Os melhores produtos para limpeza do WC

Melhor é um termo relativo. Ele pode significar diferentes coisas para diferentes pessoas. Portanto, o melhor produto para limpar o WC é o produto que se adequa às tuas necessidades de limpeza específicas, e à maneira como limpas a casa de banho. Vamos ver algumas opções e tipos de produto.
Os melhores produtos para limpar o wc

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Na Casa

Artigo pela Equipa Na Casa | Website

«A tua casa merece». Esta pequena frase representa bem a nossa missão. O objetivo principal do Na Casa é dar-te o conhecimento necessário para cuidares da tua casa, para que esta se torne mais tua – mais pessoal, mais próxima de ti e mais fácil de gerir.

Para escolhermos os melhores produtos de limpeza, temos que ter em conta alguns fatores. Coisas como a nossa maneira de limpar, o tempo que temos disponível e o que é mais importante na limpeza que estamos a realizar. Mas não é complicado. Entre produtos de supermercado e ingredientes naturais de limpeza e desinfeção, vais encontrar os produtos perfeitos para uma limpeza super eficaz.

A sujidade e o calcário, principais situações de limpeza no wc, são duas coisas que um bom produto de limpeza de casa de banho deve ser capaz de atacar.

A remoção do calcário é melhor combatida com uma limpeza regular onde a sujidade da casa de banho é removida com eficácia.

Com que frequência devo limpar a casa de banho?

A frequência da limpeza depende do uso que dás à casa de banho. Uma maior frequência de utilização irá significa uma maior frequência de limpeza. Para saberes mais sobre como e quando limpar a casa de banho, consulta o nosso artigo nesse tópico.

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Detergentes para limpeza do wc

Os detergentes para limpeza da casa de banho encontram-se comumente em qualquer supermercado, e são comercializados nos seguintes formatos mais populares:

  • Spray
  • Gel
  • Creme abrasivo
Tipos de produtos para limpeza da casa de banho: produtos de limpeza de wc em spray, gel ou cremes abrasivos.
Exemplos de produtos para limpeza da casa de banho. A título de exemplo – não recomendamos nenhum produto em particular.

Ver: O que são produtos abrasivos?

Ao escolher um detergente para aplicação nas superfícies, seguindo o método de limpeza que recomendamos no artigo sobre limpeza completa da casa de banho (ver: Limpar a casa de banho: guia completo), o detergente em spray pode ser uma boa opção para ti, pois irá cobrir uma maior zona da superfície quando borrifado, e não deslizar tão rapidamente pela superfície abaixo, permitindo uma melhor atuação do produto na superfície.

O creme abrasivo funciona como qualquer produto abrasivo, que fazendo uso da sua qualidade granulosa, remove por abrasão a sujidade. No entanto, poderão não funcionar para a remoção de calcário. Se não tens um problema de calcário, então podes usar um creme. Se tiveres, procura na embalagem do produto de limpeza informação que te indique que ele combate o calcário (tanto na remoção, como na prevenção).

Lembra-te: a melhor prevenção é uma limpeza frequente dos espaços.

Qual produto é o melhor para limpar a casa de banho?

Qualquer um dos produtos em cima mencionados, em qualquer um dos seus formatos, são boas opções para limpar a casa de banho. A questão em que te deves focar é no método que pretendes usar para limpar a casa de banho. Estás focado num método prático, que torne a limpeza da casa de banho fácil? Então um produto de limpeza all purpose/multisuperfícies será suficiente para limpar vidros, azulejos e outras superfícies na casa de banho. Preferes focar-te em eliminar bactérias? Um produto dedicado à limpeza do wc (de preferência com desinfetante) já será necessário.

No caso de torneiras e outros, vê como: Limpar aço inoxidável

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Produtos para limpeza das diferentes superfícies da casa de banho

Caso decidas limpar a casa de banho com um produto específico para cada superfície, usa a imagem em baixo como guia para saberes que tipo de produto que melhor se aplica a cada superfície. Segue as nossas sugestões e lembra-te de testares sempre qual será a melhor opção para ti. Ao longo do tempo irás formar a tua preferência de limpeza. À medida que fores limpando vais ver que a tarefa de limpeza da casa de banho se torna mais rápida de cumprir, e assim, mais fácil! 😊

Guia para limpeza da superfície das casas de banho com produtos para

Superfícies na casa de banho

  1. Paredes pintadas
  2. Vidros e espelhos
  3. Lavatório (Porcelana)
  4. Sanita (Porcelana)
  5. Chão da casa de banho (5.1 – Juntas dos azulejos)

1 | Limpar a parede pintada na casa de banho

O segredo na limpeza da parede pintada é fazê-la sem danificar a pintura. Conseguirás garantir esta parte tendo sempre cuidado ao concretizar esta tarefa. O tipo de limpeza depende do tipo de pintura que a parede tenha. Vejamos em baixo como limpar a parede da casa de banho por tipo de tinta.

Tintas à base de água

Para limpar uma parede com tinta à base de água, usa um pano húmido muito bem torcido. Não uses esponja, nem esfregues com água pois ela irá desbotar.
Em princípio não terás problemas pois as casas de banho, por norma, não são pintadas com este tipo de tinta, mas tem atenção à tua situação em particular.

Tintas acrílicas laváveis

Este tipo de tinta é facilmente lavável, e podes lavar usando sabão e água, com um esponja ou pano.
Também podes fazer uma mistura de água com detergente neutro.
No fim, passa um pano húmido, sem qualquer produto, para remover o excesso de sabão ou detergente.

Para remover mofo/bolor da parede, lê mais aqui: Como remover e prevenir humidade na casa de banho

Tintas semi brilho ou foscas

Usa o mesmo método que nas tintas acrílicas laváveis, mas com mais cuidado ao esfregar.

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

2 | Limpa espelhos e vidros da casa de banho com vinagre branco e água quente

Os ingredientes naturais criam, por vezes, o melhor produto possível para a tarefa. Neste caso, usar uma mistura vinagre branco e água quente, cria uma solução excelente para a limpeza dos vidros e espelhos.

Lê mais sobre limpeza dos vidros: Limpar vidros: 5 maneiras fáceis e eficazes

3 e 4 | Limpar porcelana: lavatório, sanita

O creme é o tipo de produto mais aconselhado para limpar as porcelanas, como o lavatório e sanita. Um abrasivo sanitário, que combata o calcário, é um tipo de produto que resultará muito bem na limpeza de ambos os itens.

Para uma limpeza completa da sanita, lê: Como limpar a sanita: guia completo

5 | Limpa o chão da casa de banho com vinagre branco

Um ingrediente natural, amigo do ambiente e da carteira. Neste ponto o vinagre volta a ser o centro das atenções e podes usá-lo para limpar o chão da tua casa de banho. Para saberes como o usar em diferentes superfícies (em especial azulejo e madeira), consulta o nosso artigo completo: Como limpar o chão com vinagre

5.1 | Limpar as juntas dos azulejos com uma pasta de bicarbonato de sódio e água

O bicarbonato de sódio é um ingrediente excelente para uma diversa panóplia de tarefas de limpeza doméstica. Ele pode também ser usado para limpar as juntas dos azulejos na casa de banho e deixá-las livres de mofo/bolor ou outra sujidade. Basta criar uma pasta com bicarbonato de sódio e água, e esfregar com um esfregão. Vê no vídeo em baixo como:

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Qual o melhor detergente para lavar o chão?

Como vimos em cima, o vinagre branco (ou vinagre de limpeza) é um substituto perfeito para detergentes de supermercado. Ele desinfeta e limpa o chão de azulejo ou madeira da tua casa de banho. No que toca ao melhor detergente, isto irá depender das tuas necessidades. Um produto limpa multisuperfícies de qualquer marca no supermercado será bom para um uso rápido, quando limpas o chão e outras superfícies da casa de banho. Depois, podes escolher entre os produtos específicos para o chão. Tem atenção aos aromas disponíveis, certamente encontrarás alguns que te agradam mais ou menos.

Escolher os melhores produtos para limpar a casa de banho não tem que ser complicado

Como vimos, os melhores produtos para a limpeza da casa de banho são aqueles que vão de encontro à maneira como gostamos de limpar. Todos temos os nossos métodos e maneiras, e olhando para as diferentes opções, podemos escolher qual melhor se adapta à nossa disponibilidade e maneira de fazer as coisas.

As opções amigas do ambiente são, por norma, também bastante amigas da carteira. Os ingredientes naturais de limpeza são amigos úteis no dia a dia, executando com sucesso as tarefas de limpeza base que temos pela casa. Se estas duas coisas são importantes para ti, então serão boas opções para criar soluções de limpeza da casa de banho.

Este artigo foi útil?
SimNão

ANÚNCIOS

Últimos artigos

Partilha este artigo

📧 Subscreve a nossa newsletter

Uma gestão doméstica mais fácil com estas dicas gratuitas na tua caixa de e-mail. Sem spam!

ANÚNCIOS

Categorias:

Mais artigos

ANÚNCIOS