Como detetar uma fuga de água em casa?

É importante sabermos detetar uma fuga de água em casa a tempo de evitarmos um problema maior. Este artigo mostra-te como.
Podes detetar uma fuga de água em casa usando vários métodos simples

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Na Casa

Artigo pela Equipa Na Casa | Website

«A tua casa merece». Esta pequena frase representa bem a nossa missão. O objetivo principal do Na Casa é dar-te o conhecimento necessário para cuidares da tua casa, para que esta se torne mais tua – mais pessoal, mais próxima de ti e mais fácil de gerir.

As fugas de água

Detetar uma fuga de água não é algo difícil que requeira muito conhecimento sobre canalização. Primeiro, sabe que se tiveres uma fuga de água antes do contador, a responsabilidade de intervenção é dos serviços distribuidores ou responsáveis pelo abastecimento da tua zona. No entanto, se for depois do contador, um canalizador privado é a melhor maneira de lidar com esta situação.

Neste caso, vamos dar-te algumas dicas sobre como diagnosticar uma fuga de água depois do contador, ou seja, na tua residência privada. Isto é importante pois irá permitir-te detetar a fuga de água antes que o problema se torne maior, causando danos caros como, por exemplo, o apodrecimento de madeiras ou até mesmo danos estruturais.

Os primeiros sinais de uma fuga de água

Um dos primeiros sinais de que poderás ter uma fuga de água é quando a tua fatura mensal de água dispara sem grande razão aparente. Outro sinal de que poderás ter uma fuga de água é quando sentes que zonas da tua casa que antes não tinham humidade, agora parecem mais húmidas, podendo até acumular cheiro a mofo.

As fugas de água podem aparecer tanto em tubagens dentro das paredes como fora. Por isso, vai prestando atenção a todos os sítios da tua casa onde tens canalização.

Neste artigo vamos mostrar-te algumas maneiras de identificares este problema sem que tenhas que estar à espera de receber uma conta altíssima para te aperceberes! Quando as fugas de água ocorrem em zonas que não se manifestam na casa, é mais difícil. Pode acontecer, por exemplo, a fuga encontrar-se em tubagem no chão, onde a água em fuga se entranha diretamente no solo. Aqui, sentirás apenas quando a fatura aparecer. Mas fora estes casos, é possível perceberes dentro de casa quando algo se passa.

Como detetar uma fuga de água

Vamos então ver algumas maneiras sobre como podes detetar uma fuga de água na tua casa:

O contador permite detetar uma fuga de água

O primeiro local onde podes verificar se tens uma fuga de água é o contador. Quando o contador está a funcionar corretamente, se nenhum aparelho/eletrodoméstico que utiliza água na tua casa está a funcionar, o contador deve estar parado. Portanto, faz o seguinte teste: fecha todas as torneiras e chuveiros, desliga a máquina de lavar roupa e de lavar loiça (e outros aparelhos que utilizam água) e cerca de 40-60 minutos depois, verifica o contador. Se este ainda estiver a mexer, é provável que estejas perante uma fuga de água.

Está alguma torneira a pingar?

Verifica as torneiras

Uma torneira a pingar causará um impacto significativo na fatura da água e pode ser essa a razão pela qual estás a pagar mais no final do mês. Já para não falar no desperdício de água que é.

O primeiro passo pode ser verificares todas as torneiras de tua casa, para perceberes se não tens torneiras que pingam. Se sim, substitui a torneira. Caso saibas, poderás fazer tu, caso não, chama um profissional. O problema também poderá estar no tubo que traz a água à torneira. Ele pode precisar de um ajuste e novamente, poderás fazer este ajuste ou pedir a ajuda de um profissional.

Os quartos de banho e sanitas – sítios comuns de fugas de água

Como podes imaginar, os sítios onde a água é mais utilizada são os sítios mais propícios a causar problemas. Assim, verifica se não terás algum equipamento avariado nestas zonas. Podes ter uma sanita entupida ou com outros problemas que estejam a causar acumulação de água naquela zona.

O movimento da água é um sinal de que poderás ter uma fuga no autoclismo. A água deve permanecer parada quando a sanita não está em uso. A sanita deve também permanecer silenciosa, por isso, se faz barulho enquanto não a usas, também poderá indicar um problema.

Atenta às paredes e rodapés

As fugas de água deixam vestígios. Isto significa que a acumulação de água num certo local deixa as suas marcas e, por isso, prestar atenção às paredes e rodapés é uma maneira de saberes se tens uma fuga de água.

Procura por manchas escuras (marcas de humidade nas paredes) e bolhas de água na tinta. Verifica se existe alguma zona com acumulação de bolor, mofo e fungos. No fundo, o que estás à procura é de uma zona onde não se devia estar a acumular água em excesso. Quando o problema está na canalização dentro da parede, chama um profissional para te ajudar. Em alguns casos estas manchas e bolhas também poderão ser infiltrações, em zonas onde a chuva incide diretamente e entra, por exemplo, infiltrando-se na casa.

Machas e bolhas de água que se formam por excesso de acumulação de água.
Exemplo de manchas e bolhas de água que se formam por excesso de acumulação de água – neste caso, infiltração.

Canalizações expostas

Nas tubagens que não estão dentro da parede, podes percorrer a tubagem com a mão e perceber onde está a humidade. Novamente, a acumulação de água num sítio onde não era suposto pode indicar uma fuga.

Máquinas de lavar roupa e de lavar loiça

Atenta a sinais de mau funcionamento destes aparelhos. No que toca a água, eles possuem tubagens específicas que com o tempo poderão apresentar um mau funcionamento, começando a pingar. Quando isto acontece, a água irá acumular-se debaixo do equipamento. Se for numa quantidade suficiente irão aparecer poças em frente à máquina. Mas também poderás ter água acumulada atrás do equipamento. Se tiveres a máquina de lavar roupa ou de lavar loiça encostada à parede, como a maior parte das pessoas tem, tentar arrastar o equipamento (com cuidado) e verifica se há acumulação de água na parte de trás. O mesmo acontece com o frigorífico. 

A acumulação de lixo que causa entupimentos na canalização também poderá fazer com que água comece a vazar pelas saídas/entradas de água na parede. Isto causará mau cheiro, o que te permite diagnosticar que algo se passa.

Subscreve a newsletter na casa.

Detetar uma fuga de água em casa – é importante saber!

Em conclusão, sabermos quando detetar uma fuga de água em casa é algo importante para evitarmos problemas de maior. Com esta capacidade, conseguiremos detetar e atuar a tempo de resolver o problema da fuga de água antes que este se agrave. Se a fuga de água já tiver inundado parte da área afetada, consulta o nosso artigo sobre o que fazer em caso de fuga de água.

Este artigo foi útil?
SimNão

ANÚNCIOS

Últimos artigos

Partilha este artigo

📧 Subscreve a nossa newsletter

Uma gestão doméstica mais fácil com estas dicas gratuitas na tua caixa de e-mail. Sem spam!

ANÚNCIOS

Categorias:

Mais artigos

ANÚNCIOS