O que fazer em caso de fuga de água?

De remover a água até secar a área afetada, este artigo mostra-te como deves proceder quando encontras uma fuga de água em tua casa.
O que fazer em caso de fuga de água na casa

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Na Casa

Artigo pela Equipa Na Casa | Website

«A tua casa merece». Esta pequena frase representa bem a nossa missão. O objetivo principal do Na Casa é dar-te o conhecimento necessário para cuidares da tua casa, para que esta se torne mais tua – mais pessoal, mais próxima de ti e mais fácil de gerir.

Uma fuga de água em casa pode ser devastadora, pois os danos causados por água conseguem ser bastante dispendiosos e consomem muito tempo a limpar e reparar.

Vamos ver o que fazer no caso de teres sofrido uma fuga de água, para tentar minimizar os danos e acelerar a limpeza.

Como proceder perante uma inundação

Se chegaste a casa e te deparaste com uma situação de inundação, o mais importante é desligar a água, remover o excesso de água e secar a área afetada. Caso consigas identificar de onde vem a fuga de água, deves contactar com alguma celeridade a seguradora e requisitar uma peritagem para que consiga apurar a responsabilidade dos danos e o valor do prejuízo. Independentemente de quem foi a responsabilidade, um seguro multirriscos pode ser acionado nesta eventualidade e cobrir os custos relacionados. Se a dimensão for suficiente, é o aconselhável a fazer.

No entanto, podes ter uma pequena fuga com a qual consegues lidar tu mesmo, e neste artigo vemos como os passos para parares a fuga e lidares com área afetada por água.

Fuga de água num edifício

Incluímos esta parte no artigo para as pessoas que encontram uma fuga de água no apartamento, mas a nossa explicação mais a baixo aplica-se tanto para moradia como apartamento. Quando falamos de inundação num apartamento, temos três origens possíveis: ou a fuga ocorre no teu apartamento, num apartamento vizinho, ou numa zona comum. É importante lembrar que os procedimentos são diferentes conforme cada situação (responsabilidade e arranjo), mas o mais importante que revemos neste artigo é mostrar-te o que deves fazer para lidar com a situação na tua casa em específico, ou seja, remover a água antes que esta causa danos mais graves, se estes ainda não tiverem ocorrido.

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Desligar a válvula de água principal é fundamental em caso de fuga de água, pois permite cortar o fluxo de água na casa, parando assim a inundação.

O que fazer em caso de fuga de água?

Vejamos o passo a passo para lidar com uma fuga de água que está a causar inundação numa área da tua casa.

Desliga a água

A primeira coisa a fazer para interromper o fluxo contínuo de água devido a uma fuga é aceder à válvula principal, que corta a água na casa inteira.

Isto vai fazer com que a água deixe de entrar da rede para casa, parando assim a fuga. Esta válvula principal, por norma, encontra-se junto da entrada principal de água, ou seja, o ponto de entrada de água na casa. Ela pode ter uma caixa de acesso própria. Também poderá estar na garagem.

Se não souberes onde está a válvula principal da tua casa, contacta a companhia de água e eles irão ajudar-te a perceber onde esta se poderá encontrar em tua casa.

Diferentes tipos de válvulas de água.

A fuga de água pode estar a acontecer vinda de uma fonte que consegues identificar facilmente – como a máquina de lavar roupa ou loiça, torneiras ou sanitas – que, por norma, possuem uma válvula própria para cortar a água. Se conseguires identificar que a fonte da fuga de água se encontra numa destas opções, podes usar a referida válvula de corte, em vez da válvula principal que corta a água na casa toda. Assim, se a fuga for na sanita da casa de banho, podes cortar apenas ali naquela divisão, e lidar com o problema lá.

Vê neste artigo como detectar uma fuga de água.

Identifica de onde vem a fuga de água

Detetar uma fuga de água pode ser complicado, pois as localizações e razões da fuga variam. No entanto, a maior parte das vezes não é complicado e a fuga vem de vários locais comuns que conseguirás detetar por ti mesmo, sem precisar de intervenção profissional.

Consulta o nosso como detetar uma fuga de água para mais informação completa sobre este tópico.

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Remover o excesso de água é fundamental para evitar danos maiores.

Remove o excesso de água

A tarefa mais urgente, depois de detetar uma fuga de água e cortar a água, é remover o excesso de água que a fuga causou. Quanto mais tempo a água estiver parada na casa mais danos irá causar.

Para as inundações mais severas, uma bomba de água será útil, sendo que aqui uma intervenção profissional pode ser necessária. Para inundações mais pequenas um aspirador wet-dry poderá ser suficiente.

Seja qual for a resolução que encontres para remover a água, o mais importante é agir com expediência.

Inicia a secagem

O mofo/bolor começa a aparecer dentro de 24 a 48 horas após a inundação. Começar o processo de secagem imediatamente após a remoção do excesso de água vai limitar os danos causados pela fuga, por isso é aconselhável.

Deixa os aparelhos e as tomadas secarem naturalmente e remove carpetes e móveis molhados da área afetada. Abre as janelas para deixar a humidade sair. Verifica as paredes — drywall e outros materiais que tenham sido afetados também necessitam ser reparados.

Para uma secagem completa, um desumidificador será excelente para remover a humidade da área. Este poderá ser em maior ou menor escala, conforme a gravidade da inundação, sendo que um profissional poderá ajudar-te trazendo equipamento de maior escala, se necessário.

A segurança doméstica

Estar seguro em casa significa tomar as medidas preventivas. Os seguros e uma vigilância e manutenção regular dos equipamentos permitem-te detetar este tipo de situação de risco a tempo. Isto não só faz com que as consigas prevenir, como também te garante uma resposta mais célere e eficaz no caso de sinistro. A água é um aspeto importante numa casa, e estar familiarizado com o seu funcionamento é uma vantagem grande para quem é dono de casa, ou até mesmo num arrendamento, para a resolução de pequenos problemas que possam surgir.

Esperamos que esta artigo te tenha ajudado a lidar melhor com uma situação de fuga de água. Lembra-te da importância de manter a calma e seguir os passos para resolver o problema.

Este artigo foi útil?
SimNão

ANÚNCIOS

Últimos artigos

Partilha este artigo

📧 Subscreve a nossa newsletter

Uma gestão doméstica mais fácil com estas dicas gratuitas na tua caixa de e-mail. Sem spam!

ANÚNCIOS

Categorias:

Mais artigos

ANÚNCIOS