📣 Novidade! Agora somos Pinhos Armazém Agrícola. Alguns artigos poderão ser reencaminhados para o novo website

Como branquear roupa: 4 métodos

Muitas vezes, a roupa branca é uma verdadeira dor de cabeça. Mancha facilmente, escurece com as lavagens... Mas temos a solução para ti!
Cesto de roupa branca para laavr

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Na Casa

Artigo pela Equipa Na Casa | Website

«A tua casa merece». Esta pequena frase representa bem a nossa missão. O objetivo principal do Na Casa é dar-te o conhecimento necessário para cuidares da tua casa, para que esta se torne mais tua – mais pessoal, mais próxima de ti e mais fácil de gerir.

As nossas roupas brancas tendem a escurecer ou a ganhar manchas muito facilmente. Branquear novamente a roupa é a solução. Antes de tudo, deves saber que para branquear a roupa, nem sempre precisas de recorrer à lixívia. Existem outros métodos eficazes e fáceis de aplicar.

Métodos naturais

Primeiro, não precisas de procurar produtos químicos fortes para clarear a tua roupa. Não só esses produtos podem ser nocivos para quem os utiliza, como também são extremamente agressivos para o meio ambiente. Aprende como tirar o amarelado da roupa branca a e aquela cor escura com métodos naturais.

Enumerámos alguns métodos naturais aos quais podes recorrer:

Sumo de limão

Este deve ser um dos métodos mais conhecidos para remover manchas e branquear a roupa. O sumo de limão é um adstringente natural. Assim, é ótimo para limpar as roupas em profundidade.

Processo: 

Corta um ou mais limões (dependendo da quantidade de roupa que pretendas branquear), junta água e leva a ferver. A quantidade de água deve ser suficiente para mergulhar toda a roupa, sem que fique exposta. Deixa as roupas de molho durante mais ou menos uma hora. Após este processo, lava as roupas normalmente. Para melhores resultados, expõe a roupa ao sol a secar.

Para remover manchas difíceis, antes de colocares as roupas de molho, deves esfregar o limão no local da mancha. Assim, entrará em ação com maior intensidade nessa área.

Vinagre branco

Sendo este um dos maiores aliados na casa, também é uma excelente ajuda a branquear a roupa. Tal como limão, também o vinagre é ácido e excelente para remover manchas. Além disso, não é agressivo para as roupas e ainda tem uma componente amaciadora.

Processo: 

Se lavas a roupa na máquina de lavar, basta adicionar um copo ou meio copo de vinagre (consoante a quantidade roupa), juntamente com o teu detergente. Caso verifiques que as manchas são demasiado difíceis de remover, adiciona o vinagre diretamente no local. Deixa repousar durante meia hora, em seguida enxagua e lava normalmente.

Caso laves a tua roupa manualmente, adiciona o copo de vinagre à água com o teu detergente e mergulha todas as roupas. Deixa repousar por 1 hora e depois enxagua.

ANÚNCIO

Colocar roupa branca na máquina de lavar
Saberes separar a roupa para máquina de lavar é também importante para evitares que a roupa escureça ou tinja

Perborato de sódio

Este método é menos conhecido mas funciona lindamente! Ideal para remover manchas e branquear a roupa. É aquele truque muito usado pelos nossos avós. Não só é ótimo para lavar roupa branca, como também tem propriedades antisséticas e pode agir como desinfetante.

Processo: 

Atenção: antes de tudo, utiliza luvas para lidares com o perborato de sódio. Pode causar irritações e até queimaduras na tua pele.

Tanto pode ser acrescentado na máquina de lavar, como na lavagem de roupa à mão. Podes juntar na água quente e mergulhar a roupa durante 2 horas. Em seguida, realizas a lavagem normal. Se as nódoas persistirem, repete o processo.

Por outro lado, se quiseres lavar na máquina. Acrescenta uma colher de sopa na gaveta, juntamente com o teu detergente.

Colher medidora com bicabornato de sodio para branquear a roupa
Tanto o bicarbonato de sódio, como o borato e o perborato de sódio devem ser manuseados com cuidado e sempre com luvas.

ANÚNCIO

Bicarbonato de sódio ou Borato de sódio

Tanto um produto como o outro são capazes de te ajudar a branquear a roupa. O bicarbonato atua em profundidade no tecido e ajuda a desodorizar e amaciar a roupa. Já o borato de sódio, também conhecido como bórax, ajuda a decompor o minerais da água para que o detergente funcione melhor.

Processo: 

Assim como perborato de sódio pode ser adicionado ao ciclo de lavagem na máquina, também o bórax e o bicarbonato podem. Podes acrescentar meia xícara de bicarbonato ou de bórax ao detergente na gaveta.

Caso contrário, podes colocar as roupas de molho em água e adicionar 2/3 colheres do produto. Deixa por 3 horas e lava normalmente.

Se as manchas forem mais fortes, aplica o produto diretamente na área e a até podes acrescentar umas gotas de sumo de limão ou esfregar com metade do mesmo. Depois, deixa atuar por uns minutos e lava.

Preservar a roupa branca

Em suma, nenhum destes métodos fará sentido se não souberes as regras fundamentais de lavandaria. Lê o nosso artigo sobre como lavar a roupa.

Concluindo, é fundamental que saibas separar a roupa em cada lavagem e que evites que a tua roupa branca acabe por escurecer ou ficar amarelada com o tempo.

Este artigo foi útil?
SimNão

ANÚNCIOS

Últimos artigos

Partilha este artigo

📧 Subscreve a nossa newsletter

Uma gestão doméstica mais fácil com estas dicas gratuitas na tua caixa de e-mail. Sem spam!

ANÚNCIOS

Categorias:

Mais artigos

ANÚNCIOS