto porque ajudará a remover pequenos pedaços de manteiga ou outras gorduras, evitando a sua acumulação.

Este método é simples e é um bom método para uma limpeza mais profunda, de frequência semanal. Existem vários métodos que usam sal e outros ingredientes para remover migalhas presas, ou remover gorduras. Usa-os em último caso. Acreditamos que, se desde o primeiro dia tiveres cuidado, limpares a tua torradeira regularmente e com os materiais certos, esta vai manter-se como nova, durante muito tempo!

Este artigo foi útil?
SimNão

ANÚNCIOS

Últimos artigos

Partilha este artigo

📧 Subscreve a nossa newsletter

Uma gestão doméstica mais fácil com estas dicas gratuitas na tua caixa de e-mail. Sem spam!

ANÚNCIOS

Categorias:

Mais artigos

ANÚNCIOS