Por vezes, há hábitos simples que podes adotar e que fazem a diferença! Ter uma casa mais sustentável não é uma tarefa assim tão difícil.
Elaboramos a lista das 7 dicas mais simples.
1 – A famosa reciclagem
Em primeiro lugar, não é mito. Separar o lixo faz a diferença no planeta. Para além da reciclagem diminuir a quantidade de resíduos a ser tratados e eliminados, também contribui para a redução de utilização de matérias-primas para a produção de novos bens. Portanto, a reciclagem é uma tarefa que deve ser obrigatória em casa. Mas deves saber separar o lixo da forma correta.
2 – Reduzir no consumo
O consumismo é um verdadeiro problema para o meio ambiente. Mas há formas de evitares ou, pelo menos, diminuir o teu consumismo. Por exemplo, fazer listas de supermercado para evitar comprar o desnecessário, aproveitar sobras e ter uma horta biológica são algumas das melhores dicas.
3 – Reduzir no consumo de energia
Jantares à luz das velas estão de novo na moda! A verdade é que o consumo excessivo de eletricidade é um problema. Em primeiro lugar, na tua casa podes ajudar com a utilização de lâmpadas LED mais eficientes. Podes também aproveitar a luz natural, sempre que possível. Abre as persianas e deixar entrar a claridade. Por fim, evita o uso excessivo de aparelhos elétricos. Sempre que não são necessários, desliga da tomada.
4 – Evitar produtos de limpeza químicos
Escolhe produtos com selo verde e amigos do ambiente. De uma forma geral, os produtos de limpeza químicos não só são agressivos para a saúde como para o planeta. Muitas vezes, a base desses produtos são recursos não renováveis como petróleo. Assim, estamos a esgotar o meio ambiente desnecessariamente. Além disso, já existem diversas alternativas ecológicas para a limpeza da tua casa e para a tua higiene pessoal, como os sabonetes naturais.
5 – Nunca é demais relembrar: poupar água
Aqui, é preciso dizer mais alguma coisa? Em suma, pôr em prática tudo o que aprendeste na escola primária. Fecha a água a ensaboar as mãos e a lavar os dentes. Reutiliza a primeira água fria do chuveiro para regares as plantas. Dicas tão simples que fazem tanta diferença!
6 – Nem pensar em óleo e azeites pelo ralo
Terrível para os canos e para o meio ambiente. Se conseguirem passar – a maioria solidifica ou fica agarrada aos canos -, os óleos e azeites contaminam os esgotos e a grande parte das águas residuais. Por isso, nunca despejes óleo ou azeite pelo ralo da tua banca. Como alternativa, os óleos alimentares usados devem ser encaminhados para um oleão. Encontra o oleão mais perto de ti no site EcoMovimento.
7 – Escolhe produtos com opção de recarga
Acima de tudo, poupas dinheiro e ajudas o planeta. Nas mercearias mais tradicionais, mas também nos grandes supermercados, já podes optar pelas compras a granel. Caso contrário, podes escolher produtos vendidos numa primeira embalagem mais resistente e as recargas em invólucros amigos do ambiente.
Cada vez mais, temos opções ecológicas e sustentáveis. Logo, solução está em colocá-las em prática e deixar de pensar que não farão a diferença.