Casa mais sustentável: 7 dicas simples

Pequenos hábitos que podes mudar e fazer a diferença para o planeta. Há diferentes formas ser amigo do ambiente em casa. Existem transformações a longo prazo e outras que podes adoptar no dia-a-dia.
Duas mulheres criam uma horta biológica na sua casa sustentável

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Por vezes, há hábitos simples que podes adotar e que fazem a diferença! Ter uma casa mais sustentável não é uma tarefa assim tão difícil.

Elaboramos a lista das 7 dicas mais simples.

1 – A famosa reciclagem

Em primeiro lugar, não é mito. Separar o lixo faz a diferença no planeta. Para além da reciclagem diminuir a quantidade de resíduos a ser tratados e eliminados, também contribui para a redução de utilização de matérias-primas para a produção de novos bens. Portanto, a reciclagem é uma tarefa que deve ser obrigatória em casa. Mas deves saber separar o lixo da forma correta.

2 – Reduzir no consumo

O consumismo é um verdadeiro problema para o meio ambiente. Mas há formas de evitares ou, pelo menos, diminuir o teu consumismo. Por exemplo, fazer listas de supermercado para evitar comprar o desnecessário, aproveitar sobras e ter uma horta biológica são algumas das melhores dicas.

3 – Reduzir no consumo de energia

Jantares à luz das velas estão de novo na moda! A verdade é que o consumo excessivo de eletricidade é um problema. Em primeiro lugar, na tua casa podes ajudar com a utilização de lâmpadas LED mais eficientes. Podes também aproveitar a luz natural, sempre que possível. Abre as persianas e deixar entrar a claridade. Por fim, evita o uso excessivo de aparelhos elétricos. Sempre que não são necessários, desliga da tomada.

 

Cesto de reciclagem amigo do ambiente, próximo de uma banca na cozinha
Procura encontrar recipientes que te auxiliem na separação do lixo, conforme o ecoponto onde o vais pôr.

 

4 – Evitar produtos de limpeza químicos

Escolhe produtos com selo verde e amigos do ambiente. De uma forma geral, os produtos de limpeza químicos não só são agressivos para a saúde como para o planeta. Muitas vezes, a base desses produtos são recursos não renováveis como petróleo. Assim, estamos a esgotar o meio ambiente desnecessariamente. Além disso, já existem diversas alternativas ecológicas para a limpeza da tua casa e para a tua higiene pessoal, como os sabonetes naturais.

5 – Nunca é demais relembrar: poupar água

Aqui, é preciso dizer mais alguma coisa? Em suma, pôr em prática tudo o que aprendeste na escola primária. Fecha a água a ensaboar as mãos e a lavar os dentes. Reutiliza a primeira água fria do chuveiro para regares as plantas. Dicas tão simples que fazem tanta diferença!

6 – Nem pensar em óleo e azeites pelo ralo

Terrível para os canos e para o meio ambiente. Se conseguirem passar – a maioria solidifica ou fica agarrada aos canos -, os óleos e azeites contaminam os esgotos e a grande parte das águas residuais. Por isso, nunca despejes óleo ou azeite pelo ralo da tua banca. Como alternativa, os óleos alimentares usados devem ser encaminhados para um oleão. Encontra o oleão mais perto de ti no site EcoMovimento.

7 – Escolhe produtos com opção de recarga

Acima de tudo, poupas dinheiro e ajudas o planeta. Nas mercearias mais tradicionais, mas também nos grandes supermercados, já podes optar pelas compras a granel. Caso contrário, podes escolher produtos vendidos numa primeira embalagem mais resistente e as recargas em invólucros amigos do ambiente.

Cada vez mais, temos opções ecológicas e sustentáveis. Logo, solução está em colocá-las em prática e deixar de pensar que não farão a diferença.

Este artigo foi útil?
SimNão

ANÚNCIOS

Últimos artigos

Partilha este artigo

📧 Subscreve a nossa newsletter

Uma gestão doméstica mais fácil com estas dicas gratuitas na tua caixa de e-mail. Sem spam!

ANÚNCIOS

Categorias:

Mais artigos

ANÚNCIOS