Como desodorizar o caixote do lixo

Os odores do caixote do lixo podem rapidamente deixar a cozinha com um cheiro muito desagradável. Isto faz com que seja importante incluir a tarefa de desodorizar o caixote do lixo na lista de tarefas frequentes na limpeza da cozinha.
Despejar o lixo para iniciar processo de desodorizar o caixote do lixo

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Não só limpar o caixote do lixo é importante na cozinha, como também é nos outros locais onde os encontramos pela casa. No entanto, limpar o caixote do lixo da cozinha é especialmente prioritário pois este lida com lixos orgânicos que rapidamente se deterioram e libertam cheiros super desagradáveis (ao contrário do lixo do escritório, por exemplo, que por norma são maioritariamente papéis e outro lixo seco).

No que toca ao caixote de lixo da cozinha, mesmo que o despejes todos os dias, ele vai acumulando restos de comida que cai fora do saco do lixo ou líquidos que vertem, deixando assim a cozinha com um mau odor. Ao fazeres uma limpeza completa vais conseguir eliminar esses odores rapidamente, e manter a tua cozinha agradável e bem cheirosa.

Seja na cozinha, seja em outra parte da casa, vamos então ver algumas dicas para desodorizar o caixote do lixo e deixá-lo sempre com um aroma fresco (ou pelo menos neutro!)

Limpar o caixote do lixo

Existem várias formas de limpar o caixote do lixo, e a que usas vai depender do local onde vives. Se viveres numa casa, usa uma mangueira com pressão para lavares o caixote do lixo cá fora. Caso vivas num apartamento, podes usar uma escova de limpeza para esta tarefa.

Como limpar o caixote do lixo com uma mangueira/lavadora de pressão (ao ar livre)

O processo é simples mas deixamos-te a explicação para que possas fazê-lo corretamente, passo-a-passo:

  1. Leva o caixote do lixo para o exterior da casa
  2. Deita um pouco de lava-loiça nele, dentro e fora
  3. Usa a mangueira ou lavadora para lavar (vai rodando para limpares todos os lados)
  4. Remove a água e seca com uma toalha
  5. Aplica desinfetante para remover quaisquer bactérias que ainda permaneçam. Deixa evaporar ou passa um pano limpo e seco.
Homem despeja restos de comida em caixote do lixo na cozinha
O caixote do lixo da cozinha vai acumulando restos e odores de lixo orgânico, necessitando assim de uma limpeza frequente.

Como limpar o caixote do lixo com uma escova de limpeza (interior e exterior)

  1. Se puderes usa o exterior, senão usa a tua banheira
  2. Deita um pouco de lava-loiça no caixote. Enche o caixote com cerca de ⅓ de água quente
  3. Usa uma escova de limpeza com um pegador cumprido (ou, por exemplo, um piaça limpo) para esfregar o interior, exterior e tampa do lixo (se tiver) usando a água ensaboada
  4. Passa o caixote bem por água, para remover o sabão. Com um pano seca-o.
  5. Aplica desinfetante para remover bactérias que ainda fiquem. Deixa evaporar ou limpa com um pano limpo e seco.

Dica verde: como desinfetante podes usar água oxigenada, que se evapora sem libertar vapores prejudiciais. Se usares lixívia como desinfetante, passa água novamente depois, para removeres qualquer excesso que fique.

Como evitar maus odores no caixote do lixo

Vamos mostrar-te várias formas de como podes evitar maus odores entre limpezas. É normal que alguns maus odores se acumulem mais depressa do que as vezes que conseguimos limpar o caixote do lixo corretamente. Por isso estes truques são importantes para neutralizar alguns maus cheiros mais comuns entre lavagens.

  • Quantas vezes mencionamos o bicarbonato de sódio aqui no Na Casa? Bem, cá vamos mencionar mais uma vez! Para absorver os odores desagradáveis do caixote do lixo, deita um pouco de bicarbonato de sódio no fundo do caixote (pode ser cerca de ½ chávena de chá, para um caixote do lixo de cozinha com tamanho comum)
  • Como substituto ao bicarbonato de sódio, podes usar um pouco de areia para gatos como forma de desodorizar o caixote do lixo. Ela absorve a humidade, evitando assim o acumular de bactérias.
  • Para disfarçar alguns maus cheiros, coloca bolas de algodão com algumas gotas do teu óleo essencial favorito no fundo do caixote do lixo.

Com limpezas frequentes e aplicando um (ou vários) destes métodos neutralizantes de odores, nunca mais vais ter que te preocupar com maus odores do lixo a causar mau ambiente na tua cozinha.

Este artigo foi útil?
SimNão

ANÚNCIOS

Últimos artigos

Partilha este artigo

📧 Subscreve a nossa newsletter

Uma gestão doméstica mais fácil com estas dicas gratuitas na tua caixa de e-mail. Sem spam!

ANÚNCIOS

Categorias:

Mais artigos

ANÚNCIOS